Bíblia: Cartas de Deus para os homens

Hoje está em desuso escrever cartas. No máximo mandamos uma mensagem codificada “no zap”. Em outros tempos não era assim. A carta tinha ...

Hoje está em desuso escrever cartas. No máximo mandamos uma mensagem codificada “no zap”. Em outros tempos não era assim. A carta tinha um enorme poder de comunicação e podia mesmo mudar o curso da história. Quem não conhece a “Carta de Pero Vaz de Caminha,” dando informações ao rei de Portugal, sobre aquela terra que, mais tarde, seria o Brasil? E das belas cartas de amor entre  Abelardo e Heloísa (1100 -1164), quem não tomou conhecimento?

Os grandes santos da Igreja também se valeram desse importante meio de comunicação para anunciar o Evangelho. O Apóstolo Paulo, por exemplo, mesmo na prisão, não parava de escrever para manter viva a chama da fé dos primeiros cristãos.  Acredita-se que São Vicente de Paulo tenha escrito mais de trinta mil cartas! Desta coleção cerca de três mil, ainda nos são conhecidas. 

São Gregório Magno (540 – 604), Papa que governou a Igreja nos primeiros séculos afirmou algo muito bonito sobre a Bíblia quando escreveu a Teodoro: “A Sagrada Escritura é uma carta de Deus Onipotente, às suas criaturas”!

“Posto que quem mais ama, mais ardente é, direi a ti que tenho de fazer uma critica ao animo, a mim caríssimo, de meu filho Teodoro: Porque recebeu o dom do engenho, do bem, da misericórdia e da caridade, mas se deixa enlear sem descanso nas ocupações seculares; ocupa-se em continuas saídas e descuida  todo dia de ler as palavras do Redentor. O que são as Sagradas Escrituras senão uma carta de Deus onipotente a sua criatura? O Imperador do céu, o Senhor dos homens e dos anjos, mandou-te suas cartas que dizem respeito a tua vida; entretanto, ó glorioso filho, tu não mostras nenhuma paciência pelas leituras dessas cartas. Põe empenho, peço-te, e encontra um modo de meditar cada dia as palavras de teu Criador; aprende a descobrir o coração de Deus nas palavras de Deus, para que tu possas chegar com maior ímpeto às coisas eternas, e a fim de que o animo se acenda de desejo mais vivo pelas alegrias celestiais”(Carta a Teodoro. Citação tirada de: Sgarbossa, Mario. Os Santos e os beatos – da Igreja do Ocidente e do Oriente. São Paulo, Paulinas, 2003).

Acho que o conselho de São Gregório Magno, poderia servir para qualquer um de nós. Quantas vezes nós, nos descuidamos da Palavra de Deus! Assim, perdemos todas as riquezas dessas “cartas de Deus”. É uma pena! Hoje dedicamos tanto tempo ao telefone celular e tão pouco tempo à escuta da Palavra. A Palavra de Deus tem força para mudar nossas vidas, enquanto o mau uso do celular pode destruí-las. Não precisamos abandonar os aparelhos em nome de um zelo religioso. Podemos colocar a Bíblia inteira dentro do celular. Assim, aliamos o útil ao necessário. O livro, nem sempre o carregamos. Mas, os aparelhos estão sempre colados em nós. Quem sabe poderíamos tirar um tempinho maior para a Palavra de Deus, sem necessariamente abandonar os celulares? Pense nisso. Poderá ser uma boa dica para iniciar uma conversa com os filhos...

Related

Crônicas 5299992658308900774

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item