Os Santos

Não é raro as pessoas buscarem modelos que considerem dignos de imitação. Os jovens gostam de seus ídolos do esporte, da música ou cinem...

Não é raro as pessoas buscarem modelos que considerem dignos de imitação. Os jovens gostam de seus ídolos do esporte, da música ou cinema. Alguns procuram imitá-los, até mesmo, fisicamente.  Basta que um grande jogador de futebol faça um novo corte de cabelo que aquilo vira moda e passa a ser adotada por muitos.  
Nós, cristãos, deveríamos ter os santos como modelos de conduta. Eles foram, em outros tempos, o que podemos ser hoje. Estão no céu mas,  inspiram nossa caminhada na terra.  Santo é todo aquele que se beneficia da santidade de Deus. Deus é santo e pode nos santificar a todos. A santidade, portanto, é uma graça que vem de Deus. 
Mais importante que pensar nos santos como uma reunião de iluminados no céu, é acreditar na comunhão dos santos. Essa é uma grande verdade de fé. Estamos unidos aos santos pelo amor. Se a fé e a esperança não fazem mais sentido para eles o amor nunca deixa de existir. Ele atravessa a porta da morte e se posta diante de Deus que é sua eterna fonte. Nós precisamos da fé, da esperança e da caridade que é o amor. Os santos só contemplam o amor e nele estão em comunhão conosco. Já podem contemplar a Deus face a face. Nós contemplamos através de cortinas...  Ainda estamos caminhando, tropeçando e sofrendo. Com os sofrimentos, inevitáveis a qualquer mortal, alvejamos nossas vestes no sangue do Cordeiro... 
Ser santo não é ser herói. Heroísmo é para poucos e santidade deve ser uma busca de todos. Os santos foram humanos e não super-homens. Isso deveria falar alto para todos nós. Humanos como qualquer ser humano conseguiram uma excelência no agir. Foram modelos de ética e virtude. Por isso, são tão necessários ainda hoje, numa sociedade de ponta cabeça como a nossa.
Os caminhos da santidade são os mais diversos possíveis. Você pode ser santo no volante do seu caminhão ou na máquina de costura. Alguns se santificaram na educação, na música ou no martírio.  Uma turma alcançou  a santidade mais cedo outros  mais tarde. Deus é criativo quando quer nos atrair para Ele. Procura nos seduzir de diversas maneiras. 
Em nossas experiências fraternas, nem sempre um irmão mais rico ajuda outro mais pobre. Mas, isso não acontece no universo dos santos. Eles nos ajudam quando os invocamos. Não são egoístas, são santos. Por isso,  intercedem a Deus por nós. Em vida souberam acumular um verdadeiro tesouro de virtudes e estão sempre dispostos a partilhá-las conosco. No amor estamos em comunhão. Amor é doação e partilha. Invoquemos, portanto a proteção dos santos. Eles são nossos irmãos e podem nos ajudar em nossa marcha para Deus.

Related

Reflexões 6875720613623481619

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item