Édipo e Jocasta: A mãe que se casa com o próprio filho...
Isso aconteceu comigo faz algum tempo. Mas, lembro-me como se fosse hoje. O tema da conversa era problema no matrimônio. Na verdade, era um...
![](http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif)
Isso aconteceu comigo faz algum tempo. Mas, lembro-me como se fosse hoje. O tema da conversa era problema no matrimônio. Na verdade, era um problema de relacionamento da nora com a sogra. A nora chegou aflita ao meu escritório, e disse mais ou menos, assim:
Olha, no começo do meu casamento ela parecia uma segunda mãe. Pediu que a gente morasse na casinha dos fundos. Até que foi bom, pois naquela época meu noivo ganhava pouco. Assim, pudemos contornar uma dificuldade. Com o passar do tempo, minha vida virou um inferno. Minha sogra controlava toda a minha vida. Via a hora que a gente saia e chegava. Qualquer visita que ia em minha casa ela procurava dar um jeito de fiscalizar. Passou a botar defeito em tudo que eu fazia. Chegava a insinuar que seu filho, e hoje meu marido, merecia uma esposa melhor. No começo eu reclamava muito com meu marido. Mas entre eu e ela ele ficava dividido e acabava ficando ao lado da mãe que fazia todas as suas vontades. Ele quer que eu seja uma cópia de sua mãe. Isso eu jamais conseguirei. Ela chegava ao ponto de deitar-se na cama dele apenas para esquentá-la para quando ele chegasse da rua…
A história foi mais comprida do que o relato acima e, graças a Deus, o problema foi resolvido, após algumas tentativas fracassadas, para restaurar a harmonia na vida do casal. O fato mostrado, infelizmente, costuma ser mais comum do que a gente pensa. Ele me reporta à mitologia grega, mais precisamente, ao mito de Édipo, um mito que pode ser refletido a partir de muitos olhares.
Édipo, ao nascer, veio acompanhado de uma previsão sombria. Seu pai, Laio, havia sido alertado pelo oráculo que se viesse a ter um filho ele seria a sua ruina. Por causa dessa previsão sombria, quando Édipo nasceu, ele foi abandonado pelo pai e acabou sendo criado pelos pastores da região. Certa ocasião, Édipo se envolveu com um desconhecido e teve com ele uma briga na estrada. Sem saber que aquele desconhecido era seu pai Édipo o matou ali mesmo e seguiu sua viagem. Após certo tempo, casou-se com uma viúva sem saber que era Jocasta, sua verdadeira mãe. Jocasta tornou-se assim, por um arranjo do destino a esposa de seu próprio filho. Por causa disso, aquela região foi castigada pelos deuses. Ao saber do fato Édipo furou os próprios olhos. Preferiu a cegueira a ter que encarar sua tragédia pessoal.
Jocasta passou a ser a ilustração de toda mãe incapaz de libertar-se do filho, mesmo após o seu crescimento. Não sei se as histórias das sogras e noras nasceram daí. Também não podemos afirmar que toda sogra seja uma Jocasta. Tomara que Jocasta seja a exceção da regra. Mas, infelizmente, muitas mães, no excesso de amor, acabam prejudicando o casamento dos filhos. Conheço outro caso que o casamento quase não aconteceu, simplesmente, porque a sogra abriu os presentes da noiva e organizou os móveis do seu jeito, na casa nova do filho. Após aquela atitude a noiva teve medo da excessiva interferência da sogra no seu matrimônio e, por causa disso, quase desistiu do casório.
Quando acontece uma situação desse tipo quase todos acabam sofrendo. A sogra acha que está ajudando e não é compreendida. A nora vê a sogra como uma bruxa que a detesta e o filho fica dividido entre dois amores: da mãe e da esposa. Essa situação costuma piorar com o nascimento dos filhos. Isso porque a avô tem seus critérios de educação e a mãe tem os dela. Os netos costumam herdar os prejuízos advindos desses conflitos.
A história de Édipo talvez não passe de uma lenda edificante. Mas, as situações reais existem e costumas carregar muito sofrimento para os envolvidos. Então, é melhor pensar bem antes do casamento e depois procurar manter uma distância de segurança necessária se a Jocasta quiser aparecer...
Édipo foi o tipo do personagem com muito sucesso profissional e fracasso na vida amorosa. Apesar de rejeitado, conseguiu alcançar seus objetivos. Mas, o passado sempre lhe apareceu com uma fatura na mão. Jocasta, é o tipo da mãe exigente. Nenhuma mulher lhe serve como nora. Ela só não se casa com o próprio filho porque não pode. Conhece alguém assim?
Vida matrimonial não é fácil. Ideias diferentes, costumes e outras coisas. Com interferência tudo fica mais difícil e a vida do casal passa por momento que da vontade de chutar o balde.
ResponderExcluir