O batismo de Jesus

Um dos sacramentos mais lindos, ministrado pela Igreja é o sacramento do batismo. Ele é tão rico de sentido, que o próprio Jesus quis...



Um dos sacramentos mais lindos, ministrado pela Igreja é o sacramento do batismo. Ele é tão rico de sentido, que o próprio Jesus quis recebê-lo, das mãos de João Batista. Certo dia, quando João batizava no Jordão, advinha quem entrou na fila do batizado? – O próprio Cristo! Ao ver Jesus ali, João tremeu nas bases.  Não se conteve de emoção e disse: - Senhor, eu é que devo ser batizado por ti!

João Batista era um profeta muito querido pelo povo. Ele acreditava que o Messias viria estabelecer o seu reinado quando o povo estivesse mais santo. Por isso, lutava nesse sentido. Cobrava de todas as pessoas, uma mudança de vida, isso é uma conversão. O sinal externo dessa conversão era o batismo. Essa passagem pelas águas, lembrava a travessia do povo de Deus no Mar Vermelho, no tempo de Moisés. Atravessando as águas, o povo deixou para trás a escravidão, e encontrou a liberdade. O batismo carrega essa ideia de transformação, de mudança de vida, de renascimento. Por isso, é tão bonito, ainda hoje. Mas, foi exatamente, isso, que Deixou João “encucado” quando Jesus se apresentou, como candidato, ao batismo. Ele não tinha pecado e não precisava mudar de vida. Então, porque batizá-lo?

Jesus, de fato, não teve pecados. Mas, sua proposta era de ser solidário com a humanidade pecadora. Não quis ser diferente de ninguém e nem queria exibir santidade. Mesmo sem pecado, quis receber o batismo para nos dar exemplo. Sua fidelidade ao Pai exigia que ele fosse plenamente solidário com os pecadores. Sendo batizado, o autor do próprio batismo, não foi santificado pelas águas. Afinal já era santo. Mas santificou as águas do nosso batismo!

A surpresa de João Batista foi maior ainda, com o que viu e ouviu após batizar Jesus. O céu se abriu e de lá saiu uma voz. Antes do batismo de Jesus, parecia que o céu estava fechado. A imagem do céu se abrindo foi usada pelo Profeta Isaías (Is 63,19) para falar dos temos messiânicos. Do céu aberto desce algo em forma de pomba e pousa sobre Jesus. Em seguida uma voz se fez ouvir: Esse é o meu filho amado... O filho amado recorda a figura do servo sofredor também apontado por Isaías (Is 42,1). Ele não vai gritar nem esbravejar... Não vai quebrar a cana rachada e apagar a chama que fumega... A missão de Jesus é uma missão de paz. E tal missão foi inaugurada pelo batismo. A partir do batismo de Jesus o céu encontra-se aberto a todo aquele que deseja seguir o caminho ensinado por ele.

Diante do que vimos podemos pensar sobre o significado do nosso batismo. Para Jesus, ele foi o início da missão. Foi solidariedade com a humanidade pecadora. E para nós, o que ele significa?  O batismo representa, para mim, um novo nascimento? De posse dele eu assumo, de verdade, a minha missão de cristão? Será que eu procuro o batismo só porque todo mundo faz a mesma coisa?

Ser batizado é carregar as marcas de Cristo no coração. É sinal de pertencimento. Quem pertence a Cristo tem a missão de iluminar o mundo. Por isso, no dia do nosso batismo, uma luz foi acessa diante de nós. A partir de então, assumimos o compromisso de sermos luzes. Não sei se, de fato, entendemos isso. Nosso mundo parece andar  muito escuro. Talvez, isso esteja acontecendo porque nós ainda não assumimos, de fato, os compromissos batismais. 
Pense nisso!



Link da Imagem: Batismo de Jesus

Related

Reflexões 6711189163338266570

Postar um comentário

  1. Linda reflexão! É muito bonito ver como Deus demonstra cuidado conosco. Cristo nem precisava de Batismo e mesmo assim mostra que todos são chamados ao Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pelo batismo recebemos a unção do Espírito e somos convocados a transformar o mundo com a luz do Cristo libertador!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item