Minha máscara não tem preço

Estamos em quarentena. Essa palavra é nova em meu vocabulário. Nunca imaginei que tivesse que ficar dentro de casa por causa de um ví...



Estamos em quarentena. Essa palavra é nova em meu vocabulário. Nunca imaginei que tivesse que ficar dentro de casa por causa de um vírus que me impede de encontrar e abraçar as pessoas que amo.  Assim como eu, muita gente está sofrendo. O Brasil e o mundo sofrem com uma nova peste, coisa que imaginávamos existir apenas no passado. Junto com a “pandemia” vêm outros males: O medo da doença, do desemprego, do caos... Nesse vale de lágrimas cada um procura se virar como pode. Adotamos novos hábitos, e novos comportamentos. Um deles: andar de máscaras pelas ruas! Confesso que ainda estou aprendendo. Mas, como em toda situação, podemos agora, tirar as lições para nossas vidas e resgatar valores já esquecidos. Um deles é o valor da família. Nesse sentido tenho uma experiência para contar.

Minha irmã Lourdes, fez algumas máscaras para mim. No começo achei estranho. Mas agora estou adorando. Toda vez que coloco a máscara no rosto me lembro dela. Essa lembrança é um doce em minha memória. Sinto o cheiro dela na máscara que uso. Por isso a uso com muito carinho. Nenhuma empresa conseguiria fazer algo com valor sentimental tão grande! Lourdes é minha irmã mais velha. Hoje ocupa um lugar de mãe na vida da família. E você gostaria de sentir coisa melhor do que cheiro de mãe? 

Perdi minha mãe há mais de trinta anos. Ela morreu na véspera do dia das mães. Naquela ocasião, eu havia comprado um perfume para ela. Não pude oferecer o presente. O frasco ficou guardado no armário e o perfume em minha memória. Até hoje, de vez em quando, sou surpreendido com aquela fragrância suave. É como se ela quisesse me fortalecer-me, nas horas difíceis. Quem já perdeu a mãe sabe bem o que estou falando. Outros, talvez, ainda não compreendam nada disso.

Nunca vivemos um tempo melhor do que este para resgatar certos valores. Estando dentro de casa podemos apreciar a comida preparada pela mãe, saborear o café coado na hora e curtir o melhor de cada membro da família. Tenho medo de que o stress nos roube as grandes oportunidades que esse tempo nos oferece. A máscara feita por minha irmã é melhor do que todas as outras! Não foi confeccionada por desconhecidos numa fábrica.  Foi costurada e passada, carinhosamente, por uma pessoa que me ama de verdade. Você já pensou no grande significado que isso tem? Meu cunhado Expedito, conseguiu comprar um tecido macio mesmo com as dificuldades geradas pelo fechamento do comércio. Os dois gastaram tempo e se empenharam para me proteger e proteger os filhos. Esse tipo de gesto não pode ser esquecido.

Tenho pena de quem não valoriza os pais e os irmãos ou os filhos. Quem não dá valor no pai ou na mãe irá dar valorizar alguém? – Certamente, não. Então, vamos aproveitar esse momento de provação para dar carinho a quem amamos! Está na hora de repensar nossas vidas e prestar mais atenção nas pessoas. Procure você mesmo fazer uma máscara para seus filhos e seu marido. Procure você mesmo agradar sua esposa. Não adianta fazer bonito na rua e fazer feio dentro de casa. O mundo nós não podemos mudar. Mas, podemos fazer de nossas casas um mundo que seja habitado pelo amor. É hora de valorizar os pequenos gestos e os pequenos detalhes. São eles, na verdade, que acabam fazendo grandes diferenças em nossas vidas.
 Pense nisso!

Related

Crônicas 7041106042617391776

Postar um comentário

  1. Obrigada por compartilhar lindas reflexões

    ResponderExcluir
  2. Não existe preço em gestos como esse, existe valor, sentimento e carinho assim como está no texto. Entendo perfeitamente a Lourdes e o Expedito em querer oferecer o melhor a alguém que sempre doa a sua vida a vida dos outros.
    Um gesto de bondade de quem tem o coração de uma criança para alguém que merece muito mais.
    Lindo texto 👏👏👏😷😷

    ResponderExcluir
  3. Nossa Padre Geraldo lindas palavras pois a valorização dos pais estão cada vez menos como o senhor mesmo escreveu quem não valoriza seus pais não valoriza ninguém e eu posso falar isso pois já vivi isso e convivi com uma pessoa que esses valores não significa nada para ele aí fica difícil mas em nossas vidas encontramos pessoas de vários jeitos e com vários pensamentos e meu pensamento de agora é que esse amor pela família vem de berço,pois meus pais me ensinaram que devemos amar e respeitar nossos pais em primeiro lugar e também todas pessoas que nós rodeiam,e eu como mãe tentarei ao máximo passar para meu filho tudo que foi passado pra mim pelos meus pais Ulisses e Maria José.um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Chorei. Amo sua sensibilidade. Lembrei da minha mãe. Quantas vezes desejo aquele café com bolo feito todos os dias. Saudades eternas.

    ResponderExcluir
  5. Ao ler o texto acima pensei o quanto sou afortunado pois o perfume da minha mascara e a lembrança de minha mãe ainda são vivos e materiais pois ainda posso abraça-la, mesmo que virtualmente. O texto me retrata um momento poético em quem sabe até um pouco fadista em sua tragédia. Estamos passando tempos de solidão mais também de muita união e memorias de pessoas que amamos. Enquanto vejo alguns tendo a coragem de pedir valores sobrenaturais em suas mascaras a aquelas que são feitas com extremo carinho e amor e garanto que protegem muito mais e ainda são oferecidas ao preço de um muito obrigado. Lindo texto e vale a reflexão a todos, já agradeceu aqueles que você ama e que neste momento não pode abraçar?

    ResponderExcluir
  6. Linda reflexão.
    A máscara que uso para ir a rua, quando necessário, foi feita pela minha esposa Neya. Com sua reflexão darei mais sentido e valor pelo trabalho que ela está fazendo. Tem feito máscaras de TNT que estão sendo doadas e máscaras de tecido por encomenda que estão sendo vendidas com o valor revertido para construção de nossa Igreja de São Benedito. É um trabalho incansável dela e de tantos outras pessoas que estão se doando neste momento em que o amor ao próximo e a empatia devem ser renovados.

    ResponderExcluir
  7. Grandes verdades. Como me emociono com suas palavras.

    ResponderExcluir
  8. Saudade de interação, da convivência comunitária. Está tudo muito vazio. Deus tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
  9. Que bonita e profunda reflexão. Bem atual e pertinente ao nosso tempo. Voz profética. Parabéns pelo texto e reflexão. Pe. Leonardo

    ResponderExcluir
  10. Ótima reflexão, saudades dos meus pais,tem uma palavra no texto que vai deixar uma marca em muitas pessoas, me coloco dentro deste grupo, STRESS.

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler esse texto. Concordo com tudo, e é bem como penso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. E Padre Geraldo Gabriel vc falou tudo mais um pouco obs já vi alguém dar valor as pessoas de fora mais a propia família eles não Dean obs tem que dar valor as pessoas de fora também mas pensar na família que é incrível obs agente sabendo dar valor obs olha o preço dos álcool máscara obs muitos estão agindo por ambição e família aje com coração muito obrigado padre Geraldo Gabriel isso é minha palavra de coração que Deus te abençoe muito E te da muita saúde paz vc merece Pessoa incrível que vc é te adimiro muito

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Padre Geraldo!! O senhor tem o dom de nós falar ao coração e aquecer nossa alma, o senhor faz muita diferença em minha vida! O senhor até me faz levantar cedo, com essa falta de rotina ,as vezes fico com vontade de ficar na cama, mas uma voz lá no fundo me fala""" não ,tem que levantar pra ouvir o padre Geraldo.""

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Padre! 💜
    Quero deixar registrado que gosto muito da dona Lourdes e do seu Expedito. Que texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Linda reflexão Padre Geraldo nesse tempo difícil podemos tirar grandes ensinamentos iguais a estes que o Senhor trouxe nesse texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto. Fiquei imaginando minha família e os acontecimentos e cheiros que guardo na memória. Também imaginei nossa querida dona Lourdes costurando essas máscaras com todo amor do coração, que ela tem em plenitude. Acabei pensando também que ainda não tenho uma máscara. Espero que este tempo sombrio passe rápido e nem tenha necessidade de usar uma. Tenho seus familiares como extensão da minha família. Ainda não senti o cheiro da máscara, mas dá comidinha caseira não me esqueço nunca...

    ResponderExcluir
  17. Que linda reflexão padre..profunda! Quanta sensibilidade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Essa reflexão nos mostra que precisamos de muito pouco pra viver e esse pouco é tão grande que, em qualquer lembrança por menor que seja ela, nos traz a melhor sensação de estar perto ou até mesmo como se tivéssemos com aquela pessoa presente. Nossa mãe, pai e irmãos conforme o senhor citou, é o bem maior nesse mundo. E interessante é que, muitas pessoas só conseguem ver isso muito tarde, ou em situações como essa que somos obrigados a ficar em casa e com a família. E que pra mim, por um lado é o tempo necessário para confessarmos com Deus de todos os nossos pecados que temos feito com nossas famílias.
    Parabéns Padre Gabriel, por colocar tão bem as palavras nesse texto muito bonito.

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto! Gratidão pela reflexão!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo texto maravilhoso! São nos nos gestos mais simples que estão os valores essenciais. Estamos tendo uma importante oportunidade de rever nossos valores e ir ao encontro do que realmente faz a diferença na nossa vida!

    ResponderExcluir
  21. Padre Geraldo, o senhor me fez chorar de saudades do cheirinho gostoso do meu pai, falecido à 25 anos , ele usava leite de rosas depois de fazer a barba ... Obrigada por ser "luz" na nossa vida !!

    ResponderExcluir
  22. Linda reflexão!!!
    É muita sensibilidade e amor.

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha sonhado com minha mãe já falecida , aquele dia.Chorei o tempo todo que o senhor falou.obrigada.Deu muita saudade dela .

    ResponderExcluir
  24. Lindo texto, Padre!
    Em tese, temos que dar valor às simples coisas, pois, lá que está a verdadeira felicidade.
    Do seu aluno de Adm, TOMAZ.

    ResponderExcluir
  25. Que maravilha Padre Gabriel, e nesse contexto todo, vejo um lado positivo e´que com o uso obrigatório de máscara as pessoas voltaram a se olhar nos olhos!

    ResponderExcluir
  26. Lindo texto também tive a honra de ser presenteada com máscaras que minha mãe fez pra mim e seus netos sempre querendo cuidar da família fora a que ela fez para os internos da fazendinha sempre preocupada com eles lindo texto padre Geraldo

    ResponderExcluir
  27. Lindo texto, recordei-me da minha mãe que está junto de Deus! Quanta saudades!

    ResponderExcluir
  28. Isso mesmo!Ouvi na TV que em Belo Horizonte tem máscara que a chamada "elite usa ao preço de cento e setenta reais a unidade.
    Que futilidade !
    Às minhas duas primeiras máscaras foram feitas por minha irmã,que tambem fez pra mamãe.
    Elas sumiram aqui dentro de casa, no meu ritmo acelerado.Achei uma hoje.
    Amanhã sairei com ela,que,como as que a sua Lourdes fez, são insubstituíveis.
    Mesmo com o elástico frouxo!...😆😆😆😆

    ResponderExcluir
  29. Cada dia que passa realmente estamos mudando os hábitos de curtir a família.Conhecer verdadeiramente família e falo saber que não precisamos de psicólogos pois o melhor psicólogo é orar com a família e mãe conhecendo o que seus filhos precisam . Não de presentes caros e sim o aconchego dos pais e vice versa.Tudo na vida tem seus valores benéficos.

    ResponderExcluir
  30. Como são belas suas palavras, suas lembranças de sua mãe, tenho minha mãe graças a deus, mas as mãos já estão trêmulas.
    Já não consegue mais fazer uma comida, saudades até do café que ela fazia.Vejo hoje meus filhos todos adultos, e apesar de uma minuciosa criação,e muita rigidez ,já não respeitam mais como nós respeitavamos nossos pais. Deus abençoe sempre sua irmã e família,é muito bonito está união em família.

    ResponderExcluir
  31. Tudo na vida possui dois lados. Certamente a aproximação da família é um presente nesses tempos. Mas devemos cuidar para, de fato, sermos presentes! Grata pelas reflexões!

    ResponderExcluir
  32. Pequenos gestos fazem a diferenca...COMO MINHA MAE dizia...Sao nos pequenos frascos que existem os Melhores Perfumes...Amor ,Carinho sao pequenos Gestos que Se Tornam Grandes Atitudes👏🙏

    ResponderExcluir
  33. Como é bom poder ler um testo tão lindo desse, faz nós refletir muito em nossas famílias. DEUS abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item