Pensar de graça

  1- Nessa paleta de aquarela chamada mundo, onde tudo se movimenta e tem data de validade, procuro deixar o meu rastro antes que assinem a ...

 


1- Nessa paleta de aquarela chamada mundo, onde tudo se movimenta e tem data de validade, procuro deixar o meu rastro antes que assinem a tela. Heráclito dizia que a gente não se banha duas vezes no mesmo rio. No segundo mergulho, nem o rio e nem nós, somos mais os mesmos. O relógio avança, o planeta gira e o tempo passa... Como encontrar algo de permanente nessa eterna ebulição?

2- A escuridão engole a variedade das cores. Durante a noite as flores perdem identidade? O transito noturno se assemelha aos vaga-lumes em seus rituais. Embora, esses sejam bem mais graciosos pois,  não roncam nem produzem fuligem...

3- O sol da manhã ilumina, primeiro, as copas das árvores. Mas, a nenhuma plantinha, fica sem sua luz ao longo do dia. O ipê amarelo se banha em gema de ovo no mês de setembro. O sol da tarde só perde em beleza para a barra do dia. O sol fulgurante da manhã me refaz e o sol desmaiado da tarde me deixa  enfastiado...

4- A natureza tem que ser deformada para caber nos meus olhos. O meu olhar que me engana quando faz neblina e fumaça parecer a mesma coisa, embora eu saiba que céu e inferno não se misturam...

5- Uma seca torre de metal, fruto da engenhosidade humana, permite um homem dar bom dia ao outro, do outro lado do mundo. Um bom dia bem seco, na verdade!

6- Por mais que eu busque entender, ninguém ainda me explicou porque o peixe não morre afogado e o morcego nunca se engasga ao sugar o sangue de cabeça para baixo... Porque o vento, que é puro silêncio, produz música no bambuzal?

7- Imagino que a porta do céu seja uma cortina de neblina branca para apagar, aos poucos, as coisas de um lado e clarear, aos poucos, as do outro lado. Saudade é algo que nasce do vazio. De que sentiria saudade alguém que já atravessou essa cortina? Alguém me perguntou certo dia: Como você gostaria de morrer? - De pronto respondi: Quem lhe disse que eu gostaria? Talvez, a morte não seja nada mais do que um intervalo entre um dia e outro. Porque ter medo dela se morremos diversas vezes num único dia?

8- O tempo para Homero ou para mim é sempre a mesma coisa. A diferença entre nós é que ele deixou uma obra imortal. O que me consola nisso tudo? - O eucalipto, que quase alcançou as nuvens em apenas dez anos, não é mais importante que a sucupira que, em dez anos, cresceu menos de um palmo!

Imagem de Kittidet Ratchata por Pixabay 

Related

Poéticos 8564068871508980751

Postar um comentário

  1. .."O sol da manhã ilumina, primeiro, as copas das árvores. Mas, a nenhuma plantinha, fica sem sua luz ao longo do dia."..

    ResponderExcluir
  2. ..."1- Nessa paleta de aquarela chamada mundo, onde tudo se movimenta e tem data de validade, procuro deixar o meu rastro antes que assinem a tela. "

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item