Mão seca - Lc 6,6-11
Fiquei com esse texto martelando na cabeça o dia todo. Somente agora, ao fim do dia, é que posso escrevê-lo. O texto refere-se à passagem...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/mao-seca.html?m=0
Fiquei com esse texto martelando na cabeça o dia todo. Somente agora, ao fim do dia, é que posso escrevê-lo. O texto refere-se à passagem de S. Lucas (Lc 6,6-11) que fala sobre o homem da mão atrofiada.
Era dia de sábado e o cerco estava fechado. As autoridades religiosas procuravam um pretexto para enquadrar Jesus nos rigores da lei. Jesus estava na sinagoga, um lugar de encontro com a Palavra de Deus. Ali, estava também, um homem da mão seca. Antes de curá-lo, percebendo o veneno dos fariseus, Jesus fez um questionamento aos presentes: Em dia de Sábado é permitido fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Ninguém esperava esse sábio questionamento, à queima roupa. Isso, deixou os adversários de Jesus, sem palavras. Em seguida, voltou-se para o homem lhe disse: Levanta-te e põe-te em pé aqui no meio. Estende tua mão…
A expressão: “levanta-te”, lembra-nos, entre outras coisas, a páscoa de Jesus que ressurgiu ao terceiro dia; “põe-te ao meio” é uma ordem para que o homem saia de seu canto.
A expressão estenda tua mão é muito rica e merece mais atenção. O homem pode ver desejar e agir. Ele vê com os olhos e deseja com o coração. Com suas mãos ele age na sociedade. Aí é que está o problema: – Será que agimos? O Brasil é o país mais católico do mundo, mas convive com cada problemão!
Será que nossas mãos não andam meio atrofiadas? Às vezes, é muito difícil tirar o pé do chão e a mão do bolso… Por isso, Jesus disse numa outra ocasião: Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz…
O Filho de Deus nos quer de mãos estendidas. Suas mãos foram pregadas na cruz para que Ele pudesse agir no mundo, através das nossas! Por isso, precisamos nos libertar das paralisias, antes que seja tarde demais. Não basta ouvir a palavra e sentir o coração arder. É preciso por-se de pé e colocar as mãos na massa, pois o Reino de Deus passa pelas nossas veias!
Imagem de Jackson David por Pixabay