A Ilha de Calipso

  Hoje vou comentar sobre o Evangelho de São Mateus (Mt 8, 23 – 27), mais precisamente, sobre a passagem que fala da barca, no mar, sob fort...

 


Hoje vou comentar sobre o Evangelho de São Mateus (Mt 8, 23 – 27), mais precisamente, sobre a passagem que fala da barca, no mar, sob forte tempestade. Mas, permitam-me começar com uma bela história da mitologia grega. Sou grande apreciador de mitologia e aprendo muita coisa com isso.

Quando Odisseu voltava da lendária Guerra de Tróia, após passar dez anos longe de Ítaca, sua ilha e de sua esposa Penélope, ele teve que enfrentar inúmeros desafios. O primeiro e o maior deles foi a fúria de Posseidon, o deus do mar. É preciso lembrar que estamos há milênios de nossa época, quando a compreensão dos homens, sobre a realidade, era bem diferente da nossa. O mar, por exemplo, representava um grande perigo. Se até hoje ele costuma engolir aviões e navios imaginem naquele tempo quando não havia os recursos que temos!  No embate com o mar Odisseu, também chamado Ulisses, pelos romanos, perdeu seus companheiros de tripulação, perdeu toda a carga do barco e, finalmente, perdeu o barco. Agarrado a um pedaço do mastro que lhe restou ele acabou parando numa ilha desconhecida. Era a Ilha de Calipso!

Calipso era dona de uma beleza extraordinária, como não poderia ser diferente a uma deusa. Seu palácio, onde vivia em companhia de suas servas, era cheio de encantos. Naquele local, qualquer um poderia passar milhares de anos e cada dia teria algo mais bonito para ver. Sua ilha era povoada de animais e árvores frutíferas; o clima era agradável e o alimento era digno dos deuses! Em sua estadia na ilha Odisseu foi alimentado com ambrosia e néctar!

Ao ver Odisseu, Calipso sentiu uma paixão à primeira vista. Afinal, depois de cem anos sem ver nenhum homem, também não dava para exigir muita coisa! E ela fez de tudo para manter Odisseu em seu palácio. Aliás, mesmo se ele quisesse sair não poderia fazê-lo sem um barco. Além do mais,  quem iria querer sair da companhia de uma deusa que lhe oferecia cama, comida e roupa lavada? – Odisseu! Odisseu, inteligente que era, desfrutou do que pode, mas, nunca esqueceu sua ilha, sua mulher e seu filho. Graças à intervenção de Atena, sua “padroeira” ele conseguiu sair. A pedido de Atena, Zeus enviou Hermes, o seu mensageiro, dizendo que Calipso deveria libertar o herói. Sendo assim, ela ofereceu-lhe madeira, mesmo à contragosto, para fazer um barco e sair da Ilha. De nada adiantou lhe prometer imortalidade e divindade. Nada poderia impedir a viagem do herói, de retorno ao seu lar!

Agora pretendo ligar a história ao Evangelho: Assim como Odisseu, Jesus e os discípulos também estão enfrentando os perigos do mar. Estão numa travessia! - "O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia..." (1) A nossa vida, toda  é uma grande travessia e nessa travessia encontramos  desafios e seduções. Às vezes, somos tentados em permanecer acomodados em nossas tendas. Quando a pessoa está com muito dinheiro, por exemplo,  ela pode pensar que o céu já seja  aqui e desistir da viagem. Mas, “navegar é preciso”! Isso aprendemos com Odisseu que não cedeu aos encantos de Calipso. E olhe, que ela não lhe prometeu pouca coisa! Fosse um de nós, talvez, por muito menos, teríamos desistido da travessia. Calipso não foi a única tentação enfrentada por Odisseu. Ele teve que resistir também ao canto das sereias. Mas, isso é assunto para um próximo texto (2). Hoje vou ficando por aqui. Estamos numa travessia, e apesar das tentações não podemos nunca desistir da viagem. Um dia, espero que demore, chegaremos do lado de lá...

1-      https://ggpadre.blogspot.com/2024/06/a-outra-margem.html

2-https://ggpadre.blogspot.com/2024/02/preso-ao-mastro.html

Imagem de Marcos MP por Pixabay


Related

Crônicas 8630544879384006340

Postar um comentário

  1. Maravilhosa reflexão sobre o evangelho fazendo nos atender melhor! Parabéns Padre Gabriel e que Deus nos livre das tentações!

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante nessa história é o amor que fez ele retornar para casa. Mesmo com tanto luxo, o lar é seu castelo

    ResponderExcluir
  3. É preciso passar pelas tempestades da vida. Ninguém quer sofrer, mas nas provações nos fortalecemos para atingir a outra margem!

    ResponderExcluir
  4. Nossa o amor da esposa e do filho falou mais alto como é bom estás reflexão amo Deus abençoe sempre o senhor

    ResponderExcluir
  5. Boa conexão!!!As ilusões da vida se maqueiam de prazer, beleza e falsa infinitude! Estar na Barca, desafiar a Travessia conservando valores de Eternidade nos fazem manter o olhar para a Outra Margem e perseverarmos nesta navegação ! Obrigado Pe Gabriel e que Jesus seja sempre nosso Timoneiro!!!

    ResponderExcluir
  6. Ninguém quer sofrer, mas é no sofrimento que a nossa fé é colocada a prova.

    ResponderExcluir
  7. Terminando a leitura logo me veio a mensagem do evangelho da porta larga e
    da porta estreita.
    A porta larga é tudo que facilitaria a uma vida prazerosa e de enganações, e a porta estreita uma vida comprometida com valores reais e nunca de vida mudana, afinal nosso objetivo deveria ser a gloria da vida eterna.
    Se estamos aqui apenas de passagem, deveriamos procurar ser merecedores deste fim, escolhendo a porta estreita, mas é inegável os atrativos dessa vida.
    Gosto da interligação da mensagem do evangelho com a mitologia grega, fica bem interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Muito enriquecedor a reflexão . Nos faz repensar nossa caminhada e valorizar o que de fato vale a pena . O mundo é muito sedutor e depende de nós mesmos as escolhas corretas. Parabéns 🙏

    ResponderExcluir
  9. Está travessia é difícil , encontramos tudo pela frente, desafios mesmo, encontramos perigos mas encontramos algo que nos encanta ( canto da sereia)e na nossa fraqueza e falta de fé nós preferimos nos encantar com aquilo que não é de Deus.Como escorregamos de Deus! E Ele tão misericordioso nos busca sempre e quer nos ter ao seu lado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

emo-but-icon

Siga-nos

dedede2d

Vídeos

Mais lidos

Parceiras


Facebook

item