Eu não sou digno...

  O Evangelho de São Mateus (Mt 8, 5-11), mostra-nos, um centurião (chefe de cem soldados) que, aproximou-se de Jesus e, humildemente,   ped...

 


O Evangelho de São Mateus (Mt 8, 5-11), mostra-nos, um centurião (chefe de cem soldados) que, aproximou-se de Jesus e, humildemente,  pediu-lhe, pela cura de seu servo: “ Senhor (chama Jesus de Senhor), meu servo está em casa, de cama, paralítico e sofre muito”. Diante dessa súplica Jesus não deixou para atendê-lo depois e disse lhe: Eu irei e o curarei!

Jesus teria muitos motivos para não atender aquele centurião. Ele era estrangeiro, não partilhava da mesma fé e prestava serviços à potência estrangeira que dominava a região. Ao atendê-lo, prestou um favor àquele que não pertencia a sua “bolha” e, certamente, pagou caro pelo que fez. É bom lembrar-se de que estamos falando de Deus e não de nós. Deus não tem partido político e nem torce pelo meu time de futebol. Ele é pai de todos!

Surpreso diante da rapidez com que foi atendido, e sabendo que Jesus iria pagar um preço por fazê-lo, pois os judeus não entravam em casas de pagãos, o centurião apressou-se em dizer: “Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo ficará curado!” Aquele centurião sabia não ser digno assim, como eu e você, também não somos dignos de receber as graças de Deus. Sabemos que Deus nos atende não porque sejamos bons, mas, porque Ele é bom.  Isso contradiz certa mentalidade atual, carregada de meritocracia. Quem tem uma mentalidade de meritocracia iria entender que o centurião mereceu e, por isso, foi atendido por Jesus. Nesse mesmo sentido, alguns pensam: O médico me atendeu fora de hora porque ele não é bobo. Sabe que eu tenho direitos  afinal, pago todos os meus impostos! Hora nenhuma irá pensar que o médico usou de compaixão com ele ao atendê-lo fora do horário. Todos pensam ter direitos. Aliás, só temos direitos, hoje em dia... Meritocracia não combina com humildade. O centurião foi humilde e tinha consciência de não merecer aquele favor. Por isso, afirmou com todas as letras: Senhor, eu não mereço! Talvez, por causa disso foi, prontamente, atendido. Penso que Deus não suporta os arrogantes. Estamos perdidos!

O filho pródigo, depois de “enfiar o pé na jaca” voltou ao pai. Mas, não foi arrogante e nem queria mais ser tratado como  filho. O pai, no entanto, o cobre e beijos e o recebe com festa. Belo exemplo de acolhida e de perdão! O pai não lhe joga na cara os seus pecados e nem lê um sermão para ele. Nós é que gostamos disso. Deus é pura misericórdia.

O Evangelho de hoje é uma lição para nós. Após a nossa reflexão,  podemos questionar:

-Como eu me apresento diante de Deus? Sou humilde ou arrogante?

Acho que tenho méritos acumulados ou sei que sou pobre e pecador?

Tenho coragem de confessar os meus pecados ou penso não ter pecado algum a me confessar?

Que a Palavra de Deus ilumine a mim e a você e nos ajude a comportar, adequadamente, diante de Deus que é um oceano de misericórdia!

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Related

Reflexões 4489193378534788757

Postar um comentário

  1. ..."Meritocracia não combina com humildade."....Que Deus nos dê a cada dia, mais humildade!

    ResponderExcluir
  2. Vivo me policiando para não pecar, mas tem hora que eu peco e só depois eu percebo. Peço a Deus o perdão e volto a me policiar para não cometer os mesmos erros.

    ResponderExcluir
  3. Este evangelho é recheado de lições, o patrão pedindo a Jesus pelo seu trabalhador, dando uma demonstração de amor ao proximo.
    Confessou ser indigno, mas demonstrou grande fé.
    Jesus encarnou mas não se aliou a valores da terra, portanto é pura compaixão, misericórdia e se faz atento as nossas necessidade. Podemos ter esperança, porque assim como atendeu ao pedido do Centurião, e nós mesmo não
    sendo merecedores podemos também ser atendidos.

    ResponderExcluir
  4. Pedir uma graça de Deus, é acreditar na misericórdia de Jesus.Pedir saúde,paz,emprego pra as pessoas que me pedem orações, é uma alegria pro meu coração! Pede prá Mãe, que o Filho atende. Mas melhor ainda é agradecer pela vida, pela paz.Melhor é agradecer pela alegria de hoje ter acordado, tranquila, e Feliz por ser Filha de Deus.E ter Maria
    Santíssima como nossa mãezinha,que me acolhe,me ouve e caminha comigo pela estrada da vida, é um grande privilégio! Obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  5. Padre Geraldo Gabriel,as pessoas me pedem para eu rezar, pedir pra Maria Santíssima um emprego,pedir saúde, pedir paz,e tantas outras coisas, prá elas. Eu converso com Nossa Senhora,coloco rosas aos seus pés,e fico feliz,quando penso que,pede prá Mãe,que o Filho atende.Mas o melhor,mesmo é agradecer a Jesus por tudo que Ele nos deu, saúde, paz e ter Nossa Senhora como nossa Mãe.O melhor mesmo é agradecer a Deus pela vida, por acordar,e ter mais um dia de vida,na luz do teu olhar, no calor do teu abraço e na paz do seu coração!

    ResponderExcluir
  6. Esses servo devia ser muito bom mesmo. Pra agradar um centurião também muito bom por interceder por ele. Até no meio da podridão humana existe o bem

    ResponderExcluir
  7. Linda reflexão, deveríamos exercitar mais está passagem em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item