Senhor, tu me olhastes nos olhos...

  O título dessa reflexão foi tirado de uma música muito conhecida entre nós. Ela fala do chamado que Jesus fez aos discípulos e também a nó...

 


O título dessa reflexão foi tirado de uma música muito conhecida entre nós. Ela fala do chamado que Jesus fez aos discípulos e também a nós. Esse chamado começa com um olhar amoroso mas, nem todos o percebem.

São Pedro é um dos santos mais amados e conhecidos. Irmão de André e natural de Betsaida Pedro era pescador assim como boa parte de sua família. Levado até Jesus, pelo irmão, Pedro não sabia que aquele encontro mudaria toda a sua vida.  “Fitando-o” Jesus disse: Tu és Simão, filho de João! Tu te chamarás Cefas, que quer dizer pedra...”

Quero chamar a atenção para essa troca de olhares. Pedro, certamente, não entendeu muita coisa com esse novo nome que lhe foi dado por Jesus. Não sei se, naquele momento, lembrou-se, de outras situações semelhantes. Abrão teve o nome mudado por “Abraão” que quer dizer, “pai de uma multidão”; Jacó teve o nome mudado para Israel, que quer dizer “forte de Deus”. Pedro, feito criança, não entendeu que a troca de nome era uma investidura...

“Fitando-o”, naquele primeiro encontro, Jesus viu, através dele, uma grande multidão que ele deveria guiar com a firmeza de uma rocha. Viu a mim e a você que, hoje, pertencemos a mesma Igreja chefiada pelo Papa Francisco, continuador do ministério de Pedro.

Naquele primeiro encontro Jesus revelou que conhecia o passado de Pedro: Tu és Pedro, filho de Jonas. Sabia também qual seria o seu futuro: Tu és pedra! Pedro mesmo só sabia que era um pescador, como tantos outros, da Galiléia que, “vendia o almoço para comprar a janta”. A gente nunca entende completamente os planos de Deus a nosso respeito.

Depois daquele encontro novos encontros aconteceram e Pedro acabou deixando suas velhas redes no barco para se tornar “pescador de homens”. É bom dizer que o seu processo de conversão foi longo e exigiu muita paciência de Jesus. Na escada da santidade a gente costuma subir um degrau de cada vez! Em alguns momentos Jesus teve que puxar a orelha de Pedro quando sua fraqueza falou mais alto que sua fé. Apesar desses puxões de orelha, Jesus nunca desistiu dele, mesmo quando o negou por três vezes. Foi na convivência com Jesus que essa rocha se fortaleceu e se solidificou para a missão.

A virada na vida de Pedro, começou com uma troca de olhares entre ele e Jesus. Você já teve essa troca de olhares com Cristo? Talvez, você nunca o tenha notado, mas ele, seguramente, já olhou com amor para você. Como você tem respondido a esse olhar?

Existe uma lenda sobre São Pedro, que faço questão de contar, antes de terminar esse texto: Dizem que Pedro, ao final de sua vida, depois de muitas perseguições aos cristãos, resolveu abandonar a Cidade de Roma. Mas, quando estava saindo, às escondidas, encontrou-se com Cristo e lhe perguntou: - O que o Senhor faz aqui? - Vim para ser crucificado, novamente, já que você foge da cruz... Naquela hora, Pedro deu meia volta e retornou à Cidade onde acabou sendo morto numa cruz, de cabeça para baixo, pois, não se considerava digno de morrer como Cristo.  

Imagem de Kurt Bouda por Pixabay

Related

Reflexões 3294777795125005927

Postar um comentário

  1. Padre, o Senhor fez uma excelente pergunta e simmm, ao longo da minha vida foram muitas trocas de olhares e como fui feliz nas vezes que consegui perceber o que Ele queria de mim.

    ResponderExcluir
  2. São Pedro nos ensina que mesmo sem estudo nenhum, bruto, podemos amando jesus ser um instrumento de evangelização. São Pedro e são Paulo rogai por nós.

    ResponderExcluir
  3. ."Senhor, Tu me olhaste nos olhos
    A sorrir, pronunciaste meu nome"... Perdoa me Senhor se eu entender o Seu olhar para mim. Eu sinto, eu confio e espero no Senhor!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item