Fuga ou peregrinação?

  A Bíblia não é um livro para ser lido como se lê um jornal ou revista. É Palavra de Deus e foi feita para ser saboreada, ou seja, lida, me...

 


A Bíblia não é um livro para ser lido como se lê um jornal ou revista. É Palavra de Deus e foi feita para ser saboreada, ou seja, lida, meditada, absorvida como um saboroso alimento. Não deixa de ser rica, nesse sentido, a imagem que ilustra o chamado de Deus ao profeta Ezequiel. Deus entregou-lhe um livro enrolado, com sabor de mel e o pediu que comesse (Ez 3,1-3). Tenho um programa de rádio, às 07h da manhã e chama-se: “Café da manhã com a Palavra de Deus”. O nome é bem sintomático: Precisamos do cafezinho para acordar o corpo. Precisamos, igualmente, da Palavra para nos fortalecer na luta diária. Precisamos do pão material e do pão da palavra.

Saboreando um texto bíblico que narra a “fuga” do profeta Elias (1Rs 19 4-8), podemos perceber que num dado instante a fuga torna-se uma grande peregrinação ao encontro de Deus. Elias estava em maus lençóis. Após alguns atritos com o Rei Acab e a Rainha Jesabel, no reino do norte, sua cabeça foi posta a leilão. A relação de forças é muito desigual. De um lado, temos a “máquina administrativa” de um reino inteiro; de outro, um pobre cidadão que é obrigado a fugir para salvar a pele. Cenas como essas, não são raras na Bíblia. Basta lembrar a fuga do Egito com o faraó e seu exército, de um lado e um povo  fraco de outro. Mas, é bom lembrar-se que Deus escolheu os simples para confundir os sábios e os fracos para confundir os fortes (1Cor 1,27).

Na suposta fuga Elias experimenta em si mesmo os sentimentos mais contraditórios. Tem medo, fome, desânimo, tédio, culpa… Nas horas difíceis nós também costumamos passar por isso. Num dado momento ele “entregou os pontos”: Sentou-se debaixo de uma árvore (junípero) e pediu a morte!  (Aposto que isso também já aconteceu com você!). Exausto da vida acabou dormindo.  Deus, no entanto, viu o desespero do profeta e, como uma mãe amorosa, enviou seu anjo para acordá-lo trazendo pão cozido e água fresca. Quando leio essa parte da história sempre paro para refletir sobre o cuidado que Deus tem para conosco. Elias comeu e bebeu. Mas, acabou dormindo de novo. De fato, ele estava muito desanimado com tudo.  Mas Deus não dorme no ponto. O anjo tocou novamente no profeta e deu-lhe mais alimento. Agora sim. Elias comeu e, fortalecido, conseguiu caminhar quarenta dias e quarenta noites até chegar ao Horeb, o monte de Deus. No Horeb, Elias trava um diálogo amoroso com Deus, esquece do próprio medo e retoma sua missão de profeta. Muitas vezes, em minha vida, quis saber onde ficava esse Horeb… Quem de nós, não precisou dele, de vez em quando? Elias encontrou-se com Deus e criou alma nova após as dificuldades da fuga, que afinal de contas, transformou numa grande peregrinação ao encontro de Deus. Ô fuga bendita!

Imagem de sylviacopol0 por Pixabay

Related

Crônicas 3514236163715237246

Postar um comentário

  1. Deus não resolve os nossos problemas e dificuldades. Ele nos ampara, sustenta, nos fortalece e caminha ao nosso lado. Ele é nossa força, nosso escudo e proteção!

    ResponderExcluir
  2. As vezes precisamos passar por caminhos difíceis pra chegar mais perto de Deus, mas ele vai nos guiando tornando possivel o seu encontro

    ResponderExcluir
  3. ....."Após alguns atritos com o Rei Acab e a Rainha Jesabel, no reino do norte, sua cabeça foi posta a leilão. A relação de forças é muito desigual. De um lado, temos a “máquina administrativa” de um reino inteiro; de outro, um pobre cidadão que é obrigado a fugir para salvar a pele."....
    Pois é Padre Gabriel, quantos funcionários públicos sofrem essa realidade de perseguição desigual Hoje, temos o Monte Horebe é o Programa Café da.Manha com a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. O Monte Horebe na vida de milhares de pessoas é o "Programa Café da Manhã com a Palavra de Deus" Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia à todos tem hora que devemos fugir de certas turbulências nas nossas vidas mas nunca deixar e esquecer de agradecer à Deus porque Ele não dorme e nós fracos na fé estamos sempre cochilando.Devemos ser mais fortes e seguir o caminho correto....

    ResponderExcluir
  6. Padre Gabriel, parabéns pela reflexão sempre realista! Quantos de nós ouvintes das Rádios Santa Cruz , Rádio Stilo FM e do blog ggpadre, nos refugiados no Programa Café da Manhã com a Palavra de Deus, como se fosse o Monte Horeb. Muito obrigado por duas reflexões.

    ResponderExcluir
  7. Problemas, dificuldades, aflições, todos nós temos e por vezes são constantes em nosso dia a dia. Mas temos bem pertinho de nós, e que não precisamos caminhar 40 dias e 40 noites, talvez, até 40 passos, nossos monte Horeb. A casa de Deus e o Santíssimo a nossa espera.
    Parabéns padre por mais uma de suas centenas de boas reflexões.

    ResponderExcluir
  8. Interessante que pode não chegar a revolta, mas ficar sem entender certas situações em nossa vida, penso que todos ja experimentamos sim este sentimento.
    Enquanto vivemos as angustias, a fé se distancia, no entanto quem ja tem consolidada a esperança em Deus, não tem mal que dure para sempre, assim voltamos ao encontro com nosso Deus interior. Ufa que alívio!

    ResponderExcluir
  9. O mal vence por curtos períodos e a palavra de Deus rezada é a mão que nos sustenta

    ResponderExcluir
  10. O medo é um sentimento normal na minha vida. Cada novo desafio me preocupa, mas eu arrisco e faço o mel melhor principalmente com relação a minha caminhada na comunidade católica. Eu sei que posso ajudar mais e me comprometer mais. Mas Deus vai me lapidando da maneira Dele, e espero nunca me saciar daquilo que eu adquirir. Sempre vou buscar novos conhecimentos e assim, melhorar minha relação com Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item