Namora, namora, mas, não quer casar...

  Eu conheço e você, certamente, conhece pessoas que namoram, namoram, mas, correm do casamento, feito o diabo da cruz. Alguns, já tem tanto...

 


Eu conheço e você, certamente, conhece pessoas que namoram, namoram, mas, correm do casamento, feito o diabo da cruz. Alguns, já tem tanto tempo de namoro que podem exigir fundo de garantia e pensão. Acomodaram-se, naquela situação e não desejam mudá-la, por nada desse mundo. Afinal de contas, o namoro não implica dividir a conta do aluguel e do supermercado... Então, é melhor que continue assim, por todos os séculos dos séculos, amém!

Na vida cristã também existem namoradores. Alguns cristãos, só flertam com Cristo e nunca assumem, com Ele, um compromisso mais sério. Alegam mil motivos para viverem assim, nesse indiferentismo morno, em “ab aeterno”. No Evangelho de São João (Jo 6, 60 – 69), Jesus deu um cheque mate, nesses paqueradores. O que aconteceu foi o seguinte: Antes dessa cena, ele havia multiplicado o pão e saciado muita gente. A alegria foi geral e quiseram até fazê-lo rei. Quem não quer um rei que garanta ao povo, cama, comida e roupa lavada? Diante disso, vendo que o povo nada entendeu de sua mensagem, Jesus saiu de fininho. No outro dia, a “galera” voltou, certamente, em busca do pão fresquinho, sem ter que trabalhar. Jesus, no entanto, em vez de oferecer-lhe o pão, ofereceu-lhe a si mesmo, como pão do céu. Isso quer dizer, que eles deveriam assimilar sua mensagem e se alimentar dela todos os dias.

O Evangelho afirma que, diante dessa proposta de Jesus, alguns foram embora dizendo: «Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las? » De fato, quem se alimenta do Pão que é Cristo, assume um compromisso com Ele e, esse “casamento,” eles não toparam. Preferiram tirar o time de campo a jogar no campeonato de Jesus. Essa parte do povo, só queria um namoro sem compromisso. Diante dessa reação, Jesus desafiou também o grupo dos doze apóstolos perguntando: «Também vós quereis ir embora? » Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».

O que aconteceu nesse Evangelho é para nós uma grande lição. Ainda hoje, tem muitos cristãos que são apenas namoradores. Eles não querem nenhum compromisso com Cristo nem com a Comunidade. De vez em quando, frequentam nossas igrejas mas, partem em debandada, diante das primeiras dificuldades. Não querem criar nenhum vínculo com a comunidade e por isso, até evitam frequentar a mesma igreja. Namoram com todas sem casar com nenhuma! Estão sempre ávidos por novidades, e agem como consumidores da fé buscando o que há de melhor e mais barato nas prateleiras. Pagam por isso, se for preciso, desde que, não tenham que assumir nada.

A resposta de Pedro deveria provocar em nós, alguns questionamentos: Procuramos Jesus porque só Ele tem palavra de vida eterna ou o procuramos, apenas, como um quebra galho para resolver nossos problemas? Você gostaria de ser visto como um quebra galho? Tenho, de fato, sede da eucaristia ou vou à missa porque todo mundo vai?  Até que ponto Cristo pode contar comigo? Pense nisso!

Imagem de Jürgen por Pixabay

Related

Reflexões 6399576486213518610

Postar um comentário

  1. ..." A resposta de Pedro deveria provocar em nós, alguns questionamentos:".... Está resposta é que me sustenta de pé.

    ResponderExcluir
  2. ..." O que aconteceu nesse Evangelho é para nós uma grande lição.".... E uma inquietação.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, conheço muitos namoradores sem compromisso. Bela reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Responsabilidade está acabando? Ou banalização do amor?

    ResponderExcluir
  5. Realmente, tem pessoas que não assumem, um compromisso sério com o que a vida lhe propõe. Precisamos ser fiéis aos nossos compromissos.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reflexão! Precisamos ser mais comprometidos com a nossa fé, com a igreja e com Cristo acima de tudo! Linda música!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo este texto do Padre Geraldo Gabriel! Eu amei!O povo pede Jesus,se Ele vai dar a eles,o pão como Moisés dava o Maná."Eu Sou o Pão descido do céus.Quem come minha Carne e bebe meu Sangue terá a vida eterna".Deste jeito nem todos queriam entender o que Jesus queria dar a nós,seu Corpo para sustentar nossa vida Espiritual.E muitos discípulos O deixavam.Mas Só Jesus tens palavras de vida eterna,Tu és o Santo de Deus!Nosso Pai misericórdia,nos dá o Pão vivo descido do céus,que é Jesus.Este que nos faz Viver na tua graça e amor,que nos fortifica e nos leva para a vida eterna.Este Pão que Deus nos dá, é o Corpo de Jesus Cristo Nosso Senhor Amém!Que Deus nos dê forças pra trabalhar pelo alimento que dura para vida eterna.

    ResponderExcluir
  8. Quem procura ter uma intimidade com Deus acredita que o melhor é encontrar um espaço dedicado a Ele, e seguir seu rituais, que com certeza faz muito bem.
    Eu me sinto fortalecida quando recebo a comunhão.Que bom!
    Para algumas pessoas o ser do bem, ser caridosas lhes bastas, são os auto suficientes, que não colocam tempo para um exercício religioso. Pena!
    Ja comparei a frequência de uma Igreja à academia porque lá é o lugar que com exclusividade dedicamos o tempo para os exercicios. Em uma Igreja o tempo exclusivo a oração é apropriado, e saimos mais fortalecidos.




    ResponderExcluir
  9. Como é difícil "casar" , bom no fundo é assustador.Vc se entrega totalmente, e casar com a igreja é também difícil quando não quer compromisso, quando é difícil.lidar com pessoas diferentes que pensam diferentes , e que teem propósitos diferentes.Nao vamos nos iludir que quem se compromete quer servir , somente servir a Deus, muitas vezes não é, não vamos nos iludir. Então é difícil " casar' com esta situação.Dificil entender e mais difícil é explicar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item