Pacto de fogo

Seria apenas nome de filme se não fosse realidade. Mas, foi a mais bela cena acontecida como demonstração de amor. Está na Bíblia (Gên ...


Seria apenas nome de filme se não fosse realidade. Mas, foi a mais bela cena acontecida como demonstração de amor. Está na Bíblia (Gên 15, 5-12.17-18). Abraão, um retirante idoso, sem filhos e descendência parece mergulhado no desespero de sua noite escura…

Quando tudo parecia imóvel ele foi tocado profundamente por Deus. Sem entender muita coisa foi convidado a contemplar o céu estrelado. E Deus lhe prometeu uma descendência tão numerosa quanto o número das estrelas… Ciente de seus medos e angústias Deus lhe prometeu uma terra onde pudesse viver em segurança. Quase sem voz Abraão não soube o que dizer, mas aceitou os presentes em troca de sua fidelidade. O negócio (aliança) precisava ser fechado. Bem à moda daquele tempo, quando não havia cartórios e carimbos, o fechamento do trato acontecia assim: Cortavam-se alguns animais pelo meio e colocavam suas partes divididas frente a frente deixando um corredor ao meio. Os negociantes passavam entre as partes e solenemente selavam o trato. Se um deles “caísse no mato”, dava ao outro o direito de parti-lo ao meio como fizeram com os animais. Nessas condições, acho que poucas pessoas se desanimavam de pular fora do trato!

Abraão agiu como no seu tempo para selar a aliança com Deus. Dividiu os animais e ficou esperando a noite chegar. Aí veio o medo novamente. Nada mais comum em qualquer ser humano. Temo medos demais. Abraão também. Medo de Deus não aparecer; medo de não ser fiel ao trato; medo de tudo dar errado… Mas Deus é sempre fiel. Por isso, ao cair da noite ele veio representado por uma tocha de fogo e um braseiro e passou sozinho entre os animais divididos. Com esse pacto de fogo Deus nem exigiu que Abraão fizesse sua parte. A palavra de Deus não volta atrás. O que Ele disse está dito. E o que Abraão fez? Viu tudo aquilo estupefato. Deus se encarregou de selar a aliança com Ele sem lhe cobrar nada!

Em nossa vida não somos diferentes de Abraão. Quantas vezes somos surpreendidos por Deus em meio às trevas de nossas dúvidas! Entramos em desespero quando não vemos saída para nossos problemas. Não confiamos suficientemente na ação de Deus…

Deus deu um filho a Abraão apesar de sua velhice; deu-lhe uma terra apesar de sua pobreza; deu-lhe ânimo e coragem em sua noite de escuridão. Deus é assim. Seu amor por nós é tão grande que extrapola todas as nossas medidas. O que Ele planeja vai além de nossa capacidade de entender. Às vezes, é exigente conosco como foi com Abraão, apenas para nos cumular de amor depois da prova. Abraão é exemplo de fidelidade e de fé. Mas, a bíblia não esconde suas crises e dificuldades. Ter fé é acreditar que para Deus tudo é Possível. É ter a certeza antecipada de uma vitória, ciente que Deus vai atuar na hora certa se a luta for para o bem. É saber que por mais assustadoras que sejam as portas do inferno elas jamais prevalecerão contra o projeto de Deus. Que Abraão, o pai da fé nos ilumine e nos ajude a confiar mais em Deus!

Related

Reflexões 6347963691938928621

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item