São Filipe e São Tiago

  No dia 03 de maio a Igreja celebra São Filipe e São Tiago. Nesse texto falarei um pouco sobre cada um deles com base nas informações bíbli...

 


No dia 03 de maio a Igreja celebra São Filipe e São Tiago. Nesse texto falarei um pouco sobre cada um deles com base nas informações bíblicas. Considerarei também as informações que nos chegaram pela tradição.

O Evangelho que mais fala sobre Filipe é o de São João. No texto, Filipe aparece diversas vezes e faz algumas intervenções importantes. Vou comentar duas situações onde ele aparece: Uma no contexto da última ceia e outra quando ele comentou sobre Jesus com Natanael.

Na última ceia, durante os comentários de Jesus, num contexto de despedida, Filipe perguntou: Senhor mostra-nos o Pai e isso nos basta! (Jo 14, 8-11). Tal pergunta deu motivos para que Jesus nos transmitisse um grande ensinamento: - Quem me viu, viu o Pai, afirmou.   O desejo de contemplar a face do Pai, já expresso no salmo 42(*), sempre acompanhou o ser humano. Ao longo da história Deus nunca deixou de se nos revelar. Essa revelação aconteceu por meio da natureza, das sagradas escrituras e dos profetas. Mas, foi em Jesus que a revelação do Pai atingiu a sua plenitude. Através dele podemos conhecer quem é o Pai e como ele age à semelhança de outro pai, mencionado na parábola do filho pródigo (Lc 15, 11-32). Graças à pergunta de Filipe, Jesus nos revelou nele mesmo, a face misericordiosa do Pai.

Em duas situações mencionadas na Bíblia Filipe atua como um verdadeiro evangelizador que leva às pessoas a Jesus: No encontro com Natanael e com os gregos! Com Natanael ele se encontrou quando esse estava debaixo da figueira. Certamente, com brilho no olhar, afirmou: Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: É Jesus, filho de José. Ele vem de Nazaré! (Jo 1, 44-45). Ao que parece, Natanael não ficou muito convencido que pudesse sair algo de bom de Nazaré, mas por causa do entusiasmo de Filipe acabou indo ao encontro de Jesus. Esse encontro foi, profundamente, transformador em sua vida! Numa outra ocasião “entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar a Deus durante a festa, havia alguns gregos. Eles aproximaram-se de Filipe, e lhe pediram, dizendo: Senhor, queremos ver Jesus” (Lc 12,21-22). Nesses dois exemplos a gente percebe que Filipe fez uma intermediação entre Jesus e as pessoas, coisa que todos nós, cristãos, devemos fazer. Existem ainda outras citações bíblicas onde esse apóstolo aparece e, em cada uma, a gente pode conhecer um pouco de sua personalidade. A tradição afirma que ele morreu crucificado na Frígia, região da Turquia atual. (Na foto em destaque as ruínas de Hierápolis, possível local da morte de São Filipe).

Sobre a vida de Filipe conta-se um fato extraordinário, que teria ocorrido em Hierápolis (na atual Turquia). Certo dia ele foi conduzido, à força, para oferecer incenso no altar do deus Marte. Na ocasião, uma cobra saiu de onde estava debaixo do altar picando o filho do sacerdote do deus pagão. Após matar a serpente Filipe rezou sobre o moço e ele voltou à vida. Isso foi motivo de conversão de muita gente(**).

Sobre São Tiago temos também diversas citações bíblicas. É chamado  “Menor” para não ser confundido com Tiago, irmão de João. Paulo afirmou em uma de suas cartas (1Cor 15,7) que ele também viu Jesus ressuscitado. Provavelmente, por ser “irmão do Senhor”(Gl 1,19; Mt 13,55), desempenhou um papel fundamental na igreja de Jerusalém: Foi o primeiro bispo de Jerusalém e os judeus-cristãos o tinham como  ponto de referência(At 12,17 ; 15,13). A tradição o apresenta como um homem austero consigo mesmo e cheio de bondade para com os outros. Sua preocupação com os pobres é perceptível na epístola católica a ele atribuída. Reza a tradição que ele foi apedrejado em Jerusalém por volta do ano 62.

“Segundo S. Jerônimo e Epifânio, Nosso Senhor, antes de subir ao céu, teria recomendado a São Tiago de modo especial a Igreja de Jerusalém. Certamente por este motivo os apóstolos, antes da separação deixaram Tiago como primeiro bispo de Jerusalém. Santo Epifânio elogia em São Tiago a grande pureza. Tinha a vida dos nazarenos (consagrados), pois, desde o dia do nascimento, não cortava os cabelos, não bebia vinho, abstinha-se, completamente do álcool... O povo de Jerusalém o tinha em grande conta, apesar dos ciúmes que os fariseus nutriam contra ele” (***).

Ao celebrarmos o dia desses dois Apóstolos o que mais nos importa é observar que, cada um, à sua maneira, contribuiu para maior conhecimento da mensagem cristã. A Igreja de Cristo, desde o início, abrigou grande diversidade de dons e carismas e,  cada um de nós, ainda hoje, podemos contribuir com a evangelização com nosso jeito de ser. Cada um tem uma personalidade e Deus quer contar com todos para a construção de um mundo melhor e mais habitável. Você também pode contribuir!

 

* ... Assim como o cervo suspira pelas águas correntes, assim minha alma suspera por ti, ó Deus! Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando terei a alegria de ver a face de Deus? – (Sl 42, 2-3)

** Lwhmann, João Batista. Na Luz Perpétua – Vida de Santos, Vol I. Juiz de Fora - MG Typ. Do “Lar Católico”, 1935.

*** ---------- Idem.

Imagem de Little MiMi por Pixabay 

Related

Reflexões 8267516306868224607

Postar um comentário

  1. ..." atua como um verdadeiro evangelizador que leva às pessoas a Jesus:"...

    Que São Filipe nos abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Como os dois apóstolos contribuíram para o conhecimento da mensagem cristã, assim vejo o senhor com o seu jeitinho. Sua bênção

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes precisamos sair da sombra da vida, aí entra alguém que nos leve a jesus. Papel que o Sr faz com maestria Padre. Até mesmo nós nós ensinamentos geográfico da região onde ocorreu os fatos. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. Sempre muito bom aprender! A FÉ e o AMOR passam pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Como é enriquecedor aprender com a vida dos Santos. Deus abençoe o Senhor e a cada sacerdote que nos catequiza e evangeliza através dos ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Que linda refleticao padre tenho 2 filhos Felipe e Tiago adoro ler seus textos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item