Paulo Apóstolo em Filipos: Surra de varas, prisão e terremoto... (At 16, 16-40)

  Um terremoto foi pouco para falar da presença de São Paulo Apóstolo na Cidade de Filipos durante sua segunda viagem missionária. Muita coi...

 


Um terremoto foi pouco para falar da presença de São Paulo Apóstolo na Cidade de Filipos durante sua segunda viagem missionária. Muita coisa aconteceu nessa Cidade em pouco espaço de tempo: O desmonte de uma farsa, uma multidão revoltada, uma surra de varas, prisão, terremoto, um batismo noturno, um pedido de desculpas e um convite para que deixassem a cidade...

Paulo foi o primeiro missionário cristão que pisou em solo europeu. Ele chegou a Filipos, na Macedônia, por volta do ano 51. Movido por um sonho e acompanhado por Silas e Timóteo ele deixou Trôade na Ásia e, após percorrer uma distância de, aproximadamente, 200 km, via mar, chegou a Neápolis. Em seguida esteve em Filipos, uma importante Cidade da Macedônia que era colônia romana. Inicialmente, tudo ocorreu de forma tranquila. Encontrou-se com algumas mulheres à beira do rio e estabeleceu uma conversa com as mesmas. Entre elas estava Lídia, uma vendedora de púrpura que acabou acolhendo os apóstolos em sua casa. Em Filipos, provavelmente, não havia sinagoga, caso contrário, Paulo teria comparecido primeiro nela pois esse era seu costume.

Em Filipos o problema veio de onde menos se esperava. Havia uma escrava dada a adivinhações e algumas pessoas usavam esse seu dom (ou doença) para ganhar dinheiro às suas custas. Libertada por Paulo de sua “enfermidade” alguns espertalhões deixaram de ganhar dinheiro. Então, amotinaram a cidade contra os apóstolos. Não tiveram muitas dificuldades para isso, porque o povo naquele tempo (?), se parecia a uma folha de bananeira e pendia para onde o vento soprasse. Ao que parece, eles também não gostavam muito dos judeus e, além disso, a lei romana proibia o culto às divindades que não fossem reconhecidas publicamente. Vale lembrar-se de que em Roma deveria existir só umas 1500 divindades reconhecidas publicamente...

Ao ver o motim, causado pelos missionários estrangeiros as autoridades resolveram condená-los sem nenhum julgamento. Ordenaram-lhes uma surra de varas e depois os trancafiaram na parte mais inacessível da prisão com os pés amarrados (Foto em destaque: Possível local da prisão de São Paulo). Na prisão Paulo e Silas cantavam hinos ao Senhor. Deus que a tudo assiste não desamparou seus missionários no momento de provação. Quando deu meia noite aconteceu, naquela região, um grande terremoto de tal maneira que as portas da prisão se abriram e até as correntes que os atavam se soltaram. Depois do susto, o carcereiro ameaçou a cometer suicídio, pois a lei iria condená-lo à morte, caso tivesse escapado algum dos prisioneiros. Antes que ele suicidasse, no entanto, Paulo o tranquilizou com sua voz do fundo da prisão: Não faça isso! Nós não fugimos. Estamos todos aqui... Diante disso, o carcereiro se rendeu à fé dos apóstolos. Naquela mesma noite lavou-lhes as feridas ofereceu-lhes um jantar e pediu o batismo para si e para sua família.

A notícia do ocorrido circulou, rapidamente, pela Cidade. Por isso, as autoridades mandaram um recado aos apóstolos comunicando-lhes que eles haviam sido libertados. Mas, Paulo exigiu que elas viessem, pessoalmente, conversar com ele, pois sendo um cidadão romano, não poderia ter sido castigado sem julgamento. Quando souberam disso, as autoridades ficaram alarmadas e vieram falar com eles. Depois do “alvará de soltura” pediram, “delicadamente,” que eles deixassem a Cidade. Antes de partir para uma nova empreitada os apóstolos foram à casa de Lídia para cumprimentar os novos irmãos. Apesar dessa relação de tapas e beijos, acabou deixando plantada em Filipos a semente do Evangelho...

Essa foi a primeira vez que os apóstolos sofreram perseguições por parte dos pagãos e das autoridades civis, pois quase sempre, elas vinham da parte dos judeus. Deixando Filipos Paulo seguiu com seus companheiros para Tessalônica que distanciava aproximadamente, 150 km de Filipos. No caminho, ainda visitou duas outras cidades: Anfípolis e Apolônia mas não se deteve por muito tempo em nenhuma delas. Tessalônica atualmente é a segunda maior Cidade grega depois de Atenas.



Fotos: Arquivo pessoal.

Foto em destaque: Possível local da prisão de São Paulo Apóstolo em Filipos,

Segunda foto: Possível local do encontro com Lídia, em Filipos,

Terceira foto: Tessalônica atual.

No vídeo abaixo: Dança grega tradicional: 


Related

Reflexões 2062850709963290026

Postar um comentário

  1. ..."Ao que parece, eles também não gostavam muito dos judeus e, além disso, a lei romana proibia o culto às divindades que não fossem reconhecidas publicamente. Vale lembrar-se de que em Roma deveria existir só umas 1500 divindades reconhecidas publicamente..."

    ResponderExcluir
  2. ..."Paulo exigiu que elas viessem, pessoalmente, conversar com ele, pois sendo um cidadão romano, não poderia ter sido castigado sem julgamento."..

    ResponderExcluir
  3. Padre Gabriel, o senhor caprichou, além do texto riquíssimo, ainda publicou fotos e o vídeo magnífico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. textos que são uma aula pra gente. Obg padre

    ResponderExcluir
  5. Se tivessemos muitos Paulos nos dias de hj tavez estivessemos melhores na fé e tbm teriamos mais evangelizadores.
    O povo ta carente de amor de verdade, amor que não seja ter, ser e poder.
    Podemos interpretar a pandemia como o terremoto que libertou Paulo, mas, infelizmente são pouquissimos os que estão enchergando como uma chance de mudar de vida. De tornar-se seres melhores para o nosso planeta. Fico triste de ouvir: qdo tudo isso passar , vamos voltar ao normal, aí me pergunto? - O que é normal?
    Como podemos viver no mundo do egoísmo? Pq não nos tornarmos melhores e menos egoístas?
    É aí que rezo e peço perdão por mim, pela humanidade inteira.
    Aff!!! Humanos , criaturas que Deus fez e nunca lhe deu sossego.
    Qto a dança, é de encher os olhos , a alma. Lunda demais. Fico até com vergonha da nossa dança tradicionalatual atual, funk..

    ResponderExcluir
  6. Estou acompanhando estas reflexoes, como diz o senhor, mais um capitulo. Asssti o filme Paulo discipulo de Jeus. Foi muito exclarecedor e o filme teve outra forma de entendimento para mim. Obrigado professor. Grande abraco.

    ResponderExcluir
  7. Por coincidência sábado a noite vi o filme Paulo Apóstolo de Cristo e agora leio uma reflexão tão rica sobre o Apóstolo Paulo isto me alegrou muito o coração, obrigado padre Geraldo que o Espírito Santo o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, espetáculo de texto Gabriel, dá vontade de continuar a lendo. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Deleite de leitura. Me apego na riqueza de detalhes. Fica a história por detrás da história.

    ResponderExcluir
  10. Ao ler o rico texto, é como se um filme passasse a minha frente. As dificuldades da missão, o cuidado de Deus com os seus, o Espírito a conduzir tudo!!! E ainda de brinde o maravilhoso vídeo!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito belo o texto, fotografias e a dança. Show de cultura para todos nós. Obrigado pela sua singeleza em nos apresentar tudo isso.

    ResponderExcluir
  12. Nossa padre que exemplo de fé 👏👏

    ResponderExcluir
  13. Assisi o filme, Paulo dicipulo de Jesus. Depois destas reflexoes foi muito esclarecedor para mim. Obrigado Padre Gabriel.

    ResponderExcluir
  14. ..."Paulo foi o primeiro missionário cristão que pisou em solo europeu."..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item