A Família de Frederico Ozanam

Ainda estou engatinhando no conhecimento de Frederico Ozanam. Em razão de um convite para assessorar espiritualmente, o Movimento Vic...



Ainda estou engatinhando no conhecimento de Frederico Ozanam. Em razão de um convite para assessorar espiritualmente, o Movimento Vicentino, me sinto no dever de conhecer o fundador dessa grande rede mundial de caridade. Peço a todos que tenham paciência comigo. Gosto de partilhar por aqui, minhas pesquisas e buscas espirituais. Assim, creio eu, estarei ajudando a outros que sentem as mesmas sedes que sinto.

Confesso que estou correndo atrás de bons materiais e boas fontes de pesquisas sobre Frederico Ozanam. Por isso, aceito ajuda de todos.  Ele deixou-nos um conjunto de cartas, que foram colecionadas após sua morte. Enquanto professor universitário, certamente, escreveu muitos artigos sobre diversos assuntos de seu interesse.  Nas pesquisas que, até agora, realizei, vi que também não é fácil encontrar o conjunto dessas cartas publicadas em português. A partir do que encontrei posso iniciar alguns comentários. Por favor, considerem minha condição de estreante nesse assunto...

Antônio Frederico Ozanam nasceu no dia 23 de Abril de 1813 e morreu com apenas 40 anos em 8 de Setembro de 1853. Seu pai João Frederico Ozanam casou-se com Maria Nantas, filha de um comerciante de sedas, em 21 de Abril de 1800. Ambos eram naturais de Lion, na França. O casal teve 14 filhos, mas quase todos morreram ainda na infância.  Elisabeth, carinhosamente, chamada por “Elisa”, foi quase uma mãe para o pequeno Ozanam. Mas, também morreu com 18 anos. Dessa que seria uma grande família restaram: Afonso (1804-1888) que se tornou padre e teve o título de Monsenhor; Carlos (1824-1890) que se tornou  médico como o pai, e Frederico Ozanam tornou-se um verdadeiro “Apóstolo da Caridade”.

Além dos filhos, a família também contava com a companhia da criada Maria Cruziat, que acompanhou a família por três gerações num prazo de 72 anos! Tratava-se da “Velha Maria" ou "Guigui”, conforme era chamada por Ozanam. Em junho de 1841 Frederico casou-se com Amélia Soulacroix. Com ela teve Maria, a terceira filha do casal, pois Amélia enfrentou dois abortos antes de ter Maria.

Pelas cartas que escreveu podemos conhecer bastante a personalidade de Ozanam. Era um homem carinhoso, inteligentíssimo, e muito santo. Para não contrariar o pai completou um curso de Direito, apesar de gostar muito mais, de literatura. Suas cartas, aos familiares e amigos, eram cheias de ternura e delicadeza. Com apenas 17 anos, escreveu ao seu amigo “Materne” uma pequena carta, falando da dor que sentiu ao perder a irmã Eliza:

Eu tinha uma irmã, uma irmã muito amada que me ensinou (...) e essas lições eram tão doces, tão bem ministradas, tão apropriadas à minha inteligência infantil, que me davam verdadeiro prazer (...) com sete anos contraí uma grave doença (febre tifoide). Todos julgaram reconhecer que só por milagre me salvei. Meus bons pais não deixaram a cabeceira da minha cama durante quinze dias e quinze noites... Seis meses depois, minha irmã, a minha boa irmã, morreu.  Partilhei profundamente a dor comum O desgosto que eu tive!

A história de amor entre Ozanam e Amélia, talvez, pudesse ser comparada às grandes narrativas do gênero, tipo Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Abelardo e Heloísa... Suas cartas de amor pedem um texto à parte. Elas são belíssimas, cheias de respeito e delicadeza. Para além de um santo, Ozanam foi modelo de filho, de pai e esposo... Que seus exemplos sirvam de inspiração para todos nós!

Obras Consultadas para esse texto:

ANDRIETTA, João Marcos. Reflexões das Cartas de Frederico Ozanam. Curitiba. Col. Vicentina, Nº 43, 2013.

BRANDÃO, Diogo Castelbranco de Paiva. Cartas de Ozanam. Lisboa, Editorial Cáritas, 2013.

COLOMBO, P.J.C. M. Frederico Ozanam. Petrópolis, RJ, Vozes, 1942

RIVIÈRES, Madeleine des. Ozanam – Um sábio entre os pobres. São Paulo, Loyola,1996.

Vida de Antônio Frederico Ozanam. Publicação da Sociedade São Vicente de Paulo. Conselho Nacional do Brasil. 5ª Ed.Rio de Janeiro, 2007.

https://vincentians.ssvpglobal.org/wp-content/uploads/sites/2/2018/05/Biografia-do-Beato-Frederico-Ozanam_pt.pdf

Imagem de Sabine van Erp por Pixabay 

Related

Crônicas 4456977485987170516

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item