João Batista
Se tem um personagem bíblico de quem gosto muito, é João Batista! O anúncio de seu nascimento causou tanto espanto que fez seu pai perde...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/joao-batista.html
Se tem um personagem bíblico de quem gosto muito, é João Batista! O anúncio de seu nascimento causou tanto espanto que fez seu pai perder a fala. E não era para menos! Zacarias e Izabel eram idosos e, certamente, nem pensavam mais em tal possibilidade. Mas aí é que está o “X” da questão: O que não é possível para nós é, perfeitamente, possível para Deus. Ele é capaz de fazer uma virgem gerar um filho, uma pedra jorrar água e uma idosa de se engravidar...
João era de família sacerdotal, mas não continuou o ministério do pai. Não foi sacerdote. Tornou-se profeta e foi morar no deserto lugar onde prepara o nascimento de uma nova sociedade. Foi a voz que clamou anunciando um tempo novo. Não era uma “cana agitada pelo vento”, mas um homem, profundamente, consciente de sua vocação: viera apenas para preparar os caminhos do Senhor.
Jesus também foi ao deserto encontrar-se com João e receber dele o batismo. Após isso, João começa a sair de cena e o faz de forma consciente. “Convém que Ele (Jesus) cresça e eu diminua”, afirmava. Ciúme foi um sentimento que jamais conheceu. Chegou a ceder os próprios discípulos a Jesus, a quem chamou de “Cordeiro de Deus”. Nesse ponto, sobretudo, foi muito diferente da maioria de nós que morremos de ciúmes do sucesso dos outros. Esse sentimento, quando passa das medidas é extremamente corrosivo. Destrói amizades e abala relacionamentos. Infelizmente, costuma falar alto, tanto na vida amorosa, quanto familiar ou profissional.
A morte de João foi consequência para quem fez da vida um serviço à verdade. Mesmo estando preso e, portanto, nas mãos de Herodes não teme em repreendê-lo pelo seu comportamento adúltero. Herodes era o tipo autoritário que preferia cortar a garganta de quem lhe fizesse oposição, a dar ouvidos à verdade. Ambos entraram para a história: Herodes como louco, e bandido; João como santo, conforme disse Jesus: entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João Batista. Enquanto a vida de um nos fascina a vida do outro nos causa nojo e aversão. Infelizmente esses dois tipos ainda existem no mundo de hoje. De que lado você está?