Esqueceram-se da hora
Temos uma relação com o tempo muito curiosa. Ainda que ele, marcado pelo relógio, seja o mesmo, às vezes, sentimos que passa depressa o...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/esqueceram-se-da-hora.html?m=0
Temos uma relação com o tempo muito curiosa. Ainda que ele, marcado pelo relógio, seja o mesmo, às vezes, sentimos que passa depressa ou, muito lentamente. Quando se está namorando, por exemplo, ele costuma voar. O mesmo não acontece quando se está tomando uma injeção na veia…
O Evangelho de S. Mateus (Mt 14, 13 – 21) afirma que, após a morte de João Batista, Jesus se encaminhou de barco, para um lugar deserto e afastado. Percebendo isso, a multidão o acompanhou andando a pé, de tal maneira que, chegando ao destino, Jesus teve uma surpresa: Uma grande multidão já o esperava e muitos doentes também foram transportados para esse local. Jesus teve compaixão do povo, sentiu suas dores e, ainda que, não tivessem pedido, curou seus doentes. O povo seguia Jesus e não queria perder nenhuma de suas palavras. Estavam tão absorvidos com o mestre que nem viram o tempo passar. O alerta veio dos discípulos: Já é tarde. Despede esse povo para que vá comprar comida! Até aquele momento parece que ninguém havia reclamado de fome…
Dá para se ter fome de alguma coisa quando se está na presença de Deus? Uma experiência profunda de Deus, com certeza, espantaria a maioria de nossas fomes.
Jesus, no entanto, não é insensível aos nossos problemas materiais. Por isso, realizou o grande milagre da multiplicação dos pães. Enquanto na cidade, Herodes matava a esperança do povo, representada pela morte do profeta João Batista, Jesus, no deserto, sacia a fome que o povo tem de sentido para a vida…
Às vezes penso que ainda estamos no deserto. Nossa vida é uma grande “travessia” e nem sempre é fácil percorrer o caminho. “Viver é muito perigoso”. Sabemos, no entanto, que tudo se torna mais leve quando Deus está por perto. Com Ele é mais fácil suportar as pedras do caminho e o peso dos tempos. São Paulo tinha certeza disso, ao dizer: Tudo posso naquele que me fortalece! As noites e os dias com Deus são suaves. Quando Ele está conosco corremos o risco de esquecer das horas, dos medos e, até mesmo, da comida…