Santo Tomás de Aquino Rogai por nós!

  No dia 28 de janeiro, a Igreja celebra Santo Tomás de Aquino (1223-1274). Não é muito fácil escrever ou falar qualquer coisa sobre um sant...

 


No dia 28 de janeiro, a Igreja celebra Santo Tomás de Aquino (1223-1274). Não é muito fácil escrever ou falar qualquer coisa sobre um santo do porte de Santo Tomás. Ele nasceu em Roccasecca, perto de Aquino – Itália, e faleceu em Fossanova, também na Itália, com apenas 49 anos. Desde cedo costumava perguntar aos seus mestres: Quem é Deus? Mas, rapidamente, compreendeu que para conhecer a Deus não basta debruçar sobre os livros. Seria melhor dobrar os joelhos... Ele conseguiu juntar a verdadeira sabedoria com grande devoção.  Durante toda sua vida buscou, apaixonadamente, conhecer a Deus. Graças a Santo Tomás, o dualismo platônico foi superado e o pensamento de Aristóteles passou a ser mais conhecido no ocidente cristão. Tomás trouxe para a reflexão cristã a antropologia e a ética de Aristóteles. Ele empenhou em harmonizar a filosofia de Santo Agostinho e o pensamento aristotélico (1). A partir do pensamento de Aristóteles, de Santo Agostinho e das Sagradas escrituras elaborou uma grande síntese teologia, na qual, a razão e a fé se abraçam.

Em 1243, a contragosto da família, Tomás entrou na Ordem Dominicana e foi enviado a Paris. Seus irmãos,no entanto, o levaram à força para o Castelo S. Giovanni, onde passou um ano, até que adquirisse liberdade, devido à intervenção de sua mãe. De Paris passou à Colônia (Alemanha) onde foi aluno de Santo Alberto Magno. A convite dos Papas Urbano IV e Clemente IV lecionou teologia em Roma, Bolonha e Nápolis.  Por causa de sua dedicação aos estudos recusou muitos convites que poderiam render-lhe verdadeiras honrarias. Às vezes, permanecia tão absorto que parecia fugir da realidade. Conta-se que, certa vez, achava-se numa mesa para as refeições e de repente exclamou em voz alta: Finalmente, achei! Os presentes quiseram saber a razão daquela atitude. Então, ele explicou-lhes que havia encontrado o argumento certo para refutar uma heresia da época.

Tomás de Aquino não foi apenas um filósofo e um teólogo de primeira mão. Antes de tudo, foi um grande santo. Dizem que, certa vez, enquanto rezava, ouviu a voz de Jesus lhe dizendo: Tomás, você falou muito bonito sobre mim. O que gostaria de receber como recompensa? E ele respondeu: Eu não quero nenhuma recompensa, a não ser a ti mesmo, Senhor!  Conta-se ainda que, certo dia, após a celebração da Eucaristia de forma muito intensa e piedosa ele decidiu a não mais escrever. Seus colaboradores quiseram saber por que ele havia tomado essa decisão. Ao que ele teria respondido: Depois do que Deus se dignou a revelar-me no dia de São Nicolau, parece-me palha tudo o que escrevi na minha vida, e por isso, não posso escrever mais. De fato, ele deixou inacabada sua obra magna, a Suma Teológica. Deus é sempre mais do que aquilo que podemos saber e conhecer sobre Ele!

Santo Tomás de Aquino morreu em 1274 e proclamado doutor da Igreja em 1567. Em 1880, foi proclamado patrono das escolas católicas. Que ele nos ensine a procurar a Deus com piedade profunda sem abandonar a razão!


1-    Melo, Amarildo José de. Sexualidade e Matrimônio no ensino atual da Igreja: Aparecida, SP: Editora Santuário, 2020.

Imagem de Gerhard G. por Pixabay 

Related

Reflexões 2865447217383491652

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item