Preferiram os porcos

  A mensagem parece muito clara. Jesus entrou no território dos gadarenos e encontrou dois endemoniados (Mateus 8, 28-34). Eles viviam nas s...

 


A mensagem parece muito clara. Jesus entrou no território dos gadarenos e encontrou dois endemoniados (Mateus 8, 28-34). Eles viviam nas sepulturas  e eram extremamente violentos. Tão violentos que muitos mudavam o caminho desviando-se deles. Jesus não desviou seu caminho e nem evitou encontrá-los…

De longe, pelo visto, o demônio reconheceu Jesus. Suplicou-lhe que  não o expulsasse. Diante da firmeza de Jesus pediu então que pudessem entrar nos porcos que por ali pastavam. Assim que Jesus permitiu os porcos enlouquecidos despencaram-se pelos barrancos e se jogaram ao mar. Nem os porcos aquentaram o que os filhos de Deus estavam suportando! A notícia correu e, certamente, chegou aos donos dos animais. A cidade veio ao encontro de Jesus. Mas, não foi para agradecê-lo nem para admirar aquele que realizou  um grande milagre. Jeitosamente pediram que Jesus se afastasse daquele lugar.

Ao ler o episódio acima fico imaginando muitas coisas. Ninguém perguntou pela saúde dos moços de cujos corpos saíram os demônios nem quis saber o que houve de fato. Parece que havia um pacto de acomodação na desgraça. Além disso, o mais importante era manter os porcos. Os endemoniados que se virassem.  Naquele dia não perceberam a grandeza daquela visita. Jesus talvez, nunca mais tenha retornado aquele lugar… Rejeitaram o “Sol nascente”, em nome de interesses miúdos.  Jesus poderia ter mudado a vida de todos os habitantes daquele lugar, afinal era Deus. Mas, não conseguiram enxergar para além dos interesses imediatos.  Estavam acostumados demais a conviver com as desgraças.

Sabemos que Deus tem um plano para cada um de nós. Deus não nos criou para nada. Vindo dEle esse plano só pode ser perfeito. No entanto, estamos longe de entender de perfeição. Temos pressa em ser atendidos por Deus. Queremos submetê-lo aos nossos interesses e pensamos que nosso plano de vida é que deve ser prestigiado por Deus, ainda que nossa meta seja apenas criar porcos… O plano que Deus tem para cada um de nós é mais perfeito do que aquilo que planejamos. Em nosso planejamento de vida não consideramos as perdas. Para Deus as perdas, são motivos de crescimento. O fracasso não entra em nossas metas.  A cruz, no entanto, humanamente falando foi um grande fracasso! Deus vê o que não vemos e enxerga além de nós. Por isso, vê que um momento difícil para nós pode ser necessário à nossa santificação. Perder os porcos foi uma dor e um prejuízo. Mas, graças a essa perda os jovens foram curados. Não podemos ficar obcecados pelas perdas. Elas podem contribuir com nosso crescimento. Deus sabe o que faz. Ele “escreve certo por linhas tortas”. Mas, como é difícil entender essas linhas tortas!

Imagem de Jai79 por Pixabay 

Related

Reflexões 38296938939221026

Postar um comentário

  1. Se fosse hoje essa passagem, creio que o precipício oreia ser pequeno. Tem tantos que estão possuídos pelo egoísmo, interesse próprio que não pensam no povo a não ser em se próprio aproveitando um vírus que acho que o abismo ia ser aterrado. Impressa fajuda que torce pra dar tudo errado. Políticos que aproveita pra tirar dinheiro do oxigênio , quanta crueldade. Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo.As vezes somos tão egoístas queremos do nosso jeito,mas Deus tem os planos dele.Os planos de Deus são para o nosso bem.

    ResponderExcluir
  3. O ser humano sempre quer o ter e esquece do ser .
    Infelizmente é por este motivo que as coisas estão como estão.
    Ninguém tem amor ,compaixão pelo próximo.

    ResponderExcluir
  4. Deus tem sim ... Um plano para todos nós...
    Viva Deus!

    ResponderExcluir
  5. Deus tem sim ... Um plano para todos nós...
    Viva Deus!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia...Deus tarda mas nao falha...Tudo e na hora certa ,na vontade de Deus e Nunca podemos desacreditar Deus...As Vezes temos pressa nos pedidos que fazemos mas...Ele Nao Dorme Nunca🙏Age Nas Horas Certas

    ResponderExcluir
  7. Muito difícil, compreender os desígnios de Deus, exatamente, por nosso egoísmo e por, na verdade, não crermos Nele, não termos fé de que Ele faz o melhor por nós.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Casa dos Retalhos
    Pois é Padre, fui para roça fazendo esta reflexao, muito importante na nossa vida.

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes não conseguimos ler e entender nem as linhas retas que Deus escreve em nossas vidas quanto mais as tortas? Nossas vistas se embaçam no egoísmo, na inveja e na busca pelos bens que passam....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item