A veste adequada

  No Evangelho de São Mateus (Mt 22,1-14), Jesus nos conta que, após aceitar o convite para a festa de casamento, um dos convidados foi colo...

 


No Evangelho de São Mateus (Mt 22,1-14), Jesus nos conta que, após aceitar o convite para a festa de casamento, um dos convidados foi colocado para fora por não usar o traje adequado ao evento. Inicialmente, o texto parece contraditório. Como o rei quis encher o salão de convidados mas, ao mesmo tempo, resolveu excluir um deles? Vamos refletir um pouco sobre isso.

Em primeiro lugar, fico pensando no despropósito dos primeiros convidados quando rejeitaram o convite para a festa de casamento do príncipe. Eles seriam os “vips” do evento e poderiam aproveitar a “boca livre”, ao lado de uma pessoa famosa... Fosse hoje, o normal seria disputar à tapas, um convite desses. Uma festa glamorosa assim, poderia render muitas imagens no “Face” ou “Insta” quando, “naturalmente”, todos exibiriam um sorriso de felicidade postiça. Em eventos desse naipe não faltam borbulhantes e saltitantes. O que aconteceu na festa da parábola, no entanto, foi diferente. Os primeiros convidados simplesmente rejeitaram esse privilégio em nome da defesa de seus próprios interesses. Ao ler a parábola não dá para ignorar que esses primeiros convidados foi Israel. Por causa dessa rejeição Jesus chorou sobre Jerusalém (Lc 19, 41 -44) assim como também fizeram boa parte dos profetas no Antigo Testamento. Mas a festa do rei não deixou de acontecer por causa disso. O convite foi aberto aos novos personagens:  

“O banquete está pronto, mas os convidados não foram dignos dele. Ide, então, às saídas dos caminhos e convidai para o banquete todo os que encontrardes...”

Quem seriam esses convidados da última hora? Talvez, os cristãos...eu e você!  Seja como for, o simples convite não garantia o lugar na festa. Ao que parece, era necessário algo mais. O fato de sermos batizados em Cristo não nos garante um lugar em seu reino. Batizado não é ingresso para o céu! Muitos mancharam a veste batismal com seus pecados. Então, qual seria o traje adequado para participar do banquete de pai?  São Paulo nos ajuda nesse quesito quando afirma na Carta aos Efésios (Ef 6, 10 -24):

“Vistam a armadura de Deus para que, no dia mau, vocês possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas.  Estejam portanto, bem firmes: Cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça (...) tenham sempre na mão o escudo da fé...”

Quem nos oferece a veste da salvação é o próprio Cristo. Cabe-nos, apenas, aceitar tal vestimenta e adotar para nossas vidas o manequim de Cristo, ou seja, as mesmas medidas dele:

“A noite vai avançada e o dia está próximo. Deixemos, portanto, as obras das trevas e vistamos as armas da luz (...) vistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não sigam os desejos dos instintos egoístas” (Rom 13,12). Vestir-se de Cristo é condição para participar do grande banquete no Reino de Deus. O convite ao banquete é, sem dúvida, uma grande oportunidade. Mas, a caminhada não encerra aí. Ela continua pela vida toda. Precisamos nos revestir de Cristo todos os dias, sob pena de ficarmos desprotegidos sujeitos aos perigos da caminhada. “Viver é muito perigoso”, conforme dizia Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas. De fato é perigoso. Na caminhada podemos pisar em pedras falsas ou areias movediças. Por isso, a fé é tão importante e necessária. Sem ela corremos o risco de ficarmos paralisados e sem coragem de caminhar.

Imagem de marcioshaffer por Pixabay 

 

Related

Reflexões 513290106771578097

Postar um comentário

  1. Padre Gabriel, arrasou hoje!!! Todas as palavras bem colocadas..."Quem seriam esses convidados da última hora? Talvez, os cristãos...eu e você!" Precisamos pensar nisso e trabalhar, seguir as dicas deixadas por Jesus, São Paulo( citadas aqui) e esperar pelo banquete. Senão seremos convidados a nos retirarmos ou a ouvir" não vos conheço". Que o Senhor nos ajude na caminhada para o céu!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente se não tivermos vestidos em Cristo com vamos conseguir superar os obstáculos pelo caminho.So em Cristo teremos forças para superar os obstáculos. Ótima reflexão

    ResponderExcluir
  3. Espetacular essa reflexão, tão antiga e ao mesmo tempo tão atual. Parabéns Gabriel. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. “Viver é muito perigoso”, conforme dizia Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas. De fato é perigoso. Na caminhada podemos pisar em pedras falsas ou areias movediças. Por isso, a fé é tão importante e necessária. Sem ela corremos o risco de ficarmos paralisados e sem coragem de caminhar.

    Deus seja louvado! Parabéns Padre Gabriel!

    ResponderExcluir
  5. ..."a fé é tão importante e necessária. Sem ela corremos o risco de ficarmos paralisados e sem coragem de caminhar..."
    Amem Padre Gabriel.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item