Na beira do poço e morrendo de sede!

  Um dos trechos mais belos do Evangelho é, sem dúvida, o trecho sobre a Samaritana( Jo 4, 5-42). Era por volta do meio dia e a pobre mulher...

 


Um dos trechos mais belos do Evangelho é, sem dúvida, o trecho sobre a Samaritana( Jo 4, 5-42). Era por volta do meio dia e a pobre mulher, mulher de cinco maridos, estava com o pote vazio, em busca de água para sua sede. Essa tarefa rotineira para todas as mulheres, também devia ser comum nas terras de Jesus. O detalhe é que a mulher vai buscar água no meio do dia. Não seria mais sensato que ela fosse pela manhã para aproveitar o frescor da água e do clima? É preciso avançar mais no texto para perceber que essa mulher sem nome, conhecida apenas por "Samaritana", certamente, não teria como contar com a companhia das "mulheres de bem". A Samaritana possuía cinco maridos. Somente isso, poderia levar-nos  a refletir sobre sua condição.

Ao lado do poço havia somente um homem que parecia esperá-la. Seria mais uma proposta de amor? – Certamente. Mas, dessa vez, um amor diferente capaz de mudar sua vida. E Jesus não espera muito tempo para puxar conversa. Afinal, ele tem sede. Por isso, pede água. O diálogo é pesado. A mulher o recebe com cinco pedras na mão. Mas, Jesus não a responde no mesmo tom. Ele veio para buscar o que estava perdido… Sua sede de amor pelos mais desprezados agora fala alto e, após um breve diálogo com a mulher Ele se lhe revela como o Messias. A mulher sai correndo e deixa o pote para trás. Já não lhe interessa mais a água. Agora, encontrou algo melhor: a água viva que é Cristo. Por isso, sai e convida os seus para, também, experimentarem  essa presença divina. "Venham, conhecer um homem que falou tudo de mim". Não será ele o Cristo? De pecadora a missionária. Assim foi a experiência daquela mulher da Samaria. Ela experimentou no calor do meio dia o fogo abrasador do amor de Cristo. Nunca mais poderia ser a mesma! Homens,  ela teve demais. Amor, teve de menos! Agora conhecera o grande amor de sua vida. Por isso, se esqueceu, facilmente, do pote que, por muitos anos, foi a sua companhia pelas estradas poeirentas da Galileia!

A Samaritana não deixa de ser um pequeno retrato da humanidade que também tem sede de Deus. E Deus se deixa encontrar nas situações mais inusitadas. Para a Samaritana o encontro se deu à beira de um poço. Para você ele pode se dar no local de trabalho, na conversa com um amigo ou na leitura atenta da sua palavra. Deus é criativo e costuma ser único em cada revelação. Sua sede de amor ainda continua. Ele quer salvá-lo e oferecê-lo todo seu amor e sua ternura de Pai. Mas, será que você ainda tem sede de Deus? 

Imagem de mh-grafik por Pixabay 

Related

Reflexões 3514926640847501501

Postar um comentário

  1. Que a alma Santa do Padre Liberio interceda junto a Deus por todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  2. A Mina do padre Libério é o principal ponto turístico de São José da varginha. O grande mérito inicialmente é do padre Clever, Reconheci o valor do empreendedorismo deste padre mais tarde. Que padre Libério o cubra de bênçãos, já que o local está consagrado a grandes graças.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item