Uma casa sobre a rocha

Ao visitar alguma praia, certamente, você já viu um castelo de areia feito pelas crianças. A “obra arquitetônica” costuma ficar tão bonita q...

Ao visitar alguma praia, certamente, você já viu um castelo de areia feito pelas crianças. A “obra arquitetônica” costuma ficar tão bonita que você torce para que ela seja duradoura. Doce ilusão, de quem já sabe que tudo vai desmoronar na próxima onda do mar. É uma pena! Mas, ninguém poderá se lamentar, pois, todos sabem que um castelo de areia não pode durar.

Em nossas vidas muitas vezes, acontece algo semelhante. Alguns são especialistas em construir castelos de areia. Gostam de cortar caminhos para chegarem em primeiro lugar.  Aquele que compra um diploma, por exemplo, cortou caminho; aquele que colou na prova também cortou. Quem se lambuza em corrupção também corta caminhos. Ganhar dinheiro de forma desonesta, talvez, seja mais fácil e garante  crescimento rápido. Mas, castelos de areia não resistem os impactos das ondas!  Quem comprou um diploma será reprovado depois, durante o exercício da profissão e o empreendedor corrupto, um dia também cairá nas malhas da justiça.

Apesar das tentações que prometem facilidades, muitos buscam uma excelência ética na sua conduta e não investe em castelos de areia. Preferem seguir o conselho de Jesus e construir sua casa sobre a rocha firme (Mt 7, 21. 24-27).  Esse fundamento sólido é o próprio Cristo. Considerando que nossa vida se assemelha a uma construção então, é urgente erguê-la, sobre fundamentos sólidos.

Quem constrói precisa de um objeto pendular chamado prumo. Sem ele a parede corre o risco de ficar corcunda. Penso que a Palavra de Deus é um prumo que nos ajuda a levar a vida alinhada com a vontade do Pai. Mas, de nada adianta ter um bom prumo se o pedreiro não usa. De nada adianta ter uma bíblia em casa se não a usamos para estudar e rezar. Nosso contato frequente com a Palavra ajuda-nos, a alinhar as paredes de nossas vidas.

Uma construção bem feita consome muito tempo e recursos somente na feitura do  alicerce. O trabalho é mais demorado e difícil. Em compensação garante tranquilidade no futuro evitando rachaduras no prédio. Quem constrói sua família sobre o alicerce de Cristo poderá ter mais tranquilidade amanhã. Não existe nada pior do que uma família desmoronada! Para ter uma família sólida não bastam apenas as preocupações com os bens materiais. É preciso que haja respeito, colaboração amor e fraternidade. Tudo isso aprendemos à luz da Palavra de Deus. Às vezes, os pais se preocupam, excessivamente, em deixar um mundo melhor para os seus filhos, mas, se esquecem de deixar filhos melhores para o mundo. Então, quem sabe não esteja na hora de usar o prumo enquanto a parede ainda está em construção?

Pense nisso!

Related

Reflexões 3633617529117528622

Postar um comentário

  1. Sempre escutei que a vida com Deus é difícil e sem Ele é pior, e é verdade, Deus nos orienta, Deus nos fala, o alicerce de uma vida deve ser construída sempre com a base em Deus. Falo isso porque hj não é fácil construir uma família e só mesmo com ensinamentos de Deus . Obrigada por nos proporcionar este momento para refletir.

    ResponderExcluir
  2. Sempre agradavel começar o dia à luz Evangelho!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha . Este e meu irmão profsssor e filósofo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Padre termino de ler e logo penso na palavra Temor. Sim parece que os construtores se não tiverem bom cálculo em tudo que edifica o resutado não será bom.
    O paralelo com nossa vida deve ser assim, dando o real valor ao que merece. Sabemos que daqui partiremos, e ter fé em Deus é nosso alicerce, a base. Nossa conduta tem que ser baseada nos valores reais. A bússola é os mandamentos de conduta, para o retorno a nossa verdadeira morada, afinal estamos aqui apenas de passagem.
    Quanto as citações feita dos que são corrupo, imediatistas em vantagens ao buscar atalhos, penso ser falta de Temor ao nosso Deus ignoram, que daqui partiremos, estamos todos na mesma fila, e prestaremos conta de nossas ações.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre! Linda reflexão. Se não fosse Deus o alicerce da minha família não séria tão perfeito. Só tenho gratidão a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Construir nossos próprios alicerces bem sólidos já é tudo de bom. Sem nos preocuparmos com julgamentos de outros. E se não julgarmos , ja teremos nosso prumo DEUS bem centralizados . Obrigada por sempre nos apoiamos e ajudar enchergar esse prumo importantíssimo no nosso dia a dia.
    Filhos melhores para o Mundo , é a meta que todos devem querer alcançar, num mundo tão permissivo que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  7. A vida não é fácil, mas sem os ensinamentos de Deus ainda se torna ainda mais difícil. Como é bom ter este prumo para nos orientar e guiar. Que Deus continue nos dando o discernimento e sabedoria em todas as nossas ações.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras



Facebook

item