Vale a pena sonhar!
Olhando para o texto bíblico do Profeta Isaías (Is 11,1-10) e, ao mesmo tempo, para a nossa realidade, nos perguntamos: - Esse sonho do pro...
https://ggpadre.blogspot.com/2022/12/vale-pena-sonhar.html
Olhando para o texto bíblico do Profeta Isaías (Is 11,1-10) e, ao mesmo tempo, para a nossa realidade, nos perguntamos: - Esse sonho do profeta tornou-se realidade, em algum momento, ao longo da história? - De certo que sim! Na história humana já tivemos muitos momentos em que a paz falou mais alto que a guerra e que fraternidade se sobrepôs à inimizade. Mesmo hoje, temos, ainda que pontualmente, concretizações desse sonho.
A Bíblia mostra-nos que, com o pecado de nossos primeiros pais, houve uma cisão na harmonia original do homem com Deus, com o próximo e com a natureza. São Paulo, mas tarde dirá que: “ A natureza geme em dores de parto, aguardando a libertação dos filhos de Deus”(Rm 8, 19-22). De fato, o pecado é tão danoso que não afeta, apenas, as relações humanas, afeta também a natureza. Alguns rios, atualmente, sofrem com a ganância humana que despeja neles toneladas de dejetos poluentes.
No tempo do Profeta Isaías o pecado humano também causava dores e sofrimentos. Massacrado pelas grandes potências de então, o país agonizava sob peso dessas dominações. Apesar disso, o profeta previa tempos melhores e, ao anuncia-los, suscitava esperança no seu povo. Sonhando com essa realidade de harmonia cósmica que chegaria com a vinda de um messias afirmou:
“O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; O leão comerá palha como o boi; a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente”.(Is 11, 6-8)
Os cristãos vemos em Cristo a realização dessas promessas. Cristo, para nós, é o Messias enviado por Deus para inaugurar o seu reino. O Reino de Deus não é, apenas, uma realidade para depois da morte, ele começa aqui e agora, daí nossa grande responsabilidade diante da história.
Nossa fé não pode ser vivida de forma desencarnada pois, “o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”. Nosso desejo é que o reino de Deus se torne cada vez mais realidade. Por isso, rezamos: Venha a nós o vosso reino!
Enquanto caminhamos nessa vida “na penumbra da fé” devemos sonhar e esforçar para que o reino de Deus seja cada vez mais presente entre nós. Esse reino passa pelas nossas veias. Por isso, devemos desarmar os corações e acreditar no mesmo sonho do Profeta Isaías.
Imagem de Schwester M. Jutta por Pixabay