Proclamai sobre os telhados!

Até parece que há dois mil anos Jesus já estivesse vendo a floresta de antenas que se multiplicam hoje, sobre os nossos telhados! De fato...

Até parece que há dois mil anos Jesus já estivesse vendo a floresta de antenas que se multiplicam hoje, sobre os nossos telhados! De fato, o que se percebe, atualmente é um emaranhado de antenas, cabos e fios interligando o planeta de norte a sul. As crianças ficaram presas numa gruta da Tailândia e, em menos de um minuto, o mundo todo acompanhou o desenrolar do resgate; o papa tropeça e a notícia gira o mundo antes que meu bolo fique pronto. Hoje, não se compreende mais o mundo sem o que chamamos de “meios de comunicação”. A Igreja já os chamou de: “Maravilhas do mundo moderno”.

“O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia: O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados”, disse Jesus, certa vez,  aos seus discípulos ( Mt 10,27).  A palavra de Jesus é uma palavra de ânimo. Ele não escondeu que haveria resistências e perseguições aos seus verdadeiros seguidores. Ainda assim, encorajou-os para anunciar o Evangelho. Em outra passagem disse: - Ninguém acende uma lâmpada e a coloca sob uma caixa. Coloca-a num lugar alto para clarear a casa toda. Nesse sentido, o anúncio do Evangelho não pode ser acanhado e medroso. Para aqueles que estão, constantemente, expostos ao perigo de ser missionário ele os conforta: - Estarei convosco todos os dias...

É importante compreender a urgência da evangelização. Em nosso tempo, os meios de comunicação podem ser grandes aliados nessa tarefa. Mas, nunca devemos nos esquecer de que a mensagem anunciada, primeiro, deve ser ouvida. Antes, de ser missionários devemos ser discípulos e ouvintes. Para pregar o Evangelho aos outros primeiro devo acolhê-lo, no segredo da oração. Caso contrário, a evangelização deixa de ser testemunhal e passa a ser mera estratégia de marketing.

Tomo a liberdade para falar um pouco de mim mesmo  e de minha experiência no rádio somente para ilustrar melhor nosso texto:  Há mais de vinte anos prego o Evangelho todos os dias pelo rádio e, enquanto possível, transformo minhas reflexões em textos, como faço agora, e em vídeos publicados pela internet. Mas, não faço isso só para andar na moda. É uma necessidade de compartilhamento. Ninguém deve guardar só para si, certas coisas que Deus põe no seu coração. Nos meios de comunicação procuro ser padre. Não sou um artista. Nada tenho contra a classe. Aliás, admiro muitos deles. Também são chamados a transformarem o mundo para melhor com os dons que receberam  de Deus. Gosto de falar de Deus à maneira como Ele me inspira. E posso afirmar que todos os dias Ele me conta alguns segredos sem pedir sigilo... Então, cito o profeta: - Ai de mim, se eu não evangelizar!  Deus me deu o privilégio de estar no rádio e na internet. Considero isso um privilégio mesmo. Hoje, depois de muitos anos na função de radialista, cada vez que entro no estúdio é como se fosse minha primeira vez. Imagine que bênção seria para  você, ficar com sua esposa ou seu marido, ainda hoje,  como ficou na noite de núpcias! Pois bem, é assim que eu me sinto na função de radialista mesmo após muitos anos de rádio. Isso é ou não  uma bênção? Poder anunciar o Evangelho sobre os telhados todos os dias para mim, é um privilégio! De fato, eu não merecia tanto! Deus foi generoso comigo.

Hoje, quase todos tem acesso às possibilidades de comunicação. Você já imaginou se cada pessoa fizesse de seu celular uma ferramenta do Evangelho? - Em vez de compartilhar bobagens ou repassar figurinhas que nada dizem, compartilhassem os segredos que Deus os revela? Deus não é repetitivo. O Evangelho é o mesmo. Mas, os recados de Deus são diferentes para cada um. O que Ele diz ao seu coração após a palavra  lhe entrar pelo ouvido? Você guarda isso só para você ou compartilha com alguém? Lembre-se: - A boca fala daquilo que o coração está cheio. O que você anda colocando em seu coração vale à pena? 

A ordem de Jesus é clara: - “O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados”. Hoje, sinto que essa ordem foi dada a mim. Mas, é dada também a você, pois cada um, a seu modo, pode contribuir muito na tarefa de anunciar o Evangelho.  Mas, antes de anunciá-lo, procure ouvi-lo. Aproprie-se da Palavra e deixe que ela aproprie-se de você. Nessa simbiose  só nós temos a ganhar. Não guarde para você o que Deus tem lhe revelado. Seja missionário! Tenha coragem de anunciar pelos telhados também.

Um forte abraço!

Related

Crônicas 8974209409853365807

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item