A cura da sogra de Pedro – Lc 4, 38-44

  Depois de curar uma porção de gente na sinagoga de Cafarnaum, Jesus se deslocou para a casa de Pedro que situada naquelas imediações. Cheg...

 


Depois de curar uma porção de gente na sinagoga de Cafarnaum, Jesus se deslocou para a casa de Pedro que situada naquelas imediações. Chegando lá, também não teve descanso pois, o povo foi atrás dele. Depois que o sol se pôs uma grande multidão o procurou ansiosa por curas e milagres. Jesus atendeu a todos, afinal, Deus não tira folga! À noite, quando cessam as atividades humanas, Deus entra em ação para socorrer aqueles que mais precisam dele, à semelhança das mães que não conseguem dormir sabendo que um dos filhos está doente. Nosso Deus que não dorme e nem cochila (Sl 121,4) age onde não conseguimos agir. Sendo a própria luz, a escuridão para ele não existe.

Para os antigos gregos a noite era uma deusa que punha medo e assombrava as pessoas. A deusa Nix representava tudo o que havia de mais sombrio e doloroso na convivência humana. Somente algumas vezes, foi chamada de “Eufronte” e “Eubulia”, isto é, “mãe do bom conselho”, haja vista a possibilidade de reflexão que a noite nos proporciona. Alguns, ainda hoje, dizem que o travesseiro é um bom conselheiro. Mas, na maioria das vezes, Nix representava, através de seus filhos, o desequilíbrio, demência ou sedação...(1)

Para muitas pessoas, sobretudo, para aquelas que padecem de enfermidade a noite costuma ser um terror. O tempo marcado pelo tic-tac do relógio demora uma eternidade para passar e só resta ao enfermo ouvir a sinfonia dos galos e silêncio. Aquela noite, na casa de Pedro aconteceu algo bem diferente. Muitos dos que foram lá, voltaram para suas casas curados. O encontro com Jesus foi algo, verdadeiramente, transformador.

A Igreja deveria ser como a casa de Pedro, um espaço acolhedor onde as pessoas, após se encontrarem com Deus, voltassem revigoradas para suas rotinas.  Naquela noite, Jesus preferiu a casa à sinagoga, para realizar suas curas e milagres.  No local havia uma mulher enferma, cujo nome não aparece no texto. Era a sogra de Pedro que sofria de uma doença que a incapacitava ao serviço. A doença nos amordaça e tira de nós o ânimo para as tarefas do dia a dia. Alguns ali, pediram a cura para a enferma. Ela mesma não pediu nada, talvez, não quisesse incomodar Jesus ou tirar a vez de outros mais necessitados de cura do que ela. Mas, Jesus foi ao seu encontro, tomou-a pela mão e a curou. O texto diz que, “imediatamente,” ela  pôs-se a servi-lo. Aqui constatamos um grande exemplo de gratidão. Quantas vezes Deus nos curou e nós, simplesmente, viramos-lhe as costas? Cheia de gratidão pela cura obtida, a sogra de Pedro procurou um jeito de retribuir a graça alcançada.  Agindo assim, nos ensinou que não  devemos buscar milagres só para o nosso bel prazer. Eles nos libertam das amarras, seja doenças ou outros problemas, para melhor servirmos a Deus.

Jesus não fazia milagres para ganhar publicidade e nem precisava disso. Às vezes, até recomendava segredo após realizar suas curas. Fazia milagres para que as pessoas pudessem servir a Deus com alegria e liberdade. Os seus milagres serviam para manifestar o poder salvador de Deus. Em contrapartida exigia um pouco de fé, ainda que incipiente, das pessoas beneficiadas. A fé levava, e ainda leva, aos milagres. Os milagres, necessariamente, não levam à fé. Para quem quer acreditar nenhum milagre é necessário, mas para quem não está com essa disposição nenhum milagre basta, por maior que ele seja.

As doenças, de alguma forma, nos escravizam e nos impedem de agir livremente. Só quem está preso a uma cadeira de rodas ou numa cama entenderá isso. Para tais pessoas o direito de ir e vir não é algo tão simples. Por isso, Jesus dedicava um carinho todo especial aos enfermos. Mesmo cansado, após um dia de trabalho árduo, tirava tempo para acolher, abençoar e curar.

Diante de tantos milagres grandiosos relatados nos evangelhos (Os sinóticos enumeram 30 e João 05!), a cura da sogra de Pedro nem chama muito nossa atenção. Esse milagre parece pequeno e não realiza algo extraordinário. Devemos compreendê-lo, no entanto, em vista do resultado. Após curada, ela pôs-se, a servi-los. O milagre, nesse caso, desencadeou uma missão, ou seja, a missão de servir a Deus. Por isso, valeu a pena. Oxalá tivéssemos a mesma atitude da sogra de Pedro! Infelizmente costumamos agir de forma contrária: Deus faz grandes milagres em nossas vidas e nossos corações continuam tão duros quanto antes. Que pena!

 

 1-      http://ggpadre.blogspot.com/2020/10/os-filhos-de-nix.html

Imagem de lagrafika por Pixabay 

Related

Reflexões 6416319921275378275

Postar um comentário

  1. Gosto muito desse evangelho, ele nos ensina que precisamos ter mais fé e ajudar mais para que o reino de Deus cresça

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente somos agraciados por inumeros milagres e nao damos conta dessa graça. E lamentável mais ainda, somos infiéis a todas as coisas divinas. Lamento, mas isso é fato.

    ResponderExcluir
  3. Linda reflexão Padre Gabriel. Fico com os dois:"A Igreja deveria ser como a casa de Pedro, um espaço acolhedor onde as pessoas, após se encontrarem com Deus, voltassem revigoradas para suas rotinas." "Após curada, ela pôs-se, a servi-los." Se soubessemos a profundidade destas palavras muita coisa mudaria no mundo. Amo esta música do Padre Antônio Maria: Cura Senhor onde dói...

    ResponderExcluir
  4. Que preciosidade deste evangelho Jesus sempre fazia e faz milagre curando libertando o oprimido.A nossa missão é ajudar os necessitados,amar e semear o bem .muitas lição nos trás o evangelho.

    ResponderExcluir
  5. Deus com toda misericórdia infinita,nos deu o seu filho Jesus Cristo para morrer pregado no madeiro onde lavou os pecados da humanidade, mesmo com todas as bençãos vindas do Espírito Santo de Deus, ainda ignoramos tamanho amor para com toda a humanidade.
    Os milagres estão bem a nossa frente e fingimos não enxergá-los, a nossa fé é tão minúscula que é menor que uma semente de mostarda,o Evangelho nos remete a uma grande reflexão para todos os dias e Ele mostrou claramente que somente Ele é o caminho a verdade e a vida!!!
    Parabéns e muito obrigado Padre Gabriel por nos ensinar com grande maestria o que o Senhor Jesus Cristo tem para nos ofertar todos os momentos das nossas vidas!
    Ouço todos os dias o senhor através do rádio,a sua benção Padre Gabriel e que Deus continue abençoando grandemente a vida do senhor!

    ResponderExcluir
  6. Linda reflexão! É isso que Jesus quer de todos nós. Que cada vez que entrarmos em sua casa, que saíamos curados e revigorados de nosso espíritos.Deus nós dá vários sinais nós que não queremos enxergar.

    ResponderExcluir
  7. Pe GABRIEL OBRIGADA ,GOSTO MUITO DE OUVIR E LER OS TEXTOS ,SAO VERDADEIROS ENSINAMENTOS E DE FÁCIL ENTENDIMENTO..
    É VERDADE ,A IGREJA DEVERIA SER COMO A CASA DE PEDRO UM LUGAR ONDE VAMOS EM BUSCA COM O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA..

    ResponderExcluir
  8. A Igreja deveria ser como a casa de Pedro, serve para nós também essas palavras já que somos também templos do Espírito Santo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item