Somos morada de Deus

  “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele nossa morada” (Jo 14,23). Pensando bem, nã...

 


“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele nossa morada” (Jo 14,23). Pensando bem, não existe promessa mais consoladora do que essa: Deus mora em nós quando guardamos sua palavra! Mas, como recordar uma palavra dita a mais de dois mil anos? “O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos tenho dito”, disse Jesus. O Espírito de Deus, portanto, é o grande pedagogo, que nos ensina a entender a Palavra de Deus e atualizá-la para os tempos de hoje. Cada coração humano pode ser uma pequena igreja a abrigar a Santíssima Trindade. Mas, será que essa realidade existe?

Ao longo da vida, a gente coloca muita coisa desnecessária em nossos corações: Mágoas, ressentimentos antigos, egoísmos... Assim, nosso coração se assemelha a um “quarto de despejo”, onde depositamos tudo o que não presta e não tem serventia. Entulhado desse jeito, é bem provável, que Deus não encontre nele um cantinho para morar. Mas, esse não é o desejo de Deus. Ele quer que nossos corações lhe sejam verdadeiros sacrários. Assim, podemos levá-lo onde formos e deixar que ele chegue onde chegarmos. Dessa maneira, Jesus vai tomando conta de nossas vidas e passa a viver em nós. São Paulo dizia: Já não sou eu mais quem vive. É Cristo que vive em mim! Que bom seria se nós também pudéssemos dizer isso!

Um casal que se ama, ao longo da vida, vai se tornando, cada qual mais parecido com o outro por um processo de identificação. Vão se tornando “uma só carne”. Assim deveria ser nossa convivência com Jesus. Olhando para nós, as pessoas deveriam ver o próprio Cristo e o mesmo deveria acontecer de nossa parte: Ver Cristo presente em cada pessoa! Caso isso, acontecesse o mundo seria bem diferente. Apeles, um pintor da antiguidade, apaixonou-se, pela modelo que pintava de tanto olhar para ela. Assim, também, deveríamos nos apaixonar por Cristo de tanto conviver com Ele. Mas, com o coração entulhado de maus sentimentos não conseguimos deixar Cristo agir em nós. Quem sabe não estaria na hora de fazer uma boa faxina no coração e tirar dele tudo o que não presta para que Deus pudesse habitá-lo?

Morando em nossos corações Jesus não tira nossa liberdade de agir, pois, Deus nos criou livremente. Então, para agir conforme o seu desejo, e não conforme o nosso, deveríamos consultá-lo, sempre. Deus nos envia sinais e alertas quando agimos de forma errada mas, nem sempre, percebemos esses sinais. O livro dos números (Nm 22) nos mostra uma situação interessante quanto a isso. Balaão foi chamado para amaldiçoar o Povo de Israel. No caminho, sua mula empacou e nada a tirava do lugar. Balaão, no entanto, espancou a mula impiedosamente. Já não aguentando mais apanhar a mula lhe disse: Porque você me bate tanto se nenhum mal  fiz contra você? Aí Deus mostrou a Balaão que no caminho havia um anjo com uma espada na mão impedindo o avançar da mula. Ela percebeu aquilo que nem ele estava percebendo, ou seja, era Deus quem impedia sua passagem. Às vezes, somos que nem Balaão: Deus nos envia muitos sinais e nós não os percebemos.  

Jesus mora dentro de mim e de você. Mas, nem sempre o tratamos como ele merece. Às vezes, somos cabeça dura e agimos apenas conforme nossos interesses e ambições. Perdemos uma grande oportunidade de ouvi-lo e consultar com ele cada vez que a vida nos apresenta diversas encruzilhadas. Pense nisso!

Foto destaque: https://pixabay.com/pt/photos/homem-m%c3%a1goa-dor-no-peito-ferir-dor-1846050/

Related

Reflexões 4483522555487876727

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item