Ascensão do Senhor

Depois da morte de Jesus, os primeiros cristãos pensaram que Ele retornaria em breve, para instaurar, definitivamente, o seu reino entre os ...

Depois da morte de Jesus, os primeiros cristãos pensaram que Ele retornaria em breve, para instaurar, definitivamente, o seu reino entre os seus.  Apesar disso, o tempo passava e tudo parecia estar como antes, pois, nada tinha mudado. Para responder a essa inquietação São Lucas, ofereceu-nos algumas explicações nos Atos dos Apóstolos (At 1, 1-11).  O texto citado nos ensina que o projeto de Jesus continua vivo, apenas foi trocado de mãos. Voltando ao seio do Pai Jesus confiou à Igreja a tarefa de continuar com a sua missão. Portanto, cabe a nós, que hoje formamos a Igreja de Cristo, levar adiante esse projeto dele, um projeto de transformação do mundo para melhor. Será que estamos conseguindo desempenhar bem essa missão?  Será que, dois mil anos depois de Cristo, o nosso mundo está mais humano e mais solidário?  Comecemos a reflexão por nós mesmos.  Minha religião tem me tornado uma pessoa melhor?  Qualquer transformação, nesse sentido, começa por mim?

A missão que Jesus nos confiou não seria grande demais tendo em vista nossas fraquezas? Sim, com certeza, está além de nossas condições. Por isso, Jesus prometeu enviar-nos a “força do alto”, ou seja o Espírito Santo.  Ele é o grande pedagogo que nos ensina a agir conforme os desejos de Jesus.

A elevação de Jesus ao céu deve ser entendida de forma teológica. O texto bíblico não é uma reportagem jornalística. Apenas nos diz que toda a missão e pessoa de Jesus foi para junto do Pai.  A nuvem mencionada no texto é uma cortina que separa o humano do divino. Ao mesmo tempo ela simboliza a presença de Deus que se revela e ao mesmo tempo se vela, ou seja se esconde.  Nós podemos ver as nuvens mas, não temos nenhum controle sobre elas.

Absortos pela visão de Jesus subindo ao céu, os discípulos permaneceram algum tempo olhando para cima como se esperassem uma segunda vinda imediata de Jesus. Foi necessário que dois anjos, vestidos de branco, descessem para tirá-los dali e enviá-los em missão. Foi como se lhes dissessem: Tirem os olhos do céu e ponham a mão na massa! De fato, não devemos ficar parados, é preciso acreditar e agir.  Nossa fé comporta uma ação, e esse agir cristão deve fermentar a massa, pois, queremos, exalar ao mundo inteiro, o suave odor de Cristo...

A ascensão do Senhor nos ensina que também nós, seremos levados ao céu se formos fiéis aso ensinamentos de Jesus. Ele abriu-nos o caminho e foi par junto do Pai antes de nós para preparar-nos um lugar. Hoje devemos equilibrar duas situações: Enfrentar os desafios da vida sem tirar os olhos de céu. Não nos basta uma fé desencarnada ou um engajamento sem fé. Devemos olhar para o céu sem tirar os pés do chão, pois, nossa missão ainda não terminou e esse equilíbrio é fundamental para o nosso trabalho missionário. Pense nisso!

Imagem em destaque: https://pixabay.com/pt/illustrations/ascens%c3%a3o-de-cristo-f%c3%a9-olhos-vis%c3%a3o-7218465/

Related

Reflexões 7535686832700848608

Postar um comentário

  1. Eu pensava que para aceitar uma missão eu teria que estar totalmente preparada, mas é na prática que Deus nos prepara ,nos ensina . ..

    ResponderExcluir
  2. Viver na luz do Espírito Santo, é viver em Deus, é cantar a vida, é escrever Salmos de paz! A vida só é bela quando deixamos Deus agir em nós,como Padre Gabriel disse, deixar a Santissima Trindade falar por nós é mergulhar no Oceano de Amor de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item