O chamado
Deus tem um jeito muito próprio de agir. Age através de nós, quando poderia agir sozinho. Assim como um pai, que tem prazer em envolver...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/o-chamado.html?m=0
Deus tem um jeito muito próprio de agir. Age através de nós, quando poderia agir sozinho. Assim como um pai, que tem prazer em envolver o filho em seus projetos, Deus tem alegria de contar com nossa pobre colaboração.
Esse modo de Deus agir pode ser constatado em muitas passagens da Sagrada Escritura, como no caso do chamado de Pedro e de Natanael. Natanael ou Bartolomeu estava sentado debaixo da figueira ((Jo 1, 45-51). O texto não diz o que ele fazia sob a árvore. Talvez, descansasse após um trabalho estafante. Talvez, chorasse as mágoas por alguma decepção. O certo é, que naquele exato momento, sem que ele percebesse, Jesus estava de olho nele. Enquanto ele permanecia ali, chegou Filipe, um velho amigo, para tirar-lhe daquela situação. A notícia não poderia ser melhor: -“Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram!” Movido pela curiosidade Natanael, cujo nome significa “dádiva de Deus”, achou graça quando Filipe mencionou a origem do novo profeta. _ Nazaré…! Assim questionou, como que duvidando ou pensando tratar-se de brincadeira. Nazaré era um lugar considerado insignificante. Além disso, muitos esperavam que o messias surgisse de Belém, cidade de Davi, ou mesmo da capital Jerusalém. Mas, de Nazaré, não se esperava nada. Aliás, parece que havia um ditado popular assim: Se queres castigar um homem case-o com uma mulher de Nazaré… Então, podemos entender o pessimismo de Natanael quanto à origem desse profeta nazareno.
Ao ver a reação de dúvida do amigo e sentindo-se incapaz de mudá-lo Filipe convidou-o para conhecer Jesus pessoalmente. Ele aceitou o convite sem perceber que já fosse um chamado de Deus.
Antes mesmo que Natanael se aproximasse de Jesus ele teve um susto. Jesus chamou-o pelo nome e elogiou sua lisura de conduta. –“Eis um israelita autêntico, em quem não há fingimento”! Essa fala mexeu com Natanael, pois Jesus ainda não o conhecia. Então, Jesus revelou-lhe que já o conhecia muito bem e o viu quando estava debaixo da figueira. Certamente, debaixo da figueira Natanael teve alguma experiência que marcou sua vida. Depois dessa revelação ele passou a seguir Jesus.
Deus chamou Pedro através de André, chamou Natanael através de Filipe. Por meio de quem Deus lhe chama para algum tipo de serviço? O chamado de Deus pode acontecer de diversas maneiras. Ele não tem um jeito único de agir. Chamou Elizeu quando estava arando a terra; Moisés quando pastoreava o rebanho; Paulo quando perseguia a Igreja… E você? Em algum momento específico de sua vida conseguiu ouvir o chamado de Deus?