Page

Páginas

sábado, 17 de maio de 2025

Ver a mesma realidade com novo olhar

 


Gosto de fazer minhas caminhadas pela manhã ou à tardinha. Esses horários são mágicos a quem gosta de fotografia. A luz do sol ajuda a compor a imagem. Diante de nossos olhos acontece um verdadeiro desfile de beleza, coisa que nem sempre a gente percebe. Aliás, corremos o risco de não perceber muitas coisas, pois andamos com a cabeça quente com os problemas da vida e nem prestamos atenção ao que nos cerca. A realidade em si é mágica e desconhecida. Só conhecemos, na verdade, uma parte da mesma, aquela que ela se permite mostrar-nos. E mesmo assim tudo depende de nossa disposição interior. A beleza pode desnudar-se diante de nós e perder o seu tempo ao não ser percebida.

“Vemos sempre, apenas, recortes da realidade. E saber quais são esses recortes depende da lente que estamos usando no momento. Uma paisagem sempre aparecerá com novo aspecto conforme a luz em que estiver mergulhada. No brilho do sol, ela parece diferente do que sob chuva ou à noite. E, no entanto, é sempre a mesma paisagem.

Todavia, a luz em que vemos a paisagem não é apenas a luz externa do sol, mas sempre também nossa própria luz, nossa disposição interna. Se estivermos bem, a paisagem nos parece mais bela. Se não estivermos bem, não a vemos direito, nada nela pode mais nos impressionar. Conheço pessoas que podem passear numa região magnífica e, absolutamente, não perceber a beleza ao seu redor. Estão tão fixadas em seus problemas que ficam cegas para a paisagem que as cerca. Então, a paisagem não está ali, realmente, para elas...” (1)

Jesus disse, certa vez: O teu olho é a lâmpada de teu corpo - Mt 6, 22. Por isso rezo para que meus olhos não sejam lâmpadas queimadas. Peço saúde para meus olhos do rosto e para os olhos da fé. Talvez, ainda não lhe tenha ocorrido que a fé também tenha olhos. Com eles podemos interpretar a mesma realidade sob um foco diferente. Para enxergar bem precisamos três coisas: Iluminação exterior, iluminação interior e iluminação que vem da fé. “Quando o sol brilha, isso também ilumina nossa disposição interna. E quando estamos de bom-humor o mundo nos parece mais iluminado. E o modo de ver da fé influencia nossa disposição interna, como também a impressão que temos da realidade”. Podemos ver a beleza escancarada diante de nós, mas só a fé nos permite conectar tal beleza à criação de Deus.

Hoje, peço a Deus que me dê sempre essa disposição interna para ver a beleza que me rodeia já que me deu a graça da visão. Peço ainda que não me deixe perder a fé, pois é com ela que estabeleço a conexão entre as criaturas com o Divino Criador.

 

1-     Grun, Anselm. A fé como reinterpretação. São Paulo, Loyola 2009. PP 18

Foto: Mina de Padre Libério, em S. José da Varginha. Arquivo pessoal 

11 comentários:

  1. Padre parabéns pela construção deste texto, com certeza inspirado, porque só quem tem essa sensibilidade enxerga a presença de Deus em tudo, e transmitiu muito bem os ingredientes para podermos sentir esta conexão com os presentes do criador como a natureza. Passam sim despercebidos os verdadeiros valores, porque as ocupações dos nossos pensamentos não dão espaços, para realmente sentir Sua Presença em toda a criação.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. A música também maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    Feliz aniversário padre Gabriel, senhor é muito especial na vida de nós, seus amigos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre digo que comecei e acredito que muitos também , começaram a enxergar a nossa cidade e a nossa vida com outros olhos, a partir das suas reflexões, seus textos , suas homilias e este colorido que o senhor coloca nas fotografias de cada lugar de nossa cidade, a verdade é esta descrita no seu texto , nós não percebemos no dia a dia mas quando é colocado de forma tão bonita , consegue nos sensibilizar e nos colocar diante de Deus.Hoje , temos que agradecer a Deus pelo presente que é o Senhor na nas nossas vidas.Padre Gabriel, o aniversário é seu mas o presente é nosso.Obrigada Deus por nós presentear com a grandeza de Padre Gabriel , com a sua sabedoria , a sua sensibilidade, nos faz sentir melhor.Nos faz ficar bem pertinho de Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Pe. Gabriel! Suas palavras sempre nos fazem refletir. Que Deus continue abençoando infinitamente o senhor, com muita saúde, paz, alegrias e tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto Padre! Emocionante. Pura verdade… costumo passar na mina pelo menos 2x na semana ao caminhar pela manhã ! Tem dia que realmente não enxergo beleza alguma, outro dia , já enxergo a natureza, o amanhecer, pessoas e outras coisas mais . Também peço a Deus, depois de ler e refletir esse lindo texto, que me permita enxergar todas as coisas boas durante o dia !

    ResponderExcluir
  7. Inspiração divina padre!
    Sempre ligo a natureza com a presença de Deus em nossas vidas e fico imaginando como ele fez tantas coisas lindas com cada uma tendo seu sentido.

    Agradecer sempre a Deus pelas maravilhas que colocou ao nosso dispor e pedir que sejamos sensatos para evitar as preocupações que , muitas vezes, não nos permite vê-las.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Padre Gabriel!!!.muita paz!!!felicidades sempre!!!Deus te abençoe e te ilumine!!! Te admiro muito. 🎂🍿🍦🍧🍬
    Padre Geraldo, que texto maravilhoso, quanta inspiração. Passamos sim despercebidos com tanta beleza! Estes textos nos fazem refletir. Que Deus te abençoe Padre Geraldo com muita saúde, paz,alegria e tudo de bom em sua caminhada.

    ResponderExcluir
  9. Bela crônica padre . Feliz aniversário que Deus continua abençoando sua vida hoje e sempre. Abraços Lúcio e família

    ResponderExcluir
  10. Que lindo e muito verdadeiro, estamos tao apressados e pressionados que muitas vezes nao enxergamos que mesmo na dor Deus nos acalenta e mostra que somos seus filhos amados através das maravilhas da natureza! Ficamos cegos , totalmente voltados para o nosso eu e não mensuramos que através daquele sofrimento estamos melhorando como pessoa e que Deus só quer o nosso bem nos ver feliz e a Fe é fundamental é uma das bases pra enxergamos isto e contemplarmos os sinais divino como um por do sol.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns padre Gabriel, linda reflexão, texto maravilhoso . Precisamos aprender olhar as coisas com os olhos da fé

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário