Confusão em Listra

  Imagine-se chegando num lugar totalmente estranho e ser confundido com uma divindade. Para muitos, isso seria a glória… Outros pensariam d...

 


Imagine-se chegando num lugar totalmente estranho e ser confundido com uma divindade. Para muitos, isso seria a glória… Outros pensariam diferente. Foi, exatamente, isso que aconteceu com São Paulo e Barnabé, seu companheiro de viagem, na cidade de Listra (Confira Atos dos Apóstolos 14,5-18). Paulo foi confundido com Hermes e Barnabé com Júpter…

Essas duas divindades da mitologia grega acabaram sendo adotadas com outros nomes nas regiões de domínio romano. Nesse caso, Zeus passou a ser chamado de Júpter, o chefe do olímpo e Hermes de Mercúrio. A associação aconteceu em razão de um milagre acontecido pelas mãos de S. Paulo. Havia na cidade um paralítico que foi curado pelo apóstolo. Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: "Os deuses desceram entre nós em forma de gente"! Imediatamente, trouxeram touros enfeitados de guirlandas, para sacrificá-los, em ação de graças, pelo milagre presenciado. Júpter era representado como um senhor idoso e Hermes como um  jovem. Ao segundo cabia a tarefa de ser porta-voz dos deuses. Por isso, devia ser falante como São Paulo. A associação não foi difícil. Paulo era Hermes ou Mercúrio, Barnabé, que devia ser mais sisudo e calado foi confundido com Júpter. O “mico” foi grande. Paulo, sem saber o que fazer rasgou as vestes em protesto contra essa forma de idolatria.  O gesto de rasgar as vestes era conhecido no meio dos judeus. Era uma forma de manifestar a indignação.  Provavelmente, ninguém de Listra entendeu tal gesto.   Mas, ele continuou insistindo: “Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe”... Com certeza, a língua usada por Paulo também não foi entendida. O que vem a seguir mostra que Paulo mudou, completamente, sua forma de falar. Quando falava aos judeus, citava passagens bíblicas, mencionava a antiga lei e costumes de Israel. O que adiantava esses recursos para falar aos pagãos? Por isso, Paulo fala das chuvas, das colheitas e outras coisas que pudessem ser assimiladas por eles: “Deus não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações…”.

A sabedoria de Paulo, se expressa em muitos de seus discursos. Antes de tudo, ele é um grande comunicador. Quer falar e ser entendido. Aos habitantes de Listra fala de Deus a partir de onde poderão entender. Falou aos pagãos  a partir dos sinais  da presença de Deus na natureza. Eles estavam dispostos a ler esses sinais, porque acreditavam em Deus; apenas se enganavam ao identificá-lo. Eram, naturalmente, religiosos, mas não conheciam o Deus da Revelação. Na Grécia, onde se cultuavam as práticas esportivas e a filosofia, Paulo falou como atleta ou como quem conhecia os poetas e os sábios. Acima de tudo, estava o seu desejo de anunciar Jesus Cristo e para conseguir esse objetivo fazia todo esforço possível. Precisamos aprender com São Paulo. Comunicação é uma arte e não  somos bons artistas.  Que ele nos ajude e ilumine!

Imagem destaque: https://pixabay.com/pt/photos/gr%c3%a9cia-est%c3%a1tua-mitologia-grega-1358644/

Related

Reflexões 1299102471221450363

Postar um comentário

  1. Belo texto, acredito que como Paulo foi, o senhor padre também fala nossa língua.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Parabéns Padre! Lindo texto! Me fez refletir e, acima de tudo ter consciência que quando alguém não compreende o que ensinamos ou o que falamos, é preciso criar formas diferentes para ensinar.

    ResponderExcluir
  3. Padre não tenha duvida o senhor já é um grande comunicador!. Pedir iluminação é bom sim e que Deus o atenda porque para evangelizar, esta virtude é o carro chefe.
    Quanto ao texto confusão em Listra ele não é fácil de ser compreendido porque a militologia grega já é difícil de ser entendida naturalmente, mesmo assim conseguiu passar bem a mensagem ao fazer o paralelo, como ficou até explicado na escolha do título.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item