Não chores!

  A palavra que vem do céu vem do Espírito Santo... Eu vou pedir a Deus prá enxugar o vosso pranto... Assim, cantam os meus irmãos do Congad...

 


A palavra que vem do céu vem do Espírito Santo... Eu vou pedir a Deus prá enxugar o vosso pranto... Assim, cantam os meus irmãos do Congado de São José da Varginha.  Mas, será que Deus seria capaz de descer das alturas para enxugar o pranto de alguém? Sim! Tanto é que desceu. Assim, nos diz o Evangelho de São Lucas (Lc 7, 11 – 17): Quando chegou à porta da Cidade de Naim, eis que levavam um defunto,filho único; e sua mãe era viúva... Ao vê-la o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: Não chores!

Ter compaixão é sentir a dor do outro como se fosse nossa. A viúva já era desamparada, por não ter marido e ficou ainda mais desamparada com a morte do único filho que tinha. Não podemos comparar a situação da mulher, naquele tempo, com as mulheres de hoje. Na ocasião, as mulheres dependiam, em tudo, dos homens, fossem os pais, maridos ou filhos. A viúva levava para o cemitério a única razão que tinha para viver, ou seja, o filho único.

Ao ver aquele cortejo fúnebre, Jesus sentiu profunda dor no coração e interviu para mudá-lo. Tocou no caixão e ressuscitou o jovem, devolvendo-o, à sua mãe. O que ele fez naquela hora merece destaque, pois, simplesmente, ordenou: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” Vejam bem, trata-se, de uma ordem divina dada com autoridade. Para dissipar uma situação de morte precisamos agir com firmeza e autoridade. Ao ver cena tão inusitada, o povo exclamou: Deus veio visitar o seu povo! A multidão tinha razão. Deus visitou o seu povo e o libertou. Lembrou-se de sua misericórdia e veio tirar aqueles que habitavam na região escura da morte. A morte, nossa pior inimiga, foi tragada pela vida que é Cristo.    

O que mais me encanta nessa passagem bíblica é a grande humanidade de Jesus. Ele não passa ao largo quando ouve o grito de um sofredor. Foi o sofrimento daquela pobre viúva que o fez interromper sua caminhada para ajudá-la. Há quem veja, nessa cena, uma imagem do que deveria fazer a Igreja: Ir ao encontro daqueles que mais sofrem! Ao, que parece, a viúva nem suplicou pela ajuda de Jesus. Talvez, pensasse que seu caso seria insolúvel. Mas, Deus que conhece o coração de cada homem viu o quanto ela estava com seu coração partido e, por isso, agiu em seu favor, mesmo sem que ela pedisse. Isso também é uma grande lição para cada um de nós. A gente deve desconfiar quando alguém precisa de nós. Não precisamos esperar que a pessoa peça pela nossa ajuda.

O choro daquela mulher mexeu com o coração de Cristo. Em outra situação, ele também chorou. Chorou, por exemplo, na morte de Lázaro e, ao vê-lo, chorando, as pessoas comentaram: Veja como ele o amava! O Papa Francisco, disse, certa vez, que estamos perdendo a capacidade de chorar. Isso é muito grave. Equivale a dizer que estamos nos desumanizando.  A dor do outro não nos toca mais. Alguém é capaz de filmar uma pessoa agonizando e postar nas redes sociais, em vez de socorrer tal pessoa. Jesus é um Deus humanizado. Tem coração! Um coração cheio de amor e compaixão por aqueles que mais sofrem. A ressurreição do filho dessa viúva mostra-nos o tamanho do seu amor. Um belo exemplo a ser seguido. Pense nisso!

Imagem de Dorothée QUENNESSON por Pixabay



Related

A preocupação com o joio

 Jesus gostava de ensinar através de parábolas e para isso usava uma linguagem de fácil entendimento que pudesse ser compreendida por todos. No capítulo treze do Evangelho de São Mateus temos um ...

O dia que passei vergonha

 Era uma manhã como as outras. Na época eu morava no seminário, em Belo Horizonte e uma das minhas funções era cuidar da horta, um trabalho que sempre gostei. Até hoje procuro cultivar uma hortin...

Como ovelhas no meio de lobos

 Mais uma vez, estou diante do Evangelho (Mt  10, 16-23) para tirar dele o suco que adoça minha vida. Isso mesmo! “A Palavra do Senhor é mais doce do que o mel...” ( Sl 119, 103). “A Palavra...

Postagem mais recente Um toque de vida!
Postagem mais antiga Senhor, eu não sou digno!

Postar um comentário

  1. A misericórdia, a compaixão, parece que está caindo de moda pra muita gente. O Amor ao irmão, onde anda????!!! Meus Deus a gente cruza com cada cena!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Vídeos

Mais lidos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item