Programa de férias

Em cada mês de janeiro faço o propósito de me aproximar mais dos estudos. O tempo acaba favorecendo isso, pois muitos viajam, as aula...



Em cada mês de janeiro faço o propósito de me aproximar mais dos estudos. O tempo acaba favorecendo isso, pois muitos viajam, as aulas cessam e até o telefone para de chamar um pouco. Nesse ambiente, de certa calmaria, eu também arrumo as malas em direção ao conhecimento. Viajo através dos livros!

À medida que o ano vai se agonizando eu procuro selecionar o que vou ler em Janeiro. Quase sempre, separo três livros com assuntos diferentes. E assim, feito criança que ganhou pirulitos, vou engolindo um a um, os livros selecionados.  Separo um texto mais pesado, outro mais leve e um terceiro de pura vagabundagem.  Também sou filho de Deus e tenho o direito de divagar por assuntos fora do meu universo imediato. Minha última divagação de janeiro passado foi ler o Ramayana, um clássico da literatura indiana. Foi uma deliciosa forma de gastar o tempo!

Para esse mês de janeiro reservei três temas: Sobre Deus, sobre Frederico Ozanam e sobre mitologia hindu. Cada um desses temas exige um tempo maior para ser estudado. O que faço agora é apenas um aperitivo.

Estudar Frederico Ozanam é entender um jeito de ser santo em tempos difíceis. A hostilidade aos princípios cristãos, o anticlericalismo e as perseguições à igreja foram marcas de sua época (1813 – 1853). Herdeira da grande revolução de 1789 e de um liberalismo ateu, a França vivia um tempo de incertezas, sofrimentos, doenças e conflitos. No olho do furacão, ou seja, na Cidade de Paris, Ozanam foi morar em 1831. De sólida formação católica, teve que enfrentar o mundo, para testemunhar sua fé.  Contra o orgulho racional de seu tempo ele encontrou na vivência da caridade organizada, um caminho para a santidade. Sua caridade, no entanto, não se restringia ao âmbito individual. Era uma caridade organizada, uma caridade em ação. Com o apoio de seis companheiros fundou a Sociedade São Vicente de Paulo, que, inicialmente, nem tinha esse nome. Como acontece com tudo o que vem de Deus, esse trabalho que começou tímido, cresceu rapidamente e ganhou o mundo.

Frederico Ozanam foi um grande intelectual e falava diversas línguas. Fez doutorado em direito em 1836 e em letras em 1839, quando defendeu duas teses; uma em latim (sobre os poetas da antiguidade) e outra em Francês (sobre a Divina Comédia e a filosofia de Dante). O doutorado em direito ele cursou mais para agradar ao seu pai. Sua verdadeira paixão estava na área de letras e literatura. Suas aulas eram disputadas e, normalmente, enchiam os auditórios. Soube enfrentar, no campo teórico, os inimigos da fé. Organizou diversas conferências de história e escreveu centenas de cartas a exemplo de São Vicente de Paulo, o grande inspirador de sua obra. Seu trabalho como professor universitário arrancava admiração de todos.

Era um homem de profundos conhecimentos e de extrema simplicidade. Ele costumava visitar, pessoalmente, os pobres e socorrê-los em suas necessidades. Cuidou da família com dedicação e, apesar de sua falta de tempo, jamais abandonou os pais, a esposa e a filha. Sua morte em decorrência de grave infecção renal e outros agravantes aconteceu, de forma prematura, em 1846.

Frederico Ozanam é um exemplo de santidade para todo aquele que, sem deixar suas tarefas temporais, procura servir a Deus e colaborar com o crescimento do seu reino, apesar das dificuldades de todos os tempos...

Link da Imagem:  Frederico Ozanam

Related

Crônicas 458101975902967000

Postar um comentário

  1. Parabéns pelo texto. Realmente Frederico ozanan é um grande inspirador. E tenho certeza que SSVP tem orgulho de ter o senhor caminhando ao nosso lado. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Grande apóstolo da caridade. Quisera que todos nós seguíssemos seu exemplo!

    ResponderExcluir
  3. Padre Geraldo Gabriel nos dando a grande contribuicao : um resumo claro, de forma simples, para tomarmos um pouco mais conhecedores desse grande exemplo Frederico Ozanam

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo ótimo "aperitivo" deste grande Bem Aventurado Frederico Ozanam que posso que era um sábio entre os pobres.

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado pela vida e exemplo deixado por Frederico Ozanam!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item