Ferida que Cura

  Ninguém gosta de passar pela experiência do sofrimento. Aliás, nem seria normal gostar de sofrer. Apesar de não gostar do sofrimento não p...


 Ninguém gosta de passar pela experiência do sofrimento. Aliás, nem seria normal gostar de sofrer. Apesar de não gostar do sofrimento não podemos negá-lo. Talvez, ele seja a experiência mais universal do ser humano. Quem já não sofreu um pouquinho na vida? A gente sofre por doenças, por amor, perdas e separações… Sofre pelo que se é e pelo que ainda não se é. Nossa condição não é de plenitude e sim de carência. Temos inúmeras carências algumas nunca preenchidas! Nascemos com a boca aberta reivindicando pelo alimento no peito da mãe e às vezes morremos chorando pela falta de colo… 

Deus quis ser, em tudo igual à nós, com exceção do pecado. Nasceu de uma mulher, sofreu como a gente e morreu em completo abandono, no sacrifício da Cruz. Esse, sem dúvida é um grande mistério. É fácil entender um Deus poderoso e onipotente. Caso contrário, nem seria um Deus. Difícil é entender um Deus que se aniquila e, vazio de si mesmo, suplica pelo nosso amor. Passando pela experiência da Cruz, Jesus santifica e dá sentido ao sofrimento humano. 

São Paulo dizia: Completo na minha carne o que faltou à paixão de Cristo. Sofrer sem Cristo é uma coisa, sofrer com Ele é outra coisa. Com Cristo o meu sofrimento pode adquirir um colorido de redenção. Nesse caso, posso até mesmo agradecer pelo sofrimento. Ele tem o poder de curar-me das minhas vaidades e bobagens. Diante da experiência do sofrimento algumas perguntas são inevitáveis: - Será que Deus quer isso de mim? Porque eu? O que fiz ou deixei de fazer para merecer isso? Não é fácil responder a todos esses questionamentos. Mas, vou valer-me de uma imagem do Profeta Amós para ajudar na reflexão. 

Amós viveu no oitavo século antes de Cristo. Trabalhava com a terra e o gado. Era cultivador de sicômoro, uma espécie de figueira comum em Israel. O sicômoro é um tipo de figo que serve para alimentação. Mas para que isso aconteça o fruto deve ser ferido quando verde. Assim libera gases e amadurece mais rápido evitando as moscas parasitas que o atacam. Os arranhões nesse caso, embora pareçam uma agressão ao fruto, na verdade são necessários para que ele chegue a ser apreciado com todas as suas qualidades. Apesar de não gostar dos arranhões às vezes eles nos ajudam. Quantas pessoas que se tornam melhores após a experiência de perdas ou desilusões amorosas. Conheço um caso, em que a pessoa nunca admitia sua calvície. Ficava irritada e incomodada com essa situação, absolutamente, normal. Mas isso tudo mudou após a experiência de ter sido desenganada pelo médico. Viu a morte de perto e a venceu com a graça de Deus. Agora tornou-se uma pessoa melhor e sem se importa mais com a ausência dos cabelos…. 

Certa vez, um cego ligou-me durante um programa de rádio e deu o seu testemunho ao vivo. Agradecia a Deus pela cegueira pois ela o permitiu ver o que antes não via como a beleza de sua família a as qualidades de sua esposa. Taí. O sicômoro foi arranhado para produzir doçuras… Às vezes, penso que Deus poda a roseira para que ela não morra e produza flores ainda mais belas. Por isso, antes de reclamar de um sofrimento devemos refletir primeiro e tirar dele as lições que só ele pode nos oferecer. Já que não é possível evitá-lo que, pelo menos, possamos tirar dele algum proveito! 

Amós teve uma fala dura contra os excessos do seu tempo. Foi incompreendido e perseguido. Mas como bom cultivador de sicômoro sabia o que estava fazendo. Queria arranhar as vaidades para provocar o crescimento das pessoas que o ouviam. A fala do profeta visava a correção do seu povo ainda que isso custasse umas chineladas. Queria colocar a coisa no eixo. Colocar no eixo era sintonizar a sociedade de seu tempo com o projeto original de Deus para o seu povo. Será que não estamos precisando de novos Amós para arranhar os sicômoros do nosso tempo?

Foto destaque: https://pixabay.com/pt/photos/figos-fruta-verdadeiro-covarde-1620664/

Related

Reflexões 1316952966305196243

Postar um comentário

  1. "Sofrer sem Cristo é uma coisa, sofrer com Ele é outra coisa. " Este é um dos segredos da caminhada . Toda a reflexão é linda, temos que ler e reler para tentar assimilar tudo.

    ResponderExcluir
  2. Padre Gabriel,boa tarde! Muito lindo e real este seu texto! Gostei muito.Tem muita semelhança quando Jesus poda a videira para dar mais uvas.Quando Jesus fala,que em caso de pecar, é melhor ir para o Céus sem os olhos,que ir para o inferno com os dois olhos.O mesmo para os pés ,as mãos...Jesus quer dizer: É melhor sofrer a carne e ir pra o caminho da conversão,aos Céus,que viver na regalia do pecado, porta larga,e ir para o inferno.Que saibamos ser barros,nas mãos do Oleiro que é Deus.Amém

    ResponderExcluir
  3. Como nos ajuda suas reflexões...
    Obg por compartilhar com nós

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Padre por me ensinar a tirar do sofrimento um aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. .."Ninguém gosta de passar pela experiência do sofrimento. Aliás, nem seria normal gostar de sofrer. Apesar de não gostar do sofrimento não podemos negá-lo. Talvez, ele seja a experiência mais universal do ser humano. Quem já não sofreu um pouquinho na vida? A gente sofre por doenças, por amor, perdas e separações… Sofre pelo que se é e pelo que ainda não se é. Nossa condição não é de plenitude e sim de carência. Temos inúmeras carências algumas nunca preenchidas! Nascemos com a boca aberta reivindicando pelo alimento no peito da mãe e às vezes morremos chorando pela falta de colo…"

    ResponderExcluir
  6. ..."Não sei amar mas acabei plantando a paz"... Música maravilhosa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item