A queixa de Deus

  Como Pai amoroso que é, Deus faz de tudo para nos salvar. Chegou ao ponto de nascer entre nós e, assumindo nossos pecados, morrer na cruz ...

 


Como Pai amoroso que é, Deus faz de tudo para nos salvar. Chegou ao ponto de nascer entre nós e, assumindo nossos pecados, morrer na cruz provando-nos, assim, que o amor pode ser maior do que a dor. Deus fez por nós, com maior perfeição, o que uma mãe faria ao um filho. Por esse amor a mãe é capaz de esquecer de si mesma  e, se for necessário, passar noites inteiras, sem reclamar, ao lado de um filho doente.  Recentemente, tive contato com um caso assim, onde a mãe passou mais de quinze dias numa cadeira, acompanhando  o filho no CTI de um hospital...  Só um amor sem limites pode explicar gestos assim!  Uma mãe continua amando o filho mesmo que ele rejeita o seu amor. Mas, como ela sofre quando isso acontece!

O que lemos na  passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 10, 17 - 24) lembra-nos um amor como narrado acima, ou seja, rejeitado. Assim como nossas mães Deus, certamente, também sofre por nós, quando isso acontece. Não se deve rejeitar um amor tão grande! Ao ser rejeitado pelas cidades próximas ao Lago de Genezaré, Jesus exclamou: - Ai de vós! Naquele pouco caso sentiu que seu amor fora rejeitado. Por esse amor não correspondido, aquelas comunidades, certamente, iriam pagar caro, assim como aconteceu ao filho pródigo de outra passagem bíblica.

Em Cafarnaum, Jesus passou diversas vezes, distribuiu bênçãos e fez milagres. Apesar disso, não foi reconhecido pelos habitantes locais.  Por isso, chegou a comparar aquela cidade às cidades pagãs de Tiro e Sidônia dizendo que essas últimas foram mais solícitas aos apelos de Deus. Ao rejeitarem o amor de Deus as cidades de Corozaim, Betsaida e Cafarnaum iriam sofrer e, por isso, Jesus também sofreu, assim como sofre uma mãe, ao ver que o filho está indo para caminhos errados. Naquelas cidades Jesus semeou muito e colheu pouco! Elas perderam uma grande oportunidade pois uma visita de Jesus não poderia ser ignorada. Certamente, faziam festas ao serem visitadas por autoridades civis, mas não reconheceram o dia em que foram visitadas pelo próprio Deus!

Ainda hoje, Cristo passa por nossas ruas, cidades e povoados. Como nós o recebemos? Ouvir sua palavra e colocá-la em prática é uma boa forma de acolhimento. Mas, talvez, não sejamos muito diferentes dos habitantes de Cafarnaum. A dureza dos corações é uma realidade em todos os tempos. Por causa dela inventamos mil desculpas para não servir a Deus. Quantas vezes Cristo interpelou-nos nas esquinas ou nas casas e não lhe demos atenção?

Engana-se quem pensa que para servir a Deus temos que fazer coisas extraordinárias. Fosse assim, estaríamos perdidos!  Santa Terezinha do Menino Jesus disse algo mais ou menos assim: Nunca conseguirei fazer grande obra para Deus mas, prometo fazer pequenas obras com grande amor! Isso é uma boa receita para nós. E a santa ainda dizia de forma poética: A maneira como apanho um alfinete no chão posso salvar uma alma...  Sendo assim, podemos servir a Deus nas tarefas mais simples: No zeloso cumprimento de nossas obrigações, na paciência com o próximo, na atenção aos momentos de orações. É preciso tomar cuidado, no entanto, porque quase sempre nós nos derrapamos nas coisas mais simples.

Tiro e Sidônia eram cidades pagãs que fizeram penitência e mudaram de vida diante dos apelos de Deus, enquanto Corozaim, Betsaida e Cafarnaum, mesmo tendo Deus tão perto não o reconheceram como deveriam. Esse é um grande risco que também corremos: Desprezar a Deus sem perceber sua presença, a cada instante, nas nossas vidas. Pense nisso!  

Foto: Arquivo pessoal

Related

Reflexões 5612823724654534623

Postar um comentário

  1. Rejeitar o amor puro. Que dor no coração de Deus ao ver suas criações com esse desamor

    ResponderExcluir
  2. Não há amor no mundo maior que ELE.
    nossas mães também nós dá amor inconcebível.
    Mas o primeiro mandamento é fortíssimo:
    Amar a Deus sobre todas as coisas!
    Falar de sua reflexão pe.Geraldo, é também algo inusitado para nós que o acompanha e segue seus ensinamentos. Paulo assim também fez.
    Mas também temos que refletir sobre o que DEUS está queixando de nós. Com certeza nossas mães queixaram muito dos nossos em comportamentos. Deus deve também estar.
    Grande abraço e que Deus sem queixas suas, o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Deus o Amor maior de nossas vidas, nossa inspiração, nosso modelo. Que Deus nos dê a graça de Amar sem medida.

    ResponderExcluir
  4. Nas coisas mais simples é que reconhecemos Jesus,nos momentos com os mais necessitados de carinho .

    ResponderExcluir
  5. O amor incondicional é muito puro, é o amor materno que passa dias ,meses para gerar um filho,ter um filha e depois estes filhos vão embora e não voltam para ao menos ver a mãe. Isto é uma tortura, um pesadelo.Jesus também sofre quando o amor Dele não é correspondido por nós.Jesus sempre nos Ama,conhece profundamente nosso coração.Quantas vezes Jesus falou com carinho,com harmonia,com esperança e quase ninguém interessava ouvir seus mandamentos.Hoje continua o orgulho,o desprezo dos mais ricos, poderosos que são sábios deste mundo onde Deus passa longe.E os pequeninos ,os excluidos,pobres , marginalizados, abandonados estes sim,são meninas dos olhos de Deus,para os quais Jesus revela um Amor infinito!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item