Força e fraqueza
Quem daria alguma importância para um menino pobre que acabaria de nascer em um canto esquecido do mundo? Isso jamais viraria manchete ...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/forca-e-fraqueza.html
Quem daria alguma importância para um menino pobre que acabaria de nascer em um canto esquecido do mundo? Isso jamais viraria manchete ou ocuparia espaço nos noticiários de nosso tempo. Na época de Jesus não era muito diferente. Todos andavam agitados demais para prestar atenção às coisas pequenas…
Ainda hoje a cidade valoriza os grandes e os meios de comunicação divulgam seus atos, ainda que mínimos. Enquanto os pequenos… Deus, no entanto, pensa diferente de nós. Valoriza os pobres e esquecidos pela sociedade. Quis fazer-se pobre como eles. Escolheu uma gruta esquecida de Belém para nascer como criança. Uma criança não amedronta ninguém e depende de todos para viver. Deus que é todo poderoso tornou-se fraco e dependente de nós que somos infinitamente frágeis. Agindo assim, Deus engana os fortes e confunde os sábios.
Certa ocasião Jesus comparou a força do seu reino com a força da semente de mostarda. Mesmo sendo a menor das sementes ela oculta dentro de si uma força gigantesca. Comparou o crescimento do reino com a ação do fermento na massa. No silêncio da cozinha e no aparente repouso a massa fermentada cresce de dentro para fora. A semente e o fermento escondem o grande poder de transformação que carregam. Ambos são tão delicados que jamais são percebidos por quem valoriza a força das aparências! A semente que brota faz a planta crescer em extensão. O fermento que age faz a massa transformar na profundidade.
Em nossa sociedade, quando a publicidade valoriza tanto a aparência de um produto ou realidade, precisamos mergulhar mais fundo e buscar algo mais duradouro para nossas vidas. Não podemos ignorar a força das armas, por exemplo. Mas, podemos duvidar que elas mudem o homem. Na melhor das hipóteses podem mudar o homem de fora para dentro. Uma mudança de dentro para fora só o amor pode fazer. As autoridades daquele tempo puderam matar Jesus, mas, não puderam calar sua mensagem de amor. O amor é a única força que não pode ser destruída pelas armas e pelos poderosos deste mundo. Ele, no entanto, não ressalta aparências nem disputa os primeiros lugares. Vale pelo que é. Em sua aparente fraqueza esconde um poder enorme capaz de transformar a realidade, pois muda o coração das pessoas.