Page

Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Bíblia: Cartas de Deus para os homens

Hoje está em desuso escrever cartas. No máximo mandamos uma mensagem codificada “no zap”. Em outros tempos não era assim. A carta tinha um enorme poder de comunicação e podia mesmo mudar o curso da história. Quem não conhece a “Carta de Pero Vaz de Caminha,” dando informações ao rei de Portugal, sobre aquela terra que, mais tarde, seria o Brasil? E das belas cartas de amor entre  Abelardo e Heloísa (1100 -1164), quem não tomou conhecimento?

Os grandes santos da Igreja também se valeram desse importante meio de comunicação para anunciar o Evangelho. O Apóstolo Paulo, por exemplo, mesmo na prisão, não parava de escrever para manter viva a chama da fé dos primeiros cristãos.  Acredita-se que São Vicente de Paulo tenha escrito mais de trinta mil cartas! Desta coleção cerca de três mil, ainda nos são conhecidas. 

São Gregório Magno (540 – 604), Papa que governou a Igreja nos primeiros séculos afirmou algo muito bonito sobre a Bíblia quando escreveu a Teodoro: “A Sagrada Escritura é uma carta de Deus Onipotente, às suas criaturas”!

“Posto que quem mais ama, mais ardente é, direi a ti que tenho de fazer uma critica ao animo, a mim caríssimo, de meu filho Teodoro: Porque recebeu o dom do engenho, do bem, da misericórdia e da caridade, mas se deixa enlear sem descanso nas ocupações seculares; ocupa-se em continuas saídas e descuida  todo dia de ler as palavras do Redentor. O que são as Sagradas Escrituras senão uma carta de Deus onipotente a sua criatura? O Imperador do céu, o Senhor dos homens e dos anjos, mandou-te suas cartas que dizem respeito a tua vida; entretanto, ó glorioso filho, tu não mostras nenhuma paciência pelas leituras dessas cartas. Põe empenho, peço-te, e encontra um modo de meditar cada dia as palavras de teu Criador; aprende a descobrir o coração de Deus nas palavras de Deus, para que tu possas chegar com maior ímpeto às coisas eternas, e a fim de que o animo se acenda de desejo mais vivo pelas alegrias celestiais”(Carta a Teodoro. Citação tirada de: Sgarbossa, Mario. Os Santos e os beatos – da Igreja do Ocidente e do Oriente. São Paulo, Paulinas, 2003).

Acho que o conselho de São Gregório Magno, poderia servir para qualquer um de nós. Quantas vezes nós, nos descuidamos da Palavra de Deus! Assim, perdemos todas as riquezas dessas “cartas de Deus”. É uma pena! Hoje dedicamos tanto tempo ao telefone celular e tão pouco tempo à escuta da Palavra. A Palavra de Deus tem força para mudar nossas vidas, enquanto o mau uso do celular pode destruí-las. Não precisamos abandonar os aparelhos em nome de um zelo religioso. Podemos colocar a Bíblia inteira dentro do celular. Assim, aliamos o útil ao necessário. O livro, nem sempre o carregamos. Mas, os aparelhos estão sempre colados em nós. Quem sabe poderíamos tirar um tempinho maior para a Palavra de Deus, sem necessariamente abandonar os celulares? Pense nisso. Poderá ser uma boa dica para iniciar uma conversa com os filhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário