Mãe

  Em noite alta, sentindo a dureza da cama e enfrentando a fúria dos pernilongos eu me cobria com um lençol e quase morria, puxava o mesmo, ...

 


Em noite alta, sentindo a dureza da cama e enfrentando a fúria dos pernilongos eu me cobria com um lençol e quase morria, puxava o mesmo, e os insetos me atacavam. Com a boca seca e pensamentos vãos padecia ao som de um bendito relógio que assinalava cada minuto de minha insônia. Era véspera do dia das mães. Tudo brotava no meu pensamento menos o sono desejado. Virava-me na cama, prá lá e prá cá e tentava, em vão, achar a melhor posição para dormir. Foi então, que o sono me veio como que providencialmente. Dentro dele tive um sonho quase infantil. Em meu sonho, vi duas mulheres, uma de meia idade, e outra mais jovem que  vieram jogar comigo, uma espécie de jogo de cartas, coisa que nunca fiz na vida...  Nada diziam, mas estavam sempre sorridentes. Eu me aborrecia um pouco ao perder no jogo. A mulher de meia idade tinha ternura nos olhos e transmitia muita paz à minha inquietação. O jogo avançou um pouco e o sono chegou. Daí a algum tempo despertei-me querendo recuperar o ponto inicial do jogo. Mas, estava só e bem mais calmo. Então, pude dormir em paz o resto da noite...

Hoje, à luz do dia, me pergunto pelas causas de tudo isso. Como em quase todas as perguntas, as dúvidas ficam no ar. Então, criei uma explicação para mim mesmo.  Era minha mãe que se disfarçou de fada para trazer de volta meu sono. Hoje, ela tudo pode, pois está junto de Deus. E eu, que nada posso, pude ter de volta meu sono tão necessário! E a outra mulher, quem poderia ser? Ainda que eu tenha a resposta não direi. Não quero ser pretensioso demais. Mas, desconfio de muita coisa, como diria Riobaldo, no Grande Sertão Veredas, do escritor Guimarães Rosa.

Hoje é dia das mães. Ser mãe é poder compartilhar sentimentos divinos. O amor de mãe é o que melhor nos serve para falar do amor de Deus. Da mãe a gente sente até o cheiro! Sua ausência é sempre doída por mais que passe o tempo. Mãe é coisa de Deus! Alegra-se, infinitamente, com a felicidade do filho, mas sofre como ninguém, pelas suas desventuras. É capaz de morrer para que o filho viva, ainda que ele não mereça. É capaz de sair do céu apenas para tranquilizar a insônia de quem não consegue colocar os pensamentos em ordem. Fazer o filho dormir é especialidade de mãe. Quem não se recorda das canções de ninar? A mãe, por mais fraca que seja, tem o poder de transmitir segurança. E se e uma mãe já bastaria para isso, imagine duas juntas?

Imagem de Iuliia Bondarenko por Pixabay 

Related

Crônicas 1510416629489184804

Postar um comentário

  1. Como é bom suas reflexões Padre Geraldo Gabriel...
    Como sinto saudades do colinho e dos conselhos da minha Mãezinha q está no céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é boa as reflexões que
      O senhor faz acalma o coração e nus faz refletir

      Excluir
  2. O senhor faz a gente voltar no tempo .Deus abençoe o senhor.Suas reflexões são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! A gente sente falta de tudo principalmente das suas bênçãos e orações.E hoje tenho que ocultar a saudade dolorosa, pois sou mãe e ainda estou presente na vida de meus filhos. Maravilhosa crônica. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. O SENHOR Padre sempre me faz viajar com suas reflexões.

    ResponderExcluir
  5. "Mãe é coisa de Deus", e como é! Tanto é que Jesus quiz ter uma mãe. Colinho, cheirinho de mãe é muito bom, palavras certas, segurança , comidinha de mãe nem se fala...Agora é só saudade!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada padre pela reflexão....perdi a minha mãe quando ela tinha 52 anos....e eu tinha 26 anos...obrigada....

    ResponderExcluir
  7. O cheiro mais presente, por mais tempo que se perdeu, é o cheiro de mãe. Tenho minhas diferenças com minha mãe, mas é o amor mais profundo que já senti. E agora sendo eu mãe, é o amor mais verdadeiro que existe. Melhor coisa da vida é ser MÃE.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela reflexão. Acredito que minha mãe sempre me acalma, mesmo ela estando no céu... quando o medo aparece.

    ResponderExcluir
  9. Terei que adiar por um tempo que só Deus sabe pra mim encontrar minha velha mãe. Onde está , não tem marcação de tempo, então ela não está com saudades de mim. Resta apenas esperar pra encontrar com as minha duas mãe no céu

    ResponderExcluir
  10. ..."Não quero ser pretensioso demais. Mas, desconfio de muita coisa, como diria Riobaldo, no Grande Sertão Veredas, do escritor Guimarães Rosa."..

    Máximo!

    ResponderExcluir
  11. Linda! Falou tudo!!! Amo ser mãe e ter mãe perto da gente não tem preço. Como já dizia Carlos Drumond de Andrade "fosse eu rei do mundo baixava uma lei:mãe não morre nunca ...

    ResponderExcluir
  12. ..."O amor de mãe é o que melhor nos serve para falar do amor de Deus"...
    Com certeza padre Gabriel.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Padre Gabriel. Maravilhoso texto. Quem é mãe entende direitinho tudo que o senhor disse. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item