Apeles e Campaspe

  O exemplo que citarei é de São Francisco de Sales e foi usado por ele no prefácio do livro “Filotéia” para falar da devoção a Cristo. Após...

 


O exemplo que citarei é de São Francisco de Sales e foi usado por ele no prefácio do livro “Filotéia” para falar da devoção a Cristo. Após transcrevê-lo, na integra, gostaria de explorar mais a imagem citada:  

Diz-se que os pintores se apegam não só aos quadros que pintam, mas também, às coisas que querem desenhar. Mandou Alexandre ao insuperável Apeles que lhe pintasse a formosa Campaspe, sua amada. Apeles, tendo que fixar, demoradamente, Campaspe para ir copiando suas feições na tela, acabou gravando-a também no coração. Apaixonou-se tanto por ela que Alexandre bondosamente lha deu em casamento, privando-se por amor dele, da mulher que mais amou na terra.

Sobre os dois personagens citados no exemplo podemos obter mais informações no Dicionário Clássico Geográfico Histórico Mitológico (1), conforme abaixo:

Campaspe: Concubina de Alexandre o Grande. Foi a mulher mais bela da Ásia. Alexandre solicitou a Apeles, um pintor famoso, que a retratasse por meio de sua pintura. Apele, no entanto, de tanto mirar a beleza da mulher acabou se apaixonando, perdidamente, por ela. Ao saber disso, Alexandre a cedeu como presente.

Apeles: Sobre tal personagem o dicionário traz 25 anotações: Trata-se de um famoso pintor grego do mundo antigo. Ao que parece, tornou-se um artista oficial contratado por Alexandre o Grande, para retratá-lo. No templo de Diana, em Éfeso, ele pintou o retrato de Alexandre com um raio na mão, à semelhança de Zeus. Além disso, pintou diversas cenas da mitologia grega, entre elas, Afrodite saindo do mar. Suas obras influenciaram os artistas do Renascimento Italiano. Sua pintura “Calúnia” teria influenciado Boticelli a produzir uma pintura com o mesmo título que se encontra hoje em Florença.

O exemplo citado por São Francisco de Sales fala sobre o poder do olhar. De tanto mirar a modelo, o pintor apaixonou-se por ela. Algo parecido podemos encontrar no livro dos Cânticos. Assim o amante se dirige à amada:  Com um só dos teus olhares roubaste meu coração... (Ct 4,9). Oxalá esse olhar contemplativo, possa nos tornar cada vez mais próximos de Cristo!  Uma coisa me parece certa: Quando duas pessoas convivem de forma intensa um passa a conhecer o outro só pelo olhar.

A gente fala não somente com a boca, mas, também com o olhar. Quem não entende um olhar de mãe? Então, é possível comunicar-se com Deus também através do olhar. É quase impossível olhar para Jesus na cruz e permanecer indiferente. Bastaria essa imagem para mexer com os sentimentos da gente. Mas, podemos contemplar Deus de variadas formas. Ele se nos revela nas belezas da criação, na palavra sagrada, na Eucaristia e também nos irmãos, sobretudo, naqueles mais sofredores. Assim como o pintor famoso apaixonou-se pela modelo nós também podemos nos apaixonar por Deus vendo tudo o que ele criou e colocou a nosso dispor.

Às vezes, durante os momentos de oração, nos faltam palavras para conversar com Deus. Ainda assim, podemos olhar para Ele com olhar de filho. Como bom pai Ele irá nos entender e, se for de sua vontade, nos atenderá também nas nossas necessidades. O olhar de Deus sobre nós é de ternura assim como o é o olhar da mãe sobre o filho. Deus nos ama e quer o nosso bem pois, nenhuma mãe ou pai, irá querer o que é mau para o filho. Portanto, fica a dica: Se lhe faltam palavras nos momentos de oração, não desvie o olhar de Deus. Apenas o olhe com amor. Nessa troca de olhares a comunicação também acontece.

 1 - Diccionario classico historico-geografico-mythologico

Foto destaque: https://pixabay.com/pt/illustrations/p%c3%b4r-do-sol-mulher-silhueta-1815991/

Related

Crônicas 8529460650496865074

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item