Assunção de Nossa Senhora ao céu

  Vou me valer de uma das músicas de Pe. Zezinho para falar sobre o tema de hoje: Eu era pequeno, nem me lembro / Só lembro que à noite, a...

 


Vou me valer de uma das músicas de Pe. Zezinho para falar sobre o tema de hoje:

Eu era pequeno, nem me lembro / Só lembro que à noite, ao pé da cama / Juntava as mãozinhas e rezava apressado / Mas rezava como alguém que ama.

Nas ave Marias que eu rezava / Eu sempre engolia umas palavras / E muito cansado acabava dormindo / Mas dormia como quem amava...

A letra dessa música me faz lembrar de minha infância quando, sonolento e cansado, via minha mãe rezando diante do oratório de Nossa Senhora Aparecida. Eu nunca conseguia chegar ao final do rosário que meus pais recitavam com devoção, à luz das lamparinas. Uma das últimas coisas que meu pai esqueceu, ao ser vitimado pelo Alzheimer, foi a reza do terço.

Algumas imagens que me marcaram, profundamente, foram essas: Minha mãe rezando o terço diante do oratório e meu pai tentando se lembrar-se, da Ave Maria, com os últimos fiapos de memória que lhe restavam. Foi assim que nasceu minha vocação sacerdotal e meu desejo de ser padre.

Hoje usarei uma dessas imagens para falar sobre a Mãe de Jesus. De forma imprecisa costumamos dizer que vamos rezar à Nossa Senhora. O mais certo seria rezar a Deus, pois é a Ele que dirigimos sempre as nossas orações. Mas, então, qual seria o papel de Maria nesse caso? Seria semelhante ao papel de minha mãe tentando me ajudar nas orações. Assim, como qualquer boa mãe, Maria nos ajuda a rezar, intercede por nós junto ao Pai, conforme dizemos: Rogai por nós, que recorremos a vós; e ainda, rogai por nós agora e na hora de nossa morte...Estando na terra Maria nos trouxe o salvador, estando no céu nos leva a ele. Por isso, como filhos, sonolentos, rezamos com Maria e por Maria. Ela é a mãe que não nos deixa cochilar na hora das preces.

Na Festa da Assunção nos lembramos que, após a sua vida mortal Maria foi elevada ao céu pelo seu divino filho onde foi coroada pelos anjos. Isso é uma verdade de fé, pois aquela que não conheceu o pecado também não poderia conhecer a corrupção. Assim, como a arca da aliança, no Antigo Testamento não poderia ser consumida pela terra, com maior razão, aquela que carregou no próprio ventre, o salvador da humanidade, também não passaria por isso. Pela encarnação, Maria trouxe Jesus à terra; pela assunção Jesus elevou Maria ao céu.  

O livro do Apocalipse usa a imagem de uma mulher grávida em luta contra um dragão para falar da igreja nascente e suas dificuldades. Tal imagem também poderia ser aplicada à Mãe de Jesus. Por meio dela, o salvador recriou a humanidade. Depois que “o Verbo se fez carne”, o mundo nunca mais foi o mesmo! As doze estrelas representam a igreja formada, inicialmente, pelos doze apóstolos. Assim, como Maria, que nos trouxe o salvador, a Igreja quer fazer Jesus nascer, continuamente, no mundo que é sua terra de missão. Os dragões que ameaçaram a mulher continuam existindo, pois os caminhos da evangelização sempre encontram resistências. Mas, apesar delas, sabemos que Deus é maior e que as “portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Maria elevada ao céu é uma porção da humanidade que viveu em plena sintonia com a vontade de Deus e foi glorificada. Ela não foi uma espécie de “super-herói” mas, uma simples mulher, que colocou a vontade de Deus antes da sua. Agindo assim, mostrou-nos, que o caminho da santidade não é coisa de super-heróis. Eu e você podemos ser mais santos! Maria foi, plenamente, santa e, por isso, a invocamos como “santíssima” pois, o pecado não encontrou habitação em seu coração. Não conhecendo o pecado também não conheceu a morte sendo que a mesma é fruto do pecado (Rm 6, 23). Sua assunção é uma espécie de ressurreição privilegiada, reservada à sua condição de imaculada. Sem pecado, foi elevada ao céu, aquela que soube viver o céu na terra! Por isso, ao final de sua vida terrena, simplesmente, “adormeceu” em Cristo. Quem vive plenamente o amor já morreu para muitas coisas e mora no céu de forma antecipada, pois o amor é o outro nome de Deus. Maria sempre esteve cheia de Deus e vazia de si mesma. Soube reconhecer que o Altíssimo age a partir dos pequenos e pobres. 

Peçamos à Maria que nos ensine a rezar. Somos pequenos e falhamos até quando estamos com boas intenções. Às vezes, andamos muito cheios de nós mesmos... ou cheios de ventos! Que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas assim como foi na vida dela, e que o Senhor faça, também em nós, as suas maravilhas!

Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay 

Related

Alimentado pelos corvos

Talvez, nenhum profeta bíblico tenha sofrido tanta perseguição quanto Elias. Ele viveu no tempo da monarquia no Séc IX a. C, com a qual se indispôs muitas vezes.  Suas críticas ao Rei Acab girava...

Maritaca

A maritaca é conhecida pela sua capacidade de imitar a fala humana. Quando aprende a imitar os sons ninguém aguenta a barulhada que ela faz. A palavra “maritaca” também pode ser usada para difamar alg...

Quem já sentiu na pele compreende a dor do outro

Algumas pessoas, ao longo da história, sempre foram consideradas “malditas”. Mas, não deve ser nada confortável ser considerado assim.  O maldito é discriminado e rejeitado por todos e em muitos ...

Postar um comentário

  1. Linda reflexão! Deus e Nossa senhora te abençoe cada dia mais!

    ResponderExcluir
  2. Que Maria, Assunta aos céus, nossa Mãe e Companheira de caminhada, interceda sempre ao seu Filho por todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Falar de Maria não é fácil. Poucos relatos sobre sua vida aq na terra. Mais sabemos de uma que: Maria sempre é interseçora entre e seu filho"Jesus". E q tenhamos mais fé em Deus por intermédio de Maria

    ResponderExcluir
  4. Que Nossa Senhora da Assunção nos ensina a rezar e interceda por nós a Deus!!!!! Linda reflexão Pe. Geraldo....

    ResponderExcluir
  5. Que tenhamos pelo menos um pouco de Maria. Saibamos acolher e tocar no coração do próximo como ela sabia.
    Linda reflexão!

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reflexão.Como é maravilhoso voltar a nossa infância.Como és boa e bela ó Maria! Maria é minha mãe!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Padre por essa bela reflexão!!!
    Como Maria nus ensina a sermos fiéis a Deus!!!através do seu testemunho como temos a certeza de que a vida ela é uma escola, sempre pronta a nus ensinar nas mais variadas cituações!!! Deus abençoe o seu ministério e que a Virgem Santíssima lhe cubra de bênçãos em sua missão.

    ResponderExcluir
  8. Linda reflexão
    Lembro.muito.de.minha.infancia tbem
    Do meu professor de.catequese

    ResponderExcluir
  9. Linda reflexão!
    Maria a serva fiel de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Maria, mulher que guardava tudo em seu coração, mesmo sem entender! A Assunção de Maria sempre me fazia pensar e nem sempre entendia. Só fui entender depois de uma boa caminhada na fé. E hoje entendo Padre Gabriel , essas tão sábias palavras" sua assunção é uma espécie de ressurreição privilegiada, reservada a sua condição de imaculada". E felizes somos nós que temos Maria como mãe!!!!

    ResponderExcluir
  11. Achava lindo elas ajoelhadas e cantando essa musica que é na verdade uma oração!

    ResponderExcluir
  12. Me lembro bem como aprendi a rezar, foi com minha avó e minha mãe que reunia no quartinho do menino Jesus, quartinho que tinha na casa da vovó, era usado so para oraçoes.Sentia a presenca de Maria naquela hora e acho q via na vovó e na minha mae,
    Maria ensinando a rezar.
    Esta é a Maria que amo e que sigo, a Maria da oração,da aceitaçao, do silêncio, da fé

    ResponderExcluir
  13. Linda reflexão, Maria é Rainha do céu 🙏

    ResponderExcluir
  14. A missão dada à Maria, foi a mais difícil dentre todas as outras. E como ela se esvaziou e cumpriu a risca os preceitos do Pai. Quem tem Maria por mãe, está muito próximo de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. É muito bom saber que temos o amor maternal de Nossa Senhora e que nos ajuda muito a partir da nossa fé.
    Nesta vida com tantas pelejas é reconfortante ter a quem recorrer, confiar e depois agradecer.
    Tenho uma irmã que toca acordeon e preferencialmente músicas religiosas, e mais especialmente como ela diz "gosto de tocar para minha mãezinha do céu".

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Vídeos

Mais lidos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item