Bendito seja Deus!

  Na vida do sacerdote Zacarias a bênção teve nome: “João é o seu nome!” Isso foi o que respondeu ao ser perguntado sobre o nome que daria a...

 


Na vida do sacerdote Zacarias a bênção teve nome: “João é o seu nome!” Isso foi o que respondeu ao ser perguntado sobre o nome que daria ao seu filho recém-nascido. Aliás, ele não respondeu com a voz pois estava mudo e surdo, mas, escreveu numa tabuinha: João é o seu nome! João quer dizer dom de Deus, um dom que lhe foi concedido na velhice e com a mulher estéril! Isso mostra que para Deus não existem barreiras.

Com um belíssimo cântico, Zacarias louvou a Deus pela bênção recebida  em sua casa: A bênção de ter  um filho, que já nasceu com missão definida. Preparar os caminhos do Senhor!  Jesus “Sol que nasceu do alto, graças às entranhas misericordiosas de Deus” , teria João como o seu primeiro arauto. Por isso Zacarias o chama de “Profeta do Altíssimo”! Diante do anúncio do anjo Zacarias perdeu a voz. A liturgia que conduzia no templo foi interrompida e retomada somente após o nascimento de João. Depois disso, não poderia mais ficar calado. Era preciso proclamar aos quanto cantos do mundo as maravilhas do Senhor.

O fato de ter um filho na velhice e com a esposa estéril já seria motivo de sobra para entoar cantos de louvores. Mas, ele tem outra razão ainda mais forte que essa para louvar: Ver realizadas as promessas de Deus em favor de seu povo! A esperança secular de Israel estava tomando corpo com o nascimento de João e de Jesus. “O sol do alto veio iluminar os que jaziam nas sombras da morte e guiar nossos passos no caminho da paz”. O Senhor visitou o seu povo e o libertou. 

A visita de Deus é o encontro da terra com o céu. Jesus nos libertou do cativeiro do pecado e da morte pagando com o próprio sangue o preço desse resgate.  Assim como no Antigo Testamento Deus libertou os hebreus da escravidão egípcia Jesus nos libertou do pecado, e fez de nós, novas criaturas diante do Pai.

Cheio do Espírito Santo Zacarias entendeu que o Messias não seria apenas um libertador do jugo de romano mas, seria portador de uma libertação integral, coisa que podemos observar ao longo de seu ministério pois, deu vista aos cegos, curou os surdos, ressuscitou os mortos... 

Uma vez libertados do pecado e da morte podemos melhor servir ao Senhor em justiça e santidade. Jesus nos ensinou que é isso que o Pai espera de nós: Servi-lo com amor e santidade. Pense nisso!

Imagem de Fulvio Zeppetella por Pixabay 

Related

Reflexões 4332232587514527166

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item