Trindade

Desde criança, botaram em minha cabeça que a Santíssima Trindade é um “grande mistério”. Era como se dissessem: Nem tente entender, porq...

Desde criança, botaram em minha cabeça que a Santíssima Trindade é um “grande mistério”. Era como se dissessem: Nem tente entender, porque é perda de tempo! Essa idéia funcionava como barreira ou sinal de alerta impedindo os desavisados de atravessar uma fronteira . O desavisado, no caso, era eu.
Curiosamente, aprendi também, quando criança, a traçar, de forma inocente, sobre meu rosto, o Sinal da Cruz. A gente falava “pelo sinal”, pois assim começava a breve oração: 
Pelo sinal, da santa cruz, livre-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Enquanto falava, muitas vezes, sem pensar, traçava quatro cruzes no corpo: a Primeira na testa, a segunda na boca e a terceira sobre o coração. Para arrematar tudo traçava uma cruz que ligava o alto da fronte ao peito. Hoje, ainda faço esse sinal, pelo menos três vezes ao dia.  Rezei desde cedo, mesmo sem saber, uma belíssima oração dirigida à Santíssima Trindade. Era como se, a partir daquele gesto, eu estivesse morando no interior de Deus. E será que não era? Pedia proteção contra os inimigos. Mas, que inimigos uma criança pode ter? Hoje não tenho dúvidas: moro no coração de Deus. Isso me dá uma grande responsabilidade. A responsabilidade é livrar-me dos inimigos de Deus e procurar viver, constantemente, sob seu olhar de Pai, que cria no silêncio do amor, de Filho, que salva como irmão mais velho, e de Espírito, que orienta e conduz à salvação. Desculpe-me, se pareço arrogante. Não falo como sábio, mas como amante, como alguém que sempre amou, ainda que sem saber ao certo, a Santíssima Trindade.
Disse que Deus habita em mim e em você. Afinal, não comungamos em todas as missas? Mas, parece que não temos consciência disso. Há muitas coisas que nos impedem de  acessar à verdade de Deus que mora em nosso “castelo interior”. Os pecados, por exemplo, barram nosso acesso a essa maravilhosa mansão, onde a Trindade habita.  Que pena! Assim torna-se difícil amar a Deus. Não podemos amar quem não conhecemos!
Quem, afinal é a Santíssima Trindade? É amor. E por ser amor é entrega e doação. O Pai gera o Filho no amor. O Filho se oferece, livremente e amorosamente por nós, ao Pai. O Pai e o Filho “derramam” sobre nós o Espírito, que nos guia e conduz à verdade que é Deus. É claro que Deus é mistério, caso contrário não seria Deus. Mas, é um mistério que se abre a todo aquele que procura conhecê-lO e amá-lO. Aliás, parece que Deus tem imenso prazer em mostrar-nos quem Ele é. Mas, será que temos nos empenhado em conhecê-lO? Não tenha medo da Santíssima Trindade. Pense nisso: Deus quer habitar em você e com todo carinho  transformar sua vida. Ele quer que você seja cada vez mais parecido com Ele na vivência do amor e da santidade. Isso basta. O resto será obra dele mesmo...

Related

Reflexões 2760701569482898016

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item