Festa de Casamento

  Hoje em dia, as coisas estão mudadas. Não se fazem mais casamentos como antigamente. Não que sejam melhores ou piores, mas, são bem difere...

 


Hoje em dia, as coisas estão mudadas. Não se fazem mais casamentos como antigamente. Não que sejam melhores ou piores, mas, são bem diferentes. Recorro à minha memória para falar de alguns casamentos que presenciei, no passado, e de alguns “micos” que paguei, durante os mesmos.

Na roça, onde nasci, quase nada acontecia de diferente. Um casamento, então, costumava ser um grande evento. Para nós, que mal tínhamos o que comer, um casamento na vizinhança prometia biscoitos, broas, refrigerantes, doces e muitas outras gostosuras. A gente ficava torcendo para receber o convite, pois, naquele tempo, não havia penetras.  Sendo convidados, podíamos “tirar a barriga da miséria”! Lembro-me, do casamento de uma vizinha e algumas cenas ficaram guardadas comigo. Numa grande mesa, montada no terreiro, especialmente, para a ocasião, havia um “bolo de noivas,” algo inusitado ao nosso paladar. Ele era coberto com “suspiros” (1) e em torno deles a gente suspirava mais que a própria noiva... Naquele dia, não consegui ter acesso ao bolo. Só me restou uns dois "suspiros" espumando brancura.

Geladeira não havia naquele tempo. Mas, em compensação, os biscoitos variavam em grandes balaios forrados com panos alvejados. A gente não sabia o que “provar” primeiro.  Em dois casamentos que compareci acabei me engasgando e só agora tenho coragem de contar isso. Certa vez, engasguei-me, com broa de fubá de canjica. Esse episódio foi no casamento de Conceição, minha irmã. A festa foi na casa do noivo. A velha casa ficou repleta de convidados e a mesa prometia! Nunca havia comido uma broa de fubá de canjica. Aquilo era uma verdadeira tentação! Confesso que até hoje elas me tiram da dieta. Acontece que a iguaria é muito seca e, facilmente, vai parar no lugar errado. Foi o que aconteceu! Quanto mais engasgado mais nervoso eu ficava, pois não queria chamar a atenção de ninguém. Foi um verdadeiro sofrimento público. Ô vida! No dia em que chove sopa, pobre está com garfo na mão...

No casamento de Lourdes, minha irmã mais velha, engasguei-me com “bolinha de carne” hoje chamada “almôndega”. Justo naquela porção, havia um nervinho rebelde às mordidas que foi a causa do meu infortúnio. Expedito, meu cunhado, e hoje mais do que irmão, sempre foi atencioso e gostava de agradar as crianças. Melhor que ninguém, ele conhecia nossa mísera condição. A dele também não era diferente da nossa. No dia do seu casamento, ou na véspera, convidou-nos, para irmos à sua casa. Nelci, sua irmã, havia cozinhado uma grande panela com “bolas de carne” ao molho de tomate. A panela era de alumínio, uma coisa rara naquele tempo. Nunca comi coisa tão gostosa! Mas, parece que nesses momentos sou meio azarado. Acabei me engasgando de novo, na frente de todos e, quase morri, de constrangimento e de engasgo mesmo.

No dia da festa tudo era bom e a gente se esquecia da pobreza. Mas, o que é bom dura pouco! Justo nesses dias, acontecia de sujarmos a única roupa boa tínhamos. Nesse caso, não havia segunda opção: Deveria permanecer sujo até a festa acabar! Eu fui uma dessas vítimas. Além do engasgo sujei a roupa nova com molho de tomate...

Minhas duas irmãs se casaram no mesmo dia e a igreja ficava bem longe de nossa casa. Então, meu pai alugou uma “Rural” para levar a família. Eram tantos meninos que um caminhão, talvez, fosse mais apropriado ao transporte. Zezé era muito implicante e só gostava de andar na janela. Isso era um pé de briga entre nós. Por muito menos a gente brigava. Mas, naquele dia, engoli os desaforos e contentei-me no meu cantinho. Mamãe dizia que quem andasse na janela  acabava vomitando de enjoo. Vomitando ou não, eu já era enjoado de natureza.

Antes dos casórios minhas irmãs prepararam seus “enxovais”: Alguns forrinhos de mesas, uma máquina de costura, algumas peças de cozinha e pronto! Juntando tudo, o enxoval de cada uma, cabia em duas  caixas. Conceição tinha uma sombrinha “furta cor” e morria de ciúmes dela. Acompanhou sua mudança com a sombrinha aberta embarcada num carro de boi. A felicidade minha era tanta que não cabia no peito. De alguma forma, perdia duas irmãs, mas em compensação, tinha mais duas casas para visitar. Lourdes sempre foi boa cozinheira, mas para fazer doces ninguém ganha de Conceição. Sua geleia com pele de porco faz a gente esquecer que é pecador!

O tempo passou depressa e minhas irmãs já são avós. Eu sou tio-avô e trago no rosto, fundas marcas de expressão. Por dentro, o menino continua vivo e disposto a brincar. Só não brigo mais com Zezé. Hoje eu o amo como  sempre amei. Ele também é avô e ainda não perdeu  seu coração de criança. Somos dois avós que ainda brincamos cada um do seu jeito e cada um pro seu lado... Ô vida boa, gente!

 1-    Suspiros: Doces feitos com clara de ovos.

Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Rural_F75.jpg

Renzo Maia; cropped and adjusted by uploader Mr.choppers

Related

Crônicas 6202545400039645384

Postar um comentário

  1. Kkkk ainda quero ver você contando essas histórias. Fiquei lendo e imaginando você narrando. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Como é bom, ler seus textos e entrar na história, impossível não sentir se na história. Legal demais.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei e ao mesmo tempo dei muitas gargalhadas.
    Ler os textos do senhor, sempre me faz sonhar e entrar na história.

    ResponderExcluir
  4. Melhor coisa da vida é bolinha de carne com molho de tomate 🍅.
    Legal demais as lembranças

    ResponderExcluir
  5. Rsrs.. nos rimos mt aqui em casa com seus micos padre Geraldo Gabiel...
    Como é bom seus textos

    ResponderExcluir
  6. Boas lembranças... Viajei no tempo casamento de minhas tias...

    ResponderExcluir
  7. Bom demais, ler suas narrativas... reais ou não, a gente se sente integrante da estória e se emociona de diversas formas.
    Esta estória me fez rir muito...também porque fiquei imaginando a sua risada gostosa ao contá-la! rsss
    Ainda de quebra um Adoniran Barbosa que narra passagens do cotidiano do pobre mundo Paulista, cantando e provocando o riso.

    ResponderExcluir
  8. Como é bom ler suas histórias padre. A gente para dentro delas.. e passa fazer parte delas. Fico muito agradecida pela sua existência.

    ResponderExcluir
  9. Kkķkķk estou aqui chorando de rir com a broa de fuba e as bolinhas de carne como erá bom este tempo em? Deus abençoe sempre o senhor e obrigado por tudo boa noite kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Gostei Padre Geraldo
    Me.fez lembrar do casório de minha irmã fomos umas 20 pessoas num carro deste( arrural) kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Kkkk estou aqui lembrando das minhas manotas. Como é bom relembrar nossa infância. Viajei com sua história padre.

    ResponderExcluir
  12. Dei boas gargalhadas imaginando a cena. Viajei no tempo, carro cheio de crianças, sem "cinto", apertados, festa de casamento na roça, assim mesmo do jeitinho que descreveu e para completar a lembrança : a "Rural". Meu pai tinha uma e a dirigi um bom tempo...valeu!!!

    ResponderExcluir
  13. Até hoje existem as famosas bolinhas de carne nos casamentos, acredito que não tão suculentas como antes, mas elas estão lá, e como resistir a essa iguaria rsrs, ler essas crônicas faz viajar no tempo e viver cada instante aqui narrado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Na verdade, o padre Gabriel nos faz dar boas gargalhadas...misto de alegria e lembranças boas!

    ResponderExcluir
  15. Uai Padre, peguei esse tempo de festas regadas de biscoitos... realmente sinto o tempo passando pra mim já.Mas o Senhor passou aperto heim. Ri muito lendo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item