Caminhos de Deus

Deus em sua infinita sabedoria escolhe os caminhos mais diversos quando quer se encontrar conosco. Até mesmo um pássaro repugnante como...


Deus em sua infinita sabedoria escolhe os caminhos mais diversos quando quer se encontrar conosco. Até mesmo um pássaro repugnante como o corvo, pode servir aos propósitos divinos. Foi um corvo que alimentou, por muitos dias, o profeta   ( 1 Rs 17,10-16) em sua fuga do Rei Acab.


Elias entrou em atrito com o rei e teve que fugir de sua terra. O rei Acab casara-se com Jezabel, filha do rei de Sidom. Influenciado pela mulher pagã, introduziu no reino do norte, em Israel,  o culto a Baal, deus da fertilidade, da região de Sidonia. 



O profeta fala em nome de Deus que não concorda com a idolatria. Por isso, teve que fugir. Em fuga ele não sabia o que fazer, onde dormir nem o que comer. Mas, Deus não descuida de seus filhos. Por isso, ordenou aos corvos que levassem um pãozinho com carne todos os dias, para matar a fome do profeta. 



O corvo, considerado impuro ( Lv 11,15), passou a ser um canal da graça de Deus. Assim, Elias por um bom tempo, pode comer o pão do céu e beber a água de um pequeno riacho. Depois o riacho secou e Deus ordenou ao profeta que procurasse uma viúva para sustentá-lo. A viúva foi encontrada enquanto apanhava lenha para cozinhar um restinho de comida que possuía.  Pelo visto, estava mais seca do que a lenha que apanhava. Era pobre, tinha um filho para cuidar e só tinha um punhado de farinha. Morava em Sarepta na região de Sinom, onde baal era cultuado. Apesar de Baal, tudo estava seco e sem vida. Apesar da pobreza da viúva, Deus nunca deixou faltar nada para ela em razão de sua generosidade. Os pobres costumam  saber dividir o que possuem!



Em sua trajetória Elias se mostrou humilde e determinado. Estava disposto a ir até o fim para cumprir o que Deus pedia dele. Nem sempre  entendia os propósitos divinos. Seu nome, em hebraico é ‘Eliáhu” e quer dizer: “Javé é Deus”.  Seu nome já sintetiza seu projeto de vida. Ele está a serviço do único Deus verdadeiro. Mesmo nas dificuldades sabe que Deus não vai abandoná-lo. 



Quantas lições podemos tirar desse trecho da Sagrada Escritura! O povo diz que “Deus tarda, mas não falha”. Isso é apenas meia verdade. Deus não tarda. Nós é que somos apressados demais. Obedecer a Deus nem sempre é fácil. Também não é fácil entender seus caminhos. Aliás, se entendêssemos tudo não necessitaríamos da fé.  Elias é apenas um homem frágil e contra ele há um reino poderoso. Ele não tem armas nem exércitos. Mas, aprendeu a confiar em Deus e isso lhe basta. Como seria bom, se nós confiássemos mais em Deus. Vivemos, atualmente, uma obsessão por segurança: cerca elétrica, planos de saúde, de aposentadoria... Confiamos demais em nossos planejamentos e estratégias. Com isso, pensamos estar com o futuro garantido. Que pena! Nós nos preocupamos com tudo e nos esquecemos de Deus. Por isso, grande parte de nossos planos acabam na poeira.

Related

Reflexões 1419782286727001715

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item