Nunca dialoguem com o Diabo

  A expressão que intitula esse texto não é minha. Foi do Papa Francisco, numa de suas alocuções, ao comentar o Evangelho das tentações sofr...

 


A expressão que intitula esse texto não é minha. Foi do Papa Francisco, numa de suas alocuções, ao comentar o Evangelho das tentações sofridas por Jesus no deserto (Mt 4, 1 - 11). Nunca dialoguem com o diabo, dizia o Santo Padre. Mesmo no deserto, um lugar propício à oração, Jesus teve que enfrentar o mal com suas propostas de sedução:

“... O ambiente simbólico do deserto é o lugar ‘onde Deus fala ao coração do homem’, uma dimensão existencial ‘para ficar em silêncio e escutar a palavra de Deus’. Porém, também ‘é lugar da tentação’ de Satanás. Sem medo, mas com cuidado, devemos nos preparar para combatê-lo como Jesus, disse o Pontífice, que ‘nunca fez um diálogo com o diabo, nunca’. Quando o sedutor se aproximar, ‘não há diálogo possível. Somente a Palavra de Deus”. (1)

Em um de seus livros (2), Nietzsche (Friedrich Wilhelm Nietzsche - 1844-1900), filósofo prussiano – Séc. XIX, também dizia algo semelhante:

“Quem deve enfrentar monstros deve permanecer atento para não se tornar também um monstro. Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti”

Minha mãe, mulher da roça e semianalfabeta, já falecida, nunca ouviu falar de Nietzsche e nem conheceu o Papa Francisco, mas, em sua sabedoria de vida nos ensinava algo parecido:

“Uma cobra só pega um passarinho porque ele fica olhando demais para ela. Assim, ela o hipnotiza antes de devorá-lo....” Dizia isso, para nos alertar quanto às más companhias e as armadilhas do mal.

De fato, o diabo é o pai da mentira. Para induzir a uma conclusão errada ele põe uma premissa falsa no seu discurso. Deus havia proibido o homem de comer os frutos de uma única árvore no paraíso. Mas, o diabo entortou as coisas e perguntou à mulher: É verdade que Deus vos disse: Não comereis de nenhuma das árvores do jardim? Em vez de mandá-lo calar a boca, como fazia Jesus, a mulher entabulou um longo bate-papo com ele. Pronto! Caiu no seu papo e levou o homem junto. Só depois perceberam que estavam nus.

O Evangelho mostra que Jesus estava finalizando um jejum prolongado. Então, é de se esperar que estivesse com fome. O diabo não perdeu tempo. Tocou, logo, no ponto fraco. Se és filho de Deus, deixa de bobagem e coma logo. Você é capaz! Acredite em si mesmo! Mande que essas pedras de transformem em pães... Ah, e não se esqueça de chamar a imprensa, viu? Você vai “bombar” nas redes sociais. Naquele tempo, já havia redes sociais... Diante dessa tentação Jesus cita as escrituras: Nem só de pão vive o homem, a Palavra de Deus também nos serve de sustento (Dt 8, 3).

O diabo é teimoso e tenta achar uma fresta em nós para nos desviar do caminho. Então, colocou Jesus na parte mais alta do templo e lhe disse: Veja, quanta beleza! Porque você não se joga daqui?  tendo um pai como você tem ele não haverá de desampará-lo. Eu também conheço as Escrituras. Elas não afirmam que os Anjos lhe socorrerão para que você não tropece? Confesso que essa passagem da Escritura me deixa arrepiado (Sl 91, 11-13). Então, heim? o que está esperando? Pule logo! Vou avisar para posicionarem as câmeras. Vai ser lindo! Você vai ficar famoso e vai sair até no Fantástico. É pegar ou largar... Diante da resposta de Jesus a essa tentação o diabo amargou a boca: Também está escrito, disse Jesus: Não tentarás o Senhor teu Deus! (Dt 6, 16).

Mas, o diabo é insistente e não desiste fácil. Sabendo que Jesus viria inaugurar o Reino de Deus ele quer distorcer as coisas. Então, ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo, como se todos os reinos do mundo fossem dele... É bem verdade, que ele toma parte em muitos, mas, não podemos nos esquecer que ele é mentiroso. Com suas espertezas ele quer fazer Jesus mudar de rota. Em vez de um único reino, ele teria todos para si, com uma condição: Ajoelhar-se aos seus pés para adorá-lo. Aí já seria querer demais! Por isso, Jesus perdeu a paciência com o dito cujo e lhe mandou plantar favas: Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestaras culto! Só depois disso é que o diabo afastou se de Jesus cuspindo marimbondos...

Uma coisa devemos aprender com essas passagens bíblicas: Nunca devemos dialogar com a tentação. Somos fracos e sujeitos à erros. Então, é preciso muita vigilância sobre a própria conduta e muita oração. Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensinou a pedir: Livrai-nos do mal e não nos deixeis cair em tentação. Jesus não falou isso à toa. Ele nos conhece e sabe de nossa fraqueza. Então, não brinquemos com fogo. É melhor não cutucar a onça com vara curta. E tenho dito!

 

1-     https://l1nq.com/H9CEo - Consulta em 20/02/26

 

2-     https://sl1nk.com/rPUH5 – Consulta em 20/02/2026 (4ª Parte: Aforismos e interlúdios - N° 146 - FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE - Além do bem e do mal ou prelúdio de uma filosofia do futuro - Consulta da obra em pdf

Imagem de u_fhzdgjbg5v por Pixabay

Related

Reflexões 7874826268057304702

Postar um comentário

  1. Devemos priorizar Deus em nossas vidas! O diabo está sempre atento, quando nos distanciamos de Deus

    ResponderExcluir
  2. Devemos combater o mal com a palavra de Deus! Ela nos fortalece e nos conduz ao caminho da salvação!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item