Um coração remendado

  Certa vez, apareceu na aldeia, um belo jovem todo orgulhoso porque, segundo diziam, ele possuía o mais belo coração da redondeza. O seu  a...

 


Certa vez, apareceu na aldeia, um belo jovem todo orgulhoso porque, segundo diziam, ele possuía o mais belo coração da redondeza. O seu  aspecto físico  chamava a atenção de todos. Era alto e possuía cabelos compridos e uma barba bem feita. Naquele tempo, as pessoas tinham o dom de ver os corações. De fato, o seu coração era perfeito! Não possuía rugas nem rachaduras; de coloração vermelho encarnado, parecia pintado por um grande artista. Mas, enquanto todos miravam o coração daquele jovem, surgiu um homem no local, dizendo que seu coração, era ainda mais belo do que o coração daquele jovem. Todos riram quando olharam o seu velho coração. Aquilo mais parecia um mosaico de tantos remendos e furos. Além do mais, estava descorado e batia muito lentamente. Movido pela curiosidade, o jovem questionou a afirmação do homem: Como o senhor pode dizer que esse molambo tremente é mais belo do que a obra de arte que trago no peito? Então, o homem explicou: Já vivi muito e convivi com diversas pessoas boas e más.  Para cada uma delas, dei um pedacinho do meu coração. Algumas ficaram de retribuir-me com o coração delas mas, acabaram não cumprindo o prometido. Por isso, meu coração apresenta certas falhas. Cada uma dessas falhas é um pedaço que tirei para oferecer aos outros e nada recebi em troca. Os remendos que você vê são partes de corações dos outros que recebi. Hoje o meu coração é um verdadeiro mosaico e, por ser, uma mistura de muitos corações perdeu até mesmo sua cor original. Do lado direito ele tem uma abertura que muito me alegra. Ela foi causada pela lança de um soldado que me desferiu um golpe de misericórdia. Sobre ele derramei o resto do meu sangue quando ainda vivia nessa terra. Naquele momento todos se calaram e perceberam que o homem não era outro senão o crucificado. Mas, antes que alguém lhe fizesse mais perguntas ele acabou desaparecendo em meio à multidão...

O relato acima me permite questioná-lo: Como é o seu coração? Se as pessoas pudessem vê-lo dentro do peito como elas o veriam? O seu coração também é “remendado” ou, de tão duro, nunca foi penetrado por nada e por ninguém? Você sabe o que significa a palavra misericórdia?

Ter misericórdia, é sentir com o coração, a dor do outro. É colocar-se, no lugar dele não para julgá-lo ou condená-lo. Para isso, já existe gente demais! É perceber sua fraqueza e procurar compreendê-lo. Jesus fez isso, com a mulher adúltera (Jo 8, 1-11); quando todos estavam dispostos a apedrejá-la, Jesus a perdoou. Mostrou isso com a parábola do bom samaritano que socorreu um caído na beira da estrada (Lc 10, 25- 37); quando todos o ignoravam ele o acolheu e lhe deu atenção. Quem age com misericórdia não julga e nem condena. "É melhor desculpar do que acusar. Quando condenamos uma pessoa ficamos sem tempo para amá-la" (1).

O mundo atual valoriza muito a cultura da aparência. Cada dia surge um novo produto de beleza prometendo eterna juventude aos usuários. As cirurgias estéticas se multiplicam e alguns se matam para aparentar mais jovens. Não quero julgar o comportamento de ninguém pois, cada um tem a liberdade de buscar o que irá contribuir para sua felicidade. Mas, às vezes, me pergunto: E nossos corações como estão? Não adianta ser “por fora bela viola e por dentro pão bolorento”. Melhor seria cuidar da beleza integral e não apenas da aparência física. Além do mais, devemos concluir que cada idade tem a sua beleza. Deus é generoso para conosco. Às vezes, perdemos aqui e ganhamos acolá. As rugas e os cabelos brancos também são belos, pois mostram o quanto já vivemos e doamos, aos outros, partes de nossos corações.

De vez em quando, seria bom se perguntássemos a nós mesmos: Como nos relacionamos com a  beleza? Com seu rosto, todo enrugado, Santa Tereza de Calcutá, talvez, pudesse nos ensinar algo, nesse sentido: “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.”

Pense nisso!

 1- Maasburg, Leo. Madre Tereza: Uma vida maravilhosa. SP, Paulinas, 2015.

A estória acima foi baseada na parábola “O coração mais belo” de Alexandre Rangel: As mais belas parábolas de todos os tempos, Vol III. Petrópolis, Vozes-  2015

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Related

Crônicas 4775643134518853037

Postar um comentário

  1. Lindo texto muito verdadeiro
    Meu coração ta remendado

    ResponderExcluir
  2. Hj estou com o meu coração triste...
    Faleceu o esposo de uma amiga... ele era mecânico e infarto dentro do caminhão, estou imaginando a dor da esposa e das filhas dele, me coloquei no lugar... mt triste essas morte derrepente...
    Meu coração é remendado

    ResponderExcluir
  3. Acontece às vezes de amarmos e não termos crédito...

    ResponderExcluir
  4. É a mais pura verdade,costumamos olhar mais para as aparências.
    Gosto demais das crónicas do sr.
    Elas nus fazem refletir muito

    ResponderExcluir
  5. Muita verdade em um texto.
    Vou dormir com essa grande lição.
    Boa noite, Obrigada por partilha lá comigo.
    Lulu

    ResponderExcluir
  6. Boa noite lindo texto meu coração está cheio de remendos as vezes esqueço de mim para doar para os outros mas com muito amor

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto que me fez refletir muito sera que estou vendo os corações remendado que encontro

    ResponderExcluir
  8. Lindo testo vai me fazer refletir bastante pois não sei bem como está o meu coração

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente muitos olham só aparência. Lindo texto uma lição para todos.

    ResponderExcluir
  10. O coração cheio de remendos, todos lembramos mais das feridas na vida, porem temos muito mais de bom pra recordar e alegrar.

    ResponderExcluir
  11. Estou com meu coracao remendado ,e sempre a espera de mais remendo.
    Se virar um mosaico serei sempre feliz.

    ResponderExcluir
  12. "Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao Vosso". Temos que repetir esta jaculatória sempre, porque só Jesus para nos ajudar a transformar nosso coração, como diz a linda música acima. Às vezes somos como São Paulo, fazemos o mal que não queremos e não o bem que queremos.Mas , também temos muitos remendos no coração. A nossa caminhada para o céu implica tudo isso. Linda reflexão Padre Gabriel.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha de texto, ou melhor que aprendizado e a música eu amo essa música

    ResponderExcluir
  14. Remendos! sempre se torna necessários para mantermos os batimentos de nosso coração.As vezes são remendos superficiais outras vezes profundos,deixando marcas!
    Mas estes mesmos remendos nos impulsiona, fortalece,direcionando-nos a novos rumos.
    E lá se vai nossa vida...
    Remendando e fortalecendo.
    Fortalecendo e remendando.

    ResponderExcluir
  15. Só peço a Deus para iluminar, cada vez mais a sua vida pelas belas palavras.

    ResponderExcluir
  16. Excelente reflexão padre!!!!
    Deus o abençoe e continue lhe inspirando sábias palavras..

    ResponderExcluir
  17. ..."Como é o seu coração? Se as pessoas pudessem vê-lo dentro do peito como elas o veriam?"...
    Com certeza bem remendado e já batendo fraco.

    ResponderExcluir
  18. Texto muito Lindo. Deus no controle de tudo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item