Palavra que faz chorar
Sempre gostei de me levantar cedo. Após rezar o terço tomo o banho e faço a barba. Em seguida me debruço sobre a Palavra de Deus. Bebo ...
https://ggpadre.blogspot.com/2016/08/palavra-que-faz-chorar.html
Sempre gostei de me levantar cedo. Após rezar o terço tomo o banho e faço a barba. Em seguida me debruço sobre a Palavra de Deus. Bebo da palavra, antes mesmo, de tomar o café da manhã. Somente após a reflexão, me sirvo uma xícara de café com leite e vou celebrar a missa. Esta é minha rotina. Tudo isso, faço antes das sete, pois nesse horário já estou refletindo no rádio. Agradeço a Deus pela minha rotina. Gosto desse “feijão com arroz” e teria dificuldades de viver sem ele…
A Palavra de Deus é, de fato, uma Palavra de Vida. Ela nos orienta, adverte, ilumina e nos predispõe ao serviço do Reino de Deus. Gosto de ler a Bíblia na mesa onde tomo o café da manhã. Ambos me alimentam. A Palavra de Deus é como a chuva, dizia o profeta. Ela não cai à terra e volta ao céu sem produzir seus resultados. Mas, é também espada afiada. Penetra fundo e, às vezes, machuca um pouquinho. É uma luz para guiar-nos pelos caminhos, nem sempre claros, de nossas vidas. É fogo que esquenta o coração da gente.
Após a morte de Jesus, alguns discípulos caminham decepcionados para Emaús. A bíblia não diz o que eles iam fazer lá. Talvez estivessem apenas preenchendo um espaço vazio deixado pela ausência de uma pessoa muito querida. A frustração estava estampada em seus rostos. Sem que eles notassem Jesus começou a caminhar junto deles. Conversa vai, conversa vem e entraram no assunto inevitável. A morte de Jesus, “aquele que dizia ser o libertador de Israel”. Jesus ouviu e continuou com eles e passou a explicá-los o sentido das escrituras, da Palavra de Deus. Somente quando chegaram a Emaús, Jesus se lhes deu a conhecer desaparecendo-se imediatamente. Um virou-se para o outro e disse: “Você não percebeu como o nosso coração ardia quando ele falava conosco e nos explicava as escrituras!”
O livro de profeta Neemias conta uma passagem curiosa. Quando o povo de Deus voltou do exílio da Babilônia, de forma solene, o sacerdote Esdras, leu para o povo a Palavra de Deus. A leitura começou pela manhã e só terminou ao meio dia (Ne 8,2-10). Quem volta do exílio, após muitos anos distante da pátria, certamente, fica perdido. Ao ouvir a Palavra de Deus, o povo entendeu a razão do Exílio: Ele afastou-se de Deus e, por isso, “apanhou” tanto. O texto conta que todo povo chorou de emoção tocado pela força da Palavra de Deus.
Algum dia você também foi tocado assim, pela Palavra de Deus? Qual é a sua relação com essa Palavra? Ela faz sentido para você? Com que freqüência você lê a Bíblia? Alguma vez ela aqueceu seu coração? A Palavra é alimento. Você não tem andado desnutrido? Pense nisso!