Cobrir o defeito
Cristo chegou à sinagoga para rezar – Mc 3,1-6. Havia, naquele local, um homem com a mão paralítica. Isso deveria ser causa de muito so...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/cobrir-o-defeito.html?m=0
Cristo chegou à sinagoga para rezar – Mc 3,1-6. Havia, naquele local, um homem com a mão
paralítica. Isso deveria ser causa de muito sofrimento para aquele pobre homem. Sendo assim, era incapaz de estender a mão. Quase sempre, escondemos nossos defeitos físicos ou psicológicos para nos resguardar de preconceitos e discriminações.
O texto afirma que Jesus chamou o homem para o meio da roda. Isso nos leva a entender que ele estivesse num cantinho. Talvez, estivesse cansado de atrair os olhares para seu problema e quisesse evitar mais aborrecimentos. O olhar de Cristo pousou sobre ele e em seguida Jesus lhe disse: - Estenda sua mão! O Divino Mestre tocou aquele homem, exatamente, em sua ferida. Aquele era seu ponto fraco e a origem de suas dores. Jesus lhe pediu algo impossível à primeira vista. Como estender uma mão que sofria há anos de uma paralisia? A ordem de Jesus, no entanto, era mais forte que sua doença. Por isso, facilmente, o doente estendeu-lhe a mão.
Os adversários de Jesus o criticaram por realizar tal cura em dia de sábado, pois nesse dia, quase tudo, era proibido pela lei. Achavam normal freqüentar a sinagoga e não estender a mão aos necessitados... Ainda corremos esse risco: Separar religião e vida. Quantos problemas poderiam ser resolvidos com um simples gesto de estender as mãos! Temos dificuldades com esse gesto. Por isso, o mundo ainda sofre com esse tipo de paralisia gerada pelo egoísmo.
Jesus estendeu as mãos muitas vezes. Aliás, parece que esse gesto era o que mais gostava de fazer. Puxou São Pedro para fora do mar; tirou Lázaro da sepultura; devolveu a vida ao filho da viúva... Viveu estendendo as mãos o tempo todo. Ao final teve as próprias mãos presas na cruz!
Você é capaz de vencer o egoísmo e estender as mãos em direção ao outro? Você é capaz de desnudar-se diante de Cristo e pedir a cura para seus pecados? Deus nunca nos nega sua ajuda. Mas, para obtê-la, é preciso coragem de assumir que precisamos dela. Pense nisso!