Bendito seja Deus!
Na vida do sacerdote Zacarias a bênção teve nome: “João é o seu nome!” Isso foi o que respondeu ao ser perguntado sobre o nome que daria a...
Na vida do sacerdote Zacarias a bênção teve nome: “João é o
seu nome!” Isso foi o que respondeu ao ser perguntado sobre o nome que daria ao
seu filho recém-nascido. Aliás, ele não respondeu com a voz pois estava mudo e
surdo, mas, escreveu numa tabuinha: João é o seu nome! João quer dizer dom de
Deus, um dom que lhe foi concedido na velhice e com a mulher estéril! Isso
mostra que para Deus não existem barreiras.
Com um belíssimo cântico, Zacarias louvou a Deus pela bênção
recebida em sua casa: A bênção de
ter um filho, que já nasceu com missão
definida. Preparar os caminhos do Senhor!
Jesus “Sol que nasceu do alto, graças às entranhas misericordiosas de
Deus” , teria João como o seu primeiro arauto. Por isso Zacarias o chama de “Profeta
do Altíssimo”! Diante do anúncio do anjo Zacarias perdeu a voz. A liturgia que
conduzia no templo foi interrompida e retomada somente após o nascimento de
João. Depois disso, não poderia mais ficar calado. Era preciso proclamar aos
quanto cantos do mundo as maravilhas do Senhor.
O fato de ter um filho na velhice e com a esposa estéril já
seria motivo de sobra para entoar cantos de louvores. Mas, ele tem outra razão
ainda mais forte que essa para louvar: Ver realizadas as promessas de Deus em
favor de seu povo! A esperança secular de Israel estava tomando corpo com o
nascimento de João e de Jesus. “O sol do alto veio iluminar os que jaziam nas
sombras da morte e guiar nossos passos no caminho da paz”. O Senhor visitou o
seu povo e o libertou.
A visita de Deus é o encontro da terra com o céu. Jesus nos
libertou do cativeiro do pecado e da morte pagando com o próprio sangue o preço
desse resgate. Assim como no Antigo
Testamento Deus libertou os hebreus da escravidão egípcia Jesus nos libertou do
pecado, e fez de nós, novas criaturas diante do Pai.
Cheio do Espírito Santo Zacarias entendeu que o Messias não
seria apenas um libertador do jugo de romano mas, seria portador de uma
libertação integral, coisa que podemos observar ao longo de seu ministério
pois, deu vista aos cegos, curou os surdos, ressuscitou os mortos...
Uma vez libertados do pecado e da morte podemos melhor servir
ao Senhor em justiça e santidade. Jesus nos ensinou que é isso que o Pai espera
de nós: Servi-lo com amor e santidade. Pense nisso!
Imagem de Fulvio Zeppetella por Pixabay




Amém
ResponderExcluirEu fico imaginando como deve ter sido tanto para Isabel quanto para Maria ter sido mãe. Isabel já velha , sem nenhuma esperança, Maria nova , sem esperar o que ia acontecer e de repente Deus as presenteia, ter filho já é um grande presente de Deus , ser mãe também é um grande presente , mas ser mãe e ter filhos como João e Jesus é muito mas. muito mais que um. presente de Deus! Não sei definir!
ResponderExcluirLindo texto. Muito bem explicado. 🙏🙏
ResponderExcluirNas nossas vidas temos muitas bençãos
ResponderExcluirQue jeito maravilhoso de meditar essa passagem, uma ótima oportunidade para fazermos a Lectio Divina.
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar.
Viva São João Batista! Veio par anunciar aos 4 cantos a vinda de Jesus, nosso salvador e foi seu fiel amigo.
ResponderExcluirDeus seja louvado
ResponderExcluirO nosso Deus, é o Deus do impossível!!!Viva São João Batista!!! Que ele nos ajude a servir o Senhor com amor e santidade!!!
ResponderExcluirParabéns, Padre!
ResponderExcluirTexto gostoso de ser lido, por isso de fácil entendimento...
Hoje, seria o aniversário de 72 anos de meu irmão, João Batista.
Ele viveu uma vida de altruísmo e muita religiosidade...
Nesse dia, era rezado o terço de São João por meus pais até enquanto viveram. E, acompanhando o terço, vinham bandeirolas, fogueira, biscoitos, broas e quentão.
Depois que nossos pais morreram, continuamos rezando o terço sem fogueira e sem quentão, porém com a mesma fé e emoção.
Hoje mesmo, rezamos o terço, com sua presença em nossos corações
Viva São João Batista
ResponderExcluirA visita de Deus é o encontro da terra com o céu. O texto todo é muito lindo! Mas essa parte é Divina!!
ResponderExcluirDeus, Nossa Senhora e São João nos abençoe
ResponderExcluir