Festa no céu

Faleceu, ontem (22/11), em Pará de Minas, nosso conhecido Mário Viana.   Pará de Minas ficou mais pobre. Ultimamente, Mário vivia, sile...


Faleceu, ontem (22/11), em Pará de Minas, nosso conhecido Mário Viana.  Pará de Minas ficou mais pobre. Ultimamente, Mário vivia, silenciosamente, recolhido em sua casa. Esse recolhimento foi, basicamente, por causa de enfermidade. Em outros tempos, nosso personagem foi um verdadeiro “ator social”, uma espécie de sentinela urbana, que comentava a vida patafufa e, quando necessário, ferroava, sem piedade, a classe política e aqueles que incensavam os “bons” hábitos da corte. Parceiros para essa tarefa de “utilidade pública” não lhe faltavam. Formou parceria com Nei Mato Fino, outro “personagem” muito conhecido na Cidade, inclusive, pelo Jornal “O Korneteiro”. Geraldo Medina não ficava atrás. No “ponto da semente” era uma redação informal, onde nasciam os grandes temas que acabavam envolvendo a cidade inteira. O ponto da semente, watssap daquela época, só não foi bombardeado pelos grandes porque ficava em praça pública, bem ao lado do palácio da municipalidade...

Mário Viana (Mário Cocó), Pelota, Ney Mato Fino, e Geraldo Medina (Medina da paçoca) acabaram formando um trio de “vigilantes do Pará”. E ai de quem caísse nessa mira! Tive a oportunidade de ser amigo dos três. Mas, na falta de assuntos, às vezes, falavam de mim também. Sempre vi esse “oficio” como algo útil para nos acordar da letargia, do sono profundo, que nos impede de ver as coisas tais como são. Todos três tinham coragem de dizer que o rei estava nu, em pleno desfile! O rei, se pudesse, lançavam os três num caldeirão de água fervente!

Hoje tem festa no céu. Já posso imaginar a barulheira que acontecerá na “Ala”  Nossa Sra. Da Piedade: Medina, Mário, Ney, Chiquinho do Gás, Pelota, Guarujá  e outros mais...  Meu Deus! Se não fosse coisa do céu eu diria que ia ter ocorrência policial! Com essa turma reunida, não haverá monotonia. Lá de cima eles agora monitoram  o dia-a-dia da vida patafufa.

Lá no céu essa turma estar apostando para ver quem chegará primeiro para engrossar o time. Será eu, quem sabe o Luis Davi? Acho que o Luis tem mais direito e mais chance de ir primeiro, afinal ele é do time da velha guarda... Jésus Geraldo? – só se for amarrado! – Pensando bem, Amilton Maciel tem grandes chances! É mesmo. Quase me esqueci do Amilton...

Devo dizer que toda essa turma que já se foi, contou com minha presença para ajudá-los na arrumação das malas. Espero que, caso  seja eu, o próximo da lista, alguém me ajude nessa hora também. Não gostaria de ver, se bem que não verei mesmo, gente com maquiagem borrada ou forçando um choro só para ficar bem na fita. Prefiro a alegria do congado, a sanfona do Caxangá, se o Caxangá não for primeiro...

Não quero decepcionar os mais devotos.  Mas, não precisa rezar demais também não. Como eu sei que a vontade do morto é a última coisa que conta então, certamente, me enterrarão de túnica estola e tudo mais. Ô vida! Um calorão desses!  Espero que cantem muito, se possível sirvam uns pasteizinhos porque ninguém é de ferro, e depois me deixem juntar a essa turma. Detesto a vida com gosto de soro caseiro. A alegria sempre marcou minha existência aqui e não há de faltar na hora do adeus...

Related

Crônicas 5509504992195750942

Postar um comentário

  1. Vc é demais. Deveras que estamos a seguir uma lista e sou apenas um pontinho amarelo em meio a tantos que se foram e os que ainda irão . Certamente quero fazer parte desse batalhão. Mas, te peço que além dos pasteiznhos pode acrescentar muito samba pé como nossos icones que tbm ja se foram como Clara Nunes. Rock tbm pode se aliar , mas um rock mais suave que é pra não assustar os que estivem lá a borrar a maquiagem.
    Se último desejo é dever a ser cumprido, te deixo essa missão se acaso eu estiver sendo a proxima da fila.
    Abraços aos que ainda vivem e os que já se foram , nos aguardem , ainda vamos completar esse pelotão de "olheiros do Céu"

    ResponderExcluir
  2. E aí meu amigo . adorava sentar com o Medina e o Mário Cocó ( segundo o Ney Matofino) .Perdemos mais uma pessoa querida .abraços.

    ResponderExcluir
  3. Pe. Gabriel, só o senhor mesmo para uma homenagem assim, fazendo desse momento triste uma reflexão sobre a morte e que tudo é passageiro nessa vida. Mário Cocó nos deixa uma mensagem de alegria. Que Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  4. Padre Gabriel, peço que me inclua nesse time...quantas saudades de meus amigos, que já se foram, mas dos quais tive a permissão de com eles compartilhar momentos inesquecíveis os quais o Sr bem retratou...descanse em paz meu amigo Mário Viana...e não se esqueça de dar um abraço na turma que hoje te recebe nos céus...Walter GOTTSCHALG Duarte

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente lindo ... Simplesmente simples... Dentro do conceito da simplicidade que Cristo nos ensinou!

    ResponderExcluir
  6. ... Pois eh!a cada dia temos a certeza maior que, não adianta nada sermos arrogantes, porque no final de tudo , somos todos iguais.Excelente comentário Padre Gabriel!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns padre gerando ficou perfeito o texto

    ResponderExcluir
  8. Fico agradecida padre Gabriel por lembra dele lemos o sua crônica e ficamos aqui imaginando tudo, e que o senhor continue sendo esse olheiro de Pará de Minas.
    Espero que o senhor não vá no meu velório kkkkk...

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar nunca vi um TRIO formado por quatro pessoas: Mário Viana (Mário Cocó), Pelota, Ney Mato Fino, e Geraldo Medina (Medina da paçoca) acabaram formando um trio de “vigilantes do Pará” conforme você escreveu. Em segundo lugar, pare de me secar, dizendo que cede seu lugar na lista dos próximos a fazerem a passagem deste vale de lágrimas para o mundo espiritual. Bobão. Trio de 4? KKKKK e cá.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana Padre. Sempre lhe admirei pelo humor. Pelo excelente humor. Bom humor, pro Sr é pouco. Nunca me esquecerei das suas aulas na Falam. "A vaca não transcende". Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  11. Mário deve estar numa risada só...
    Você padre Gabriel, conseguiu transformar este momento de dor em perfeita alegria com a chegada de Mário no céu.
    Nosso bom Deus é maravilhoso!.. Ele coloca anjos como você padre, para confortar, consolar e revigorar os corações dos que sofrem por suas perdas. Deus o abençoe. Obrigado Senhor!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item