Através dos espinheiros

Com freqüência ouvimos críticas com relação àqueles que nos ajudam nas igrejas. Dizem que nossas escolhas são mal feitas e que o escolh...


Com freqüência ouvimos críticas com relação àqueles que nos ajudam nas igrejas. Dizem que nossas escolhas são mal feitas e que o escolhido não merece desempenhar aquele cargo. Criticam quem lê nas igrejas ou quem se dispõe a um trabalho pastoral. As críticas são veladas ou abertas. No último caso, se a pessoa criticada não tiver boa estrutura psicológica acaba largando tudo. Existem críticas tão ferrenhas que marcam a pessoa pelo resto da vida…

Vou adaptar uma crônica da Bíblia para comentar esse tema:
“Uma vez as árvores resolveram procurar um rei para governá-las. Então disseram à oliveira: Seja o nosso rei. E a oliveira respondeu: Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar Deus e os seres humanos. Aí as árvores pediram à figueira: Venha ser o nosso rei. Mas a figueira respondeu: Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces. Então as árvores disseram à parreira: Venha ser o nosso rei. Mas a parreira respondeu: Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos. Aí todas as árvores pediram ao espinheiro: Venha ser o nosso rei. E o espinheiro respondeu: Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem isso, sairá fogo do espinheiro e queimará os cedros do Líbano”( Juízes cap: 09,6ss).
O texto bíblico, na verdade, critica uma escolha política mal feita pelo povo. Em nosso caso, poderia dizer que a omissão dos bons leva-nos  buscar alternativas para que o trabalho aconteça. Temos que contar com pessoas de boa vontade mas, nem sempre, competentes para um trabalho. Paciência! Diz outro provérbio que: “quem não tem cão caça com gatos”. A “caça” deve continuar de qualquer maneira. É uma pena que os cães não apareçam… Com a presença deles o resultado poderia ser bem melhor…
Ao que parece, Deus tem critérios diferentes dos nossos para chamar seus colaboradores. Caso contrário, não teria chamado Pedro. Antes de seu “estágio” com Jesus, Pedro era um verdadeiro espinheiro. Assim aconteceu também com São João Maria Vianey, o padroeiro dos padres. Não chamava a atenção pela cultura ou outros dotes que o mundo valoriza tanto. Apesar disso, conseguiu mudar o mundo com seu bom exemplo. O que dizer de Pe. Libério? Era um homem tão simples e humilde que passava despercebido. Apesar disso, talvez tenha sido o homem mais santo que pisou em nossa região!
No mundo temos muitas oliveiras e figueiras. Existem pessoas cheias de dons e talentos. O detalhe é que nem sempre se oferecem para um trabalho de igreja. Temos que contar com os espinheiros. Ainda bem que Deus também age através deles!

Related

Reflexões 3140047121157711437

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item